Exercícios sobre o feminismo no Brasil (com respostas explicadas)
Teste seus conhecimentos sobre o femininismo no Brasil. Confira as respostas, tire as suas dúvidas e aprenda mais com as explicações que constam no gabarito.
Questão 1
"O processo de urbanização, acompanhado do surgimento de camadas médias e operárias, criou um caldo de cultura para o aparecimento de novas formas de organização da sociedade. O movimento das mulheres parece ser um exemplo importante: não se tratava apenas de um grupo que lutava diante das instâncias do Estado, ou que simplesmente buscava deputados para propor projetos de seu interesse (...), mas que pretendia formar uma opinião pública a seu favor."
(PINTO, Céli Regina Jardim. Uma História do feminismo no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003. pp. 17-18)
O texto destaca características do movimento feminista brasileiro relacionadas às transformações sociais do século XX. A partir dessa análise, é possível afirmar que o movimento das mulheres no Brasil se caracterizou por:
a) Restringir-se exclusivamente à atuação parlamentar através de representantes eleitos.
b) Concentrar seus esforços apenas na pressão direta sobre órgãos governamentais.
c) Buscar a construção de uma base social de apoio através da conscientização popular.
d) Limitar-se aos grupos de elite, sem conexão com as camadas médias urbanas.
e) Focar unicamente na conquista de direitos trabalhistas para mulheres operárias.
a) Incorreta. O texto afirma justamente o contrário, isto é, "não se tratava apenas de um grupo que lutava diante das instâncias do Estado, ou que simplesmente buscava deputados para propor projetos".
b) Incorreta. O excerto revela que o movimento tinha objetivos mais amplos do que a formação de opinião pública.
c) Correta. Segundo o texto-base, o movimento "pretendia formar uma opinião pública a seu favor", indicando uma estratégia de conscientização e mobilização social mais ampla.
d) Incorreta. O texto menciona que o movimento surgiu com a urbanização e o "surgimento de camadas médias e operárias", indicando sua conexão com diferentes grupos sociais.
e) Incorreta. Embora o excerto mencione as camadas operárias, ele não afirma que o foco era exclusivamente nos direitos trabalhistas, mas sim numa atuação mais ampla de formação de opinião pública.
Questão 2
“Decálogo da Esposa
III - Espera teu esposo com teu lar sempre em ordem e o semblante risonho; mas não te aflijas excessivamente se alguma vez ele não reparar nisso.
IV - Não lhe peças o supérfluo para o teu lar, pede-lhe sim, caso possas, uma casa alegre e um pouco de espaço tranquilo para as crianças.
(...)
X - Se teu esposo se afastar de ti, espera-o. Se tardar em voltar, espera-o. Porque tu não és somente a sua esposa; És ainda a honra do seu nome. E quando um dia ele voltar, há de abençoar-te".
(Adaptado de: MALUF, M; MOTT, M. L; Recônditos do mundo feminino. In: SEVCENKO, N (org.) História da Vida Privada no Brasil. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. v. 3, p.371-372,395-396)
O documento apresentado reflete padrões comportamentais e valores sociais de uma determinada época da história brasileira. A análise desse "Decálogo da Esposa" permite identificar que o modelo de feminilidade defendido se baseava na:
a) Valorização da independência econômica e autonomia pessoal das mulheres.
b) Defesa da igualdade de direitos e deveres entre homens e mulheres no casamento.
c) Promoção da participação feminina ativa na vida política e nos espaços públicos.
d) Construção de uma identidade feminina centrada na submissão e na dedicação ao lar.
e) Incentivo à educação formal e à profissionalização das mulheres casadas.
a) Incorreta. O documento demonstra exatamente o oposto, estabelecendo a dependência feminina em relação ao marido e limitando suas expectativas materiais e pessoais.
b) Incorreta. Os preceitos apresentados estabelecem uma clara hierarquia conjugal, onde a esposa deve servir e aguardar, sem reciprocidade de deveres por parte do marido.
c) Incorreta. O decálogo confina a mulher ao ambiente doméstico, sem qualquer menção à sua participação em atividades externas ao lar.
d) Correta. Todo o documento estrutura-se em torno da obediência, paciência e dedicação incondicional da esposa, definindo seu papel social através da subordinação ao cônjuge.
e) Incorreta. Não há qualquer referência à educação ou desenvolvimento profissional feminino, mantendo-se o foco exclusivo nas funções domésticas e conjugais.
Questão 3
"Deve-se ressaltar particularmente o semanário Opinião, que abriu um espaço importante para os temas “mulher” e “feminismo". Entre 1973 e 1975, encontram-se em suas páginas cartas e testemunhos de leitoras defendendo uma tendência feminista que preconizava o individualismo das mulheres e a luta contra a opressão masculina em uma sociedade definida como "patriarcal". O feminismo aparece como mais um movimento de emancipação social, tendo como função principal a luta contra todas as barreiras que impediam às mulheres o acesso ao trabalho socialmente produtivo e à participação na mudança social."
(GOLDBERG-SALINAS, Anette. Feminismo contemporâneo no Brasil: Estratégias das mulheres nos movimentos e interesse dos homens no poder. Sociedade e Estado, [S. l.], v. 12, n. 02, p. 357–380, 2022.)
O texto aborda o feminismo brasileiro durante o período da Ditadura Militar (1964-1985). Considerando o contexto histórico e as características do movimento descritas, é possível afirmar que o feminismo desse período se caracterizou por:
a) Articular a emancipação feminina com processos de transformação social mais amplos.
b) Restringir-se às demandas por direitos eleitorais.
c) Concentrar-se na crítica aos valores morais progressistas da sociedade.
d) Limitar sua atuação aos grupos de elite intelectual urbana.
e) Focar na conquista de direitos laborais específicos.
a) Correta. O feminismo dos anos 1970 não lutava apenas por direitos individuais, mas fazia parte de um movimento mais amplo por transformação social, combatendo o patriarcado e buscando maior participação das mulheres na sociedade.
b) Incorreta. O movimento abrangia questões além dos direitos eleitorais, incluindo acesso ao trabalho e participação social, conforme evidenciado pelas múltiplas barreiras mencionadas no texto.
c) Incorreta. A crítica direcionava-se aos valores conservadores e patriarcais, não aos progressistas.
d) Incorreta. A diversidade de "cartas e testemunhos de leitoras" no semanário sugere um movimento com participação e interesse social mais amplo, não restrito apenas às elites intelectuais.
e) Incorreta. Embora incluísse o acesso ao trabalho produtivo, o movimento tinha objetivos mais abrangentes, visando a participação feminina na transformação social como um todo.
Questão 4
"Muitas vezes o discurso científico encontrou explicações para justificar a inferioridade das mulheres e subjugá-las. Para as mulheres, ficava difícil contestar essas teorias estando fora dos lugares aonde elas eram produzidas. (...) Com o surgimento do movimento feminista, muitas práticas científicas foram revistas e produziram-se novas análises. Novos olhares foram lançados e novos objetos encontrados. Ciências como, por exemplo, a primatologia e a biologia, sofreram verdadeiras revoluções com a participação das mulheres, e isso não se deu porque as mulheres são mais capazes do que os homens; elas simplesmente tiveram espaço para participar e introduziram novas idéias, práticas e necessidades."
(SOUSA, Lia Gomes Pinto [et.al]. Bertha Lutz - uma trajetória feminista e científica. IN ANAIS DO SIMPÓSIO NACIONAL DE HISTÓRIA – ANPUH – XXIII - Londrina, 2005. Disponível em: https://anpuh.org.br/uploads/anais-simposios/pdf/2019-01/1548206369_b81e706db3d8ffd6ae4b8306c0e2d8b4.pdf. Acesso em: 26/05/2025)
O texto analisa a relação entre a participação feminina e as transformações no conhecimento científico. Com base na análise apresentada, é possível concluir que a inserção das mulheres no campo científico promoveu:
a) A confirmação das teorias tradicionais sobre diferenças biológicas entre gêneros.
b) A substituição completa dos métodos científicos anteriormente utilizados.
c) A predominância feminina nas áreas de ciências exatas e tecnológicas.
d) A eliminação total dos preconceitos de gênero no ambiente acadêmico.
e) O desenvolvimento de novas perspectivas e abordagens metodológicas na pesquisa.
a) Incorreta. O texto-base indica justamente o contrário: a participação feminina questionou e revisou teorias que justificavam a inferioridade das mulheres, não as confirmou.
b) Incorreta. Não houve uma substituição completa, mas sim uma revisão e ampliação das práticas científicas existentes, incorporando novas perspectivas.
c) Incorreta. O texto não menciona predominância feminina em áreas específicas, mas sim a importância da participação e do espaço concedido às mulheres.
d) Incorreta. Embora tenha havido avanços, o excerto não sugere que todos os preconceitos foram eliminados, mas que práticas científicas foram revistas e transformadas.
e) Correta. A entrada das mulheres na ciência proporcionou "novos olhares", "novos objetos" de pesquisa e "novas ideias, práticas e necessidades", transformando o desenvolvimento do conhecimento científico.
Questão 5
"A presença de militantes do movimento feminista durante os trabalhos constituintes e a capacidade que tiveram de fazer pressão, vencer resistências e fazer que fossem incorporadas suas demandas no texto da Carta Constitucional apontam para um fenômeno que não pode ser desprezado. (...) Atuar politicamente por meio de pressão organizada, capaz inclusive de ser propositiva, foi uma das marcas do movimento feminista brasileiro da década de 1980. O caso da Constituinte é particularmente interessante, pois não se tratava de forma alguma de um Congresso Constituinte feminista (...). Todavia foram muitas as vitórias do movimento."
(PINTO, Céli Regina Jardim. Uma História do feminismo no Brasil. São Paulo: Fundação Perseu Abramo, 2003. pp. p. 76)
O texto destaca a atuação do movimento feminista brasileiro durante o processo de elaboração da Constituição de 1988. A análise da participação feminista na Assembleia Nacional Constituinte revela que:
a) O movimento feminista conseguiu eleger uma maioria de representantes para garantir suas propostas.
b) A mobilização política das mulheres foi determinante para incluir direitos no texto constitucional.
c) As demandas feministas foram incorporadas devido ao caráter progressista natural da Constituinte.
d) O sucesso feminista decorreu principalmente do apoio irrestrito dos partidos políticos como o PFL e o PDS.
e) As conquistas constitucionais resultaram da ausência de oposição às pautas femininas.
a) Incorreta. Pelo contrário, o perfil dos deputados constituintes não condizia com uma maioria de representantes ligados ao feminismo.
b) Correta. A capacidade de "fazer pressão organizada" e "ser propositiva" foi fundamental para que as demandas feministas fossem incorporadas ao texto constitucional, mesmo sem maioria parlamentar.
c) Incorreta. O texto menciona que as militantes tiveram que "vencer resistências", demonstrando que não houve aceitação natural das demandas feministas.
d) Incorreta. Os partidos citados estavam tradicionalmente ligados às parcelas mais conservadoras e patriarcais da sociedade, sem afinidades ideológicas com o movimento feminista da época.
e) Incorreta. No excerto, a autora menciona que as militantes tiveram que "vencer resistências", o que contradiz a ideia de ausência de oposição.
Questão 6
"Lélia Gonzalez é figura primordial para se compreender não apenas esse momento do Movimento de Mulheres Negras, mas por antever as discussões que atualmente ressoam por meio do debate que caracterizamos como interseccional, principalmente na tríade gênero-raça-classe. Ao mesmo tempo em que transitava pelos movimentos negro e feminista, Gonzalez criticava a ambos, frisando que os feminismos deveriam dar atenção às múltiplas formas de opressão que recaem sobre as mulheres. A filósofa, historiadora e antropóloga ressaltava a importância da autonomia das organizações de mulheres populares, negras e indígenas, ao acreditar que “ninguém era melhor do que essas mulheres para vocalizar seus próprios interesses e suas formas de simbolizar o mundo social”."
(RODRIGUES, Cristiano. FREITAS, Viviane. Ativismo Feminista Negro no Brasil: do movimento de mulheres negras ao feminismo interseccional. IN Revista Brasileira de Ciência Política, nº 34. e238917, 2021, p.6)
O texto apresenta a contribuição de Lélia Gonzalez para o pensamento feminista brasileiro. A análise de sua atuação revela que sua principal inovação teórica consistiu em:
a) Estabelecer a supremacia das questões raciais sobre as demandas de gênero no movimento feminista.
b) Desenvolver uma abordagem que considera simultaneamente diferentes formas de opressão social.
c) Propor a unificação dos movimentos negro e feminista sob uma única liderança centralizada.
d) Defender a assimilação das organizações de mulheres negras pelos movimentos feministas tradicionais.
e) Criticar a preponderância das discussões de gênero dentro do movimento negro tradicional.
a) Incorreta. Lélia Gonzalez não estabelecia hierarquias entre opressões, mas defendia a análise simultânea de diferentes dimensões.
b) Correta. Sua contribuição pioneira foi desenvolver o que hoje conhecemos como perspectiva interseccional, analisando como gênero, raça e classe se articulam na experiência das mulheres negras.
c) Incorreta. Ao contrário, Lélia Gonzalez defendia a "autonomia das organizações de mulheres populares, negras e indígenas", não uma liderança centralizada.
d) Incorreta. Gonzalez defendia justamente a autonomia organizativa das mulheres negras, não sua assimilação por movimentos já estabelecidos.
e) Incorreta. Lélia Gonzalez criticava o movimento negro por negligenciar as questões de gênero, não por dar preponderância a elas.
Teste seus conhecimentos também com Exercícios de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado).
PEREIRA, Lucas. Exercícios sobre o feminismo no Brasil (com respostas explicadas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-o-feminismo-no-brasil-com-respostas-explicadas/. Acesso em: