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Exercícios sobre estrutura fundiária no Brasil (com gabarito explicado)

Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia

Estrutura fundiária é um conteúdo importante dentro da Geografia Agrária. Confira os exercícios sobre o tema a seguir, com base na BNCC, para o 9º ano:

Exercício 1

Associe os tipos de propriedades rurais (coluna 1) às características (coluna 2).

Coluna 1 Coluna 2
I. Minifúndio ( ) Propriedade que costuma combinar produção comercial voltada ao mercado regional com certa diversificação, podendo empregar mão de obra familiar e contratada.
II. Latifúndio ( ) Propriedade marcada pela grande extensão territorial, alta mecanização e produção voltada ao agronegócio, normalmente especializada em monoculturas.
III. estabelecimentos médios ( ) Propriedade de pequena dimensão, geralmente dedicada à agricultura familiar, com produção diversificada destinada sobretudo ao autoconsumo e ao mercado local.

Assinale a alternativa que apresenta a associação correta:

a) I - III - II

b) II - I - III

c) I - II - III

d) III - II - I

e) III - I - II

Gabarito explicado

Resposta correta: d) III - II - I

Explicação: Os estabelecimentos médios (III) apresentam certa diversificação da produção e do tipo de mão de obra; o latifúndio (II) geralmente tem fins de exportação e trabalha com monocultura altamente mecanizada; e o minifúndio (I) é uma pequena propriedade de agricultura familiar, com produção diversificada para subsistência ou mercados locais.

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Exercício 2

A concentração fundiária no Brasil é um dos elementos estruturais do espaço agrário. Esse processo tem raízes históricas que influenciam até hoje a forma como a terra é distribuída e utilizada no país.

Sobre esse tema, assinale a alternativa que melhor explica por que a estrutura fundiária brasileira é considerada uma herança do período colonial.

a) Porque, durante o colonialismo, a ocupação do território foi baseada em grandes propriedades concedidas a poucos indivíduos, reforçando o controle concentrado da terra e limitando o acesso amplo ao uso e posse.

b) Porque, desde o período colonial, pequenas propriedades familiares dominaram a economia agrícola, garantindo uma distribuição equilibrada da terra entre diferentes grupos sociais.

c) Porque, no período colonial, a produção agrícola era proibida em grandes propriedades, obrigando a Coroa portuguesa a incentivar a fragmentação das terras entre muitos colonos.

d) Porque a Coroa portuguesa adotou políticas que priorizavam a industrialização, reduzindo a importância da terra e incentivando a venda de pequenas glebas para imigrantes europeus.

e) Porque a estrutura fundiária colonial se organizou em torno de aldeamentos indígenas, que foram legalmente protegidos da expansão da agricultura comercial, evitando a concentração de terras.

Gabarito explicado

Resposta correta: a) Porque, durante o colonialismo, a ocupação do território foi baseada em grandes propriedades concedidas a poucos indivíduos, reforçando o controle concentrado da terra e limitando o acesso amplo ao uso e posse.

Explicação: Desde o início do processo de colonização brasileiro, o território foi dividido em grandes porções de terras (Sesmarias e Capitanias Hereditárias). Ao longo do tempo, o ciclo da cana-de-açúcar e do café consolidaram os latifúndios como o padrão fundiário brasileiro.

Exercício 3

A Lei de Terras de 1850 foi um marco importante na organização do espaço agrário brasileiro. Ela estabeleceu novas regras para o acesso à terra no país, substituindo o antigo sistema de Sesmarias.

Considerando seu conteúdo e seus efeitos, assinale a alternativa que melhor explica como essa lei contribuiu para a concentração fundiária no Brasil.

a) Ao permitir que qualquer pessoa ocupasse terras livremente, favorecendo a ampliação de pequenas propriedades e dificultando a expansão dos grandes proprietários.

b) Ao estabelecer que a terra só poderia ser obtida por meio de compra, excluindo grande parte da população pobre e limitando o acesso à propriedade a quem já possuía recursos.

c) Ao distribuir terras gratuitamente para ex-escravizados e imigrantes, criando milhares de pequenas propriedades e reduzindo a influência dos latifundiários.

d) Ao promover a divisão obrigatória dos grandes latifúndios em lotes menores, ampliando o número de proprietários e reduzindo o poder econômico das elites rurais.

e) Ao transformar todas as terras devolutas em propriedades coletivas administradas pelo Estado, impedindo a ampliação das propriedades privadas.

Gabarito explicado

Resposta correta: b) Ao estabelecer que a terra só poderia ser obtida por meio de compra, excluindo grande parte da população pobre e limitando o acesso à propriedade a quem já possuía recursos.

Explicação: A Lei de Terras permitia o acesso à terra apenas a quem pudesse pagar por ela. Deste modo, evitou que ex-escravizados, indígenas, imigrantes e populações mais pobres pudessem comprar uma propriedade agrária.

Exercício 4

A reforma agrária é um tema debatido na política brasileira, e que, comumente, gera polêmicas.

Considerando esse tema, assinale a alternativa que melhor caracteriza o principal objetivo da reforma agrária no Brasil.

a) Ampliar a produção de commodities agrícolas destinadas à exportação, fortalecendo o agronegócio nacional.

b) Dividir grandes propriedades produtivas em pequenas áreas, independentemente do interesse social ou da função da terra.

c) Substituir todas as formas de agricultura familiar por sistemas de monocultura mecanizada, buscando aumentar a produtividade agrícola.

d) Impedir a existência de movimentos sociais rurais, eliminando qualquer forma de organização coletiva no campo.

e) Reduzir a concentração fundiária, promovendo o acesso à terra para famílias sem-terra e garantindo melhores condições de vida e trabalho no campo.

Gabarito explicado

Resposta correta: e) Reduzir a concentração fundiária, promovendo o acesso à terra para famílias sem-terra e garantindo melhores condições de vida e trabalho no campo.

Explicação: A reforma agrária tem como objetivo utilizar terras sem uso para assentar famílias sem-terra e dar a elas a chance de trabalhar e produzir. Junto à reforma agrária existem outros instrumentos para que a produção seja efetivada, como a capacitação dos agricultores, acesso ao crédito rural e programas de comercialização.

Exercício 5

A demarcação de terras indígenas é um processo importante para a organização do espaço brasileiro e envolve decisões políticas, históricas e territoriais. Considerando esse tema, assinale a alternativa que melhor descreve o propósito da demarcação desses territórios.

a) Criar áreas destinadas exclusivamente à exploração de recursos naturais por grandes empresas.

b) Substituir terras indígenas por assentamentos rurais destinados a pequenos agricultores familiares.

c) Transformar territórios indígenas em zonas agrícolas voltadas para o mercado internacional.

d) Definir limites oficiais de áreas habitadas por povos indígenas, garantindo o reconhecimento legal e a proteção de seus modos de vida.

e) Estabelecer áreas temporárias que podem ser livremente utilizadas por qualquer grupo social.

Gabarito explicado

Resposta correta: d) Definir limites oficiais de áreas habitadas por povos indígenas, garantindo o reconhecimento legal e a proteção de seus modos de vida.

Explicação: A demarcação dos territórios indígenas é importante para reconhecer e validar o direito desses povos, além de proteger seus territórios e seus modos de vida.

Exercício 6

Os conflitos agrários fazem parte da dinâmica do espaço rural brasileiro e envolvem disputas por terra, uso dos recursos naturais e reconhecimento de direitos.

Considerando esse tema, assinale a alternativa que melhor caracteriza esses conflitos.

a) Disputas exclusivas entre grandes empresas agrícolas para decidir qual cultura produzir em determinada região.

b) Confrontos que ocorrem em áreas urbanas, motivados por diferenças econômicas entre moradores.

c) Tensões e disputas relacionadas ao acesso, à posse ou ao uso da terra, envolvendo diferentes grupos sociais que têm interesses distintos sobre o território.

d) Rivalidades esportivas que acontecem em zonas rurais e resultam em competições anuais apoiadas pelo governo.

e) Divergências políticas entre governos estaduais sobre a instalação de indústrias de alta tecnologia no campo.

Gabarito explicado

Resposta correta: c) Tensões e disputas relacionadas ao acesso, à posse ou ao uso da terra, envolvendo diferentes grupos sociais que têm interesses distintos sobre o território.

Explicação: Os conflitos no campo geralmente estão ligados à disputa pelo uso da terra ou pela sua posse. Diferentes atores estão envolvidos nesse processo, como pequenos e grandes proprietários, grileiros, posseiros, indígenas, quilombolas, dentre outros.

Exercício 7

A expansão da fronteira agrícola está ligada à incorporação de novas áreas ao processo produtivo, especialmente em regiões que passam a ser ocupadas por atividades do agronegócio.

Considerando esse tema, assinale a alternativa que melhor descreve um impacto associado à expansão da fronteira agrícola no Brasil.

a) Redução automática do uso de máquinas e insumos modernos, já que novas áreas exigem apenas técnicas tradicionais.

b) Diminuição da produção agropecuária nacional, pois novas áreas geralmente têm baixa fertilidade e não recebem investimentos.

c) Substituição completa da agricultura familiar por grandes empreendimentos mecanizados em todas as regiões de expansão.

d) Formação de extensas áreas urbanizadas destinadas ao setor industrial, reduzindo o espaço rural.

e) Ampliação da ocupação de áreas antes cobertas por vegetação nativa, o que pode gerar pressões ambientais e mudanças no modo de vida de populações locais.

Gabarito explicado

Resposta correta: e) Ampliação da ocupação de áreas antes cobertas por vegetação nativa, o que pode gerar pressões ambientais e mudanças no modo de vida de populações locais.

Explicação: A expansão da fronteira agrícola substitui a vegetação nativa por culturas (geralmente monoculturas), gerando desmatamento, perda da biodiversidade e modificando a vida das populações locais.

Aprenda mais: Estrutura fundiária: o que é, características e exemplos no Brasil

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Amanda Scofano
Amanda Scofano
Professora de Geografia, com Mestrado em Geografia e Meio Ambiente. Atua como professora desde 2013 e cria conteúdos educacionais online desde 2014.