Exercícios sobre Jorge Amado e suas obras (com gabarito)
Jorge Amado foi um importante escritor brasileiro. Sua obra insere-se no contexto da segunda geração modernista, sendo referência nos estudos literários até os dias atuais.
Confira a seguir os exercícios comentados sobre a vida e a obra do autor. Teste seus conhecimentos e continue estudando.
Questão 1
Jorge Amado produziu romances durante a chamada geração de 1930, que marcou uma inflexão na literatura modernista brasileira em relação à fase anterior. Jorge Amado é representante de um modernismo que trabalhou o(a)
a) valorização de formas fixas e o retorno à estética parnasiana.
b) abandono da linguagem coloquial e a aproximação com o estilo simbolista.
c) intensificação do engajamento social e da análise psicológica das personagens.
d) uso da sátira como principal forma de crítica à burguesia urbana.
e) rejeição total da tradição cultural brasileira em favor de temas universais.
A segunda geração modernista, ou geração de 1930, caracteriza-se por um amadurecimento estético e maior comprometimento com questões sociais, políticas e existenciais. Autores como Graciliano Ramos, Jorge Amado e Rachel de Queiroz evidenciam essa mudança, com maior realismo, crítica social e profundidade psicológica das personagens.
Questão 2
Leia o trecho a seguir, extraído do romance Capitães da Areia, de Jorge Amado.
Agora [Pedro Bala] comanda uma brigada de choque formada pelos Capitães da Areia. O destino deles mudou, tudo agora é diverso. Intervêm em comícios, em greves, em lutas obreiras. O destino deles é outro. A luta mudou seus destinos.
AMADO, Jorge. Capitães da Areia. São Paulo: Companhia das Letras, 2008, p. 268.
A tônica do romance de Jorge Amado, bem exemplificada no trecho, permite compreender a obra Capitães da Areia como um
a) romance do ciclo do cacau, na qual o autor enfatiza as transformações de Ilhéus em função da economia.
b) romance de costumes, no qual as personagens exploram os costumes e modos de vida de Salvador no século XX.
c) romance do ciclo do cacau, em que o autor faz uso de alegorias através da vida de crianças para tecer críticas à sociedade baiana.
d) romance proletário, em que a luta de classes é explorada a partir da trajetória de personagens como Pedro Bala.
e) romance de costumes, em que Jorge Amado explora os costumes burgueses da sociedade em Salvador.
Capitães da Areia insere-se na fase proletária de Jorge Amado, com forte influência do realismo socialista. A obra apresenta a trajetória de Pedro Bala e outros meninos de rua, que, abandonados e marginalizados, gradualmente tomam consciência social e se envolvem em movimentos de luta de classes, como greves e comícios. O trecho evidencia essa transformação, reforçando o compromisso político e social do autor.
Questão 3
No romance Terras do Sem-Fim, Jorge Amado retrata o sul da Bahia no início do século XX, período em que o cultivo do cacau transformou Ilhéus em símbolo de riqueza e disputa. A narrativa gira em torno da luta entre famílias poderosas pela posse da terra, especialmente a região de Sequeiro Grande. O autor descreve a violência dos coronéis, a presença de jagunços e o papel da ambição como motor das ações humanas.
Ao final da obra, o nascimento precoce dos frutos do cacau é descrito como resultado de um “adubo de sangue”, expressão usada por um personagem para marcar a fertilidade que nasce da violência. A partir dessa imagem, Jorge Amado constrói uma crítica social sobre o modelo agrário da época.
Com base no romance e nos conhecimentos sobre o ciclo do cacau no Brasil, a principal crítica presente na obra de Jorge Amado direciona-se à
a) incapacidade dos coronéis de desenvolver técnicas agrícolas modernas para expandir a produção de cacau.
b) dependência econômica da Bahia em relação à exportação de produtos primários, como o cacau.
c) romantização do campo como espaço de harmonia entre natureza e trabalho humano.
d) sistemática de concentração fundiária e à violência empregada para garantir o poder agrário.
e) à omissão dos trabalhadores rurais na luta pela democratização do acesso à terra.
Por se tratar de uma obra da fase engajada do autor (ciclo do cacau), a alternativa D sintetiza corretamente o eixo crítico de Terras do Sem-Fim, ao destacar a concentração de terras e a violência institucionalizada, características do ciclo do cacau retratadas na obra. A narrativa revela a brutalidade da disputa latifundiária e denuncia as estruturas de dominação rural no Brasil.
Questão 4
Leia o trecho a seguir.
Quando Amado escreve que “se o drama da conquista feudal é épico e o da conquista imperialista é apenas mesquinho, não cabe a culpa ao romancista., ao mesmo tempo em que lança luz sobre o caráter contraditório – calcado, aparentemente, em princípios moralistas – da formação sócio-política e econômica da zona cacaueira, incide luminosidade, também, sobre a posição ou a participação do escritor, como alguém que está pensando e refletindo sobre esse processo social em desenvolvimento.
FERREIRA, Paulo João. Jorge Amado: do romance proletário ao romance histórico. Uma discussão sobre mediações da forma estética e conteúdo sócio-histórico
Com base no trecho e na crítica literária, pode-se afirmar que a obra de Jorge Amado, nesse período:
a) transforma os conflitos sociais em metáforas universais, distanciando-os de seus contextos históricos específicos.
b) adota uma postura de denúncia, alinhada ao realismo social e à crítica das injustiças.
c) emprega elementos épicos para mitificar a realidade da zona cacaueira, neutralizando sua dimensão crítica.
d) representa as transformações sociais a partir de um ponto de vista contemplativo e estético, evitando julgamentos.
e) enfatiza o determinismo cultural e religioso como explicação principal para os conflitos na região cacaueira.
A alternativa B é correta porque representa com precisão a postura de Jorge Amado em sua fase engajada, na qual o autor adota uma literatura de denúncia que expõe as contradições sociais, econômicas e políticas do ciclo do cacau, especialmente as disputas violentas e a exploração latifundiária no sul da Bahia.
As demais alternativas, embora apresentem conceitos plausíveis, não refletem o compromisso crítico e histórico do autor, pois ele não mitifica ou universaliza os conflitos, tampouco se limita a uma visão meramente estética ou determinista cultural, mas sim busca refletir e intervir na realidade social através da narrativa.
Questão 5
Leia o trecho a seguir.
Só Gabriela parecia não sentir a caminhada, seus pés como que deslizando pela picada muitas vezes aberta na hora a golpes de facão, na mata virgem. Como se não existissem as pedras, os tocos, os cipós emaranhados. A poeira dos caminhos da caatinga a cobrira tão por completo que era impossível distinguir seus traços. Nos cabelos já não penetrava o pedaço de pente, tanto pó se acumulara. Parecia uma demente perdida nos caminhos. Mas Clemente sabia como ela era deveras e o sabia em cada partícula de seu ser, na ponta dos dedos e na pele do peito. Quando os dois grupos se encontraram, no começo da viagem, a cor do rosto de Gabriela e de suas pernas era ainda visível e os cabelos rolavam sobre o cangote, espalhando perfume. Ainda agora, através da sujeira a envolvê-la, ele a enxergava como a vira no primeiro dia, encostada numa árvore, o corpo esguio, o rosto sorridente, mordendo uma goiaba.
AMADO, Jorge. Gabriela, cravo e canela.
Com base no trecho e no contexto da obra de Jorge Amado, é correto afirmar que a personagem Gabriela representa:
a) a mulher que incorpora a moral tradicional nordestina, adaptando-se aos valores conservadores da época.
b) a mulher que, embora inicialmente passiva, assume papel central no espaço doméstico e social da comunidade.
c) a mulher rural que ascende socialmente a partir das relações familiares e do casamento estratégico.
d) a mulher emancipada, cuja sensualidade natural e espontânea desafia as normas rígidas do patriarcado.
e) a mulher símbolo da fertilidade e da continuidade das tradições culturais nordestinas.
Gabriela é apresentada como uma figura de liberdade e naturalidade, cuja sensualidade não está submetida às regras sociais tradicionais, revelando uma forma de emancipação que desafia os valores patriarcais e conservadores da sociedade nordestina da época. A história de Gabriela se insere nos romances de costumes de Jorge Amado, que retratavam de forma crítica e humorada a sociedade da época.
Questão 6
A obra de Jorge Amado é por vezes dividida em três fases, outras vezes, em duas, essas divisões adotadas pela crítica comumente refletem diferentes preocupações temáticas e estilos literários.
Considerando a divisão em duas fases, assinale a alternativa que indica corretamente as duas fases da obra de Jorge Amado e seus respectivos enfoques:
a) fase proletária, marcada por uma narrativa lírica e subjetiva; e fase modernista, com foco em experimentações formais e urbanas.
b) fase regionalista, centrada em mitos e lendas do interior; e fase socialista, que retrata conflitos de classes no ambiente urbano.
c) fase engajada, com romances de denúncia e crítica social; e fase regionalista, que celebra a cultura da Bahia com um olhar mais antropológico e humorado.
d) fase fantástica, marcada por elementos mágicos e surrealistas; e fase realista, com foco na descrição fria da realidade.
e) fase romântica, com histórias de amor idealizadas; e fase pós-moderna, com fragmentação narrativa e múltiplos pontos de vista.
A alternativa C é correta porque reflete com precisão as duas fases principais da obra de Jorge Amado. Na fase engajada, predominante nas décadas de 1930 e 1940, o autor escreve romances de denúncia social e política, criticando a exploração, as injustiças e os conflitos de classes, como em Capitães da Areia e Terras do Sem-Fim.
Já na fase regionalista, a partir da década de 1940, Amado passa a valorizar a cultura popular baiana, retratando com riqueza de detalhes o cotidiano, as tradições, o folclore e a diversidade humana da Bahia, como em Gabriela, Cravo e Canela e Dona Flor e Seus Dois Maridos. Essa segunda fase tem um tom mais antropológico e celebra a identidade cultural da região, ainda que sem deixar de abordar questões sociais.
As outras alternativas não correspondem ao percurso literário e temático real do autor.
Pratique mais com exercícios sobre a segunda geração modernista.
Para exercícios sobre outros autores:
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LUIS, Rodrigo. Exercícios sobre Jorge Amado e suas obras (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-jorge-amado-e-suas-obras-com-gabarito/. Acesso em: