Exercícios de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado)
Pratique os seus conhecimentos com questões sobre os assuntos que costumam ser vistos durante o 3º ano do Ensino Médio, segundo as diretrizes da BNCC. Todas as questões têm gabarito explicado.
Questão 1
O período da Primeira República (1889-1930) no Brasil é marcado pelo controle da política pelas oligarquias agrárias. Uma das manifestações mais conhecidas desse poder era o chamado voto de cabresto, caracterizado:
A) Pela alternância de políticos paulistas e mineiros na presidência da República.
B) Pela garantia do voto secreto e universal, a fim de garantir o direito da ampla participação dos cidadãos brasileiros no processo eleitoral.
C) Pela restrição do direito ao voto, somente possibilitado aos habitantes das cidades da zona rural, garantindo o domínio das oligarquias agrárias.
D) Pelo controle das eleições locais pelos coronéis que, devido ao fato do voto não ser secreto, obrigavam a população a votar nos candidatos por eles apoiados.
Resposta correta: Alternativa D
Voto de cabresto é o nome dado à prática de controle do resultado das eleições locais dentro do chamado coronelismo. Os coronéis eram grandes proprietários de terras que exerciam opressão sobre os trabalhadores rurais, que dependiam de sua proteção ou da troca de favores (clientelismo). Como o voto não era secreto, a população local se via obrigada a votar nos candidatos indicados pelos coronéis.
Questão 2
A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) foi um conflito de grandes proporções envolvendo as grandes potências europeias à época. Entre seus antecedentes estava a chamada Paz Armada, que foi:
A) Um período marcado pela ascensão das ideologias de caráter pacifista entre os governos das principais potências na Europa.
B) Relacionada à criação da bomba atômica por cientistas dos Estados Unidos e Alemanha.
C) Um período de corrida armamentista das potências europeias que precedeu a Primeira Guerra Mundial.
D) Marcada pelo fornecimento de armas às populações africanas, no contexto da contestação imperialista.
Resposta correta: alternativa C
Paz Armada é o nome dado ao período de corrida armamentista que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
Com o fim da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), as potências europeias passaram a investir no aumento de seus arsenais e exércitos, preparando-se para um possível confronto diante das disputas imperialistas. Apesar de ser um período de relativa paz entre esses países, o crescimento do armamento tornava iminente a deflagração de uma guerra.
Questão 3
Sobre a Revolução Russa (1917) não é correto o que se afirma em:
A) Lenin defendia os lemas “Paz, pão e terra” e “Todo poder aos sovietes”.
B) Antes da Revolução, a Rússia se destacava por muitos avanços nas áreas social, econômica e política.
C) A forma de governo na Rússia antes da revolução era o Czarismo, sendo Nicolau II o último czar.
D) Com o crescimento do movimento operário, as ideias socialistas surgidas na Europa no século XIX se espalham pelo mundo, chegando também à Rússia.
Resposta correta: alternativa B
Antes da Revolução de 1917, a Rússia era vista como um império atrasado nos aspectos social, econômico e político. Era uma sociedade predominantemente rural (com regime de servidão até o século XIX) e pouco industrializada, com camponeses e operários vivendo em situação de miséria.
Na política, o sistema de governo era o czarismo, uma forma de absolutismo no qual o czar (imperador) concentrava o poder. Uma mesma dinastia (Romanov) comandava o império desde o início do século XVII. Uma monarquia do tipo constitucionalista só foi implantada na Rússia em 1907, já durante a crise que tiraria o Czar Nicolau II do trono.
Questão 4
New Deal foi um plano de recuperação econômica desenvolvido nos Estados Unidos após a Crise de 1929. Dentre suas medidas estavam:
A) A criação de um sistema de seguridade social, que garantia o pagamento de auxílios, como pensão para idosos e assistência a famílias de baixa renda.
B) A imediata cobrança dos empréstimos tomados por fazendeiros e empresas endividadas, a fim de recuperar os cofres públicos.
C) A redução das obras públicas, minimizando os gastos do governo com empreendimentos de infraestrutura.
D) A garantia da variação dos preços de produtos agrícolas e industriais de acordo com as regras de oferta e procura do livre mercado.
Resposta correta: alternativa A
Durante o governo de Franklin Roosevelt (1933-1945), foram implantadas nos EUA um conjunto de ações de combate à crise iniciada em 1929 que ficaram conhecidas como New Deal (“novo acordo”).
Inspiradas nas ideias do economista John M. Keynes (keynesianismo), tais medidas eram contrárias aos princípios do liberalismo e visavam a intervenção do Estado na economia.
Dentre as principais medidas do New Deal estavam: controle de preços de produtos agrícolas e industriais pelo governo; empréstimos a fazendeiros e empresas endividadas; realização de obras públicas para garantir emprego a milhões de pessoas; criação de um sistema de seguro social que garantia pagamento de auxílios, como pensão para idosos, auxílio-desemprego e assistência a famílias de baixa renda.
Questão 5
Em setembro de 1935 foram introduzidas na Alemanha Nazista três leis que estabeleceram oficialmente a perseguição antissemita. Dentre várias restrições, ficaram proibidos os casamentos e relações sexuais entre judeus e alemães e foram determinadas punições de prisão e trabalho forçado a quem descumprisse a legislação. Em novembro do mesmo ano, as leis foram expandidas para incluir ciganos e negros. Esse conjunto de leis é conhecido como:
A) Leis de Weimar
B) Leis de Nuremberg
C) Leis de Confirmação Racial
D) Leis do Holocausto
Resposta correta: alternativa B
Leis de Nuremberg foram um conjunto de leis antissemitas criadas em 1935 durante ao governo nazista da Alemanha. Era composta pela Lei de Proteção do Sangue e da Honra Alemã, Lei de Cidadania do Reich e Lei da Bandeira do Reich.
Estas leis oficializaram e ampliaram a perseguição aos judeus e outras minorias durante o Terceiro Reich, pavimentando o caminho para o Holocausto.
Questão 6
Durante o governo de Getúlio Vargas (1930-1945; 1951-1954), um conjunto de medidas foram implantadas visando atender aos interesses da classe trabalhadora urbana, seja para controlar, seja para conseguir o apoio deste grupo social. Dentre as mudanças, podemos destacar: a criação do salário mínimo; a regulamentação do trabalho feminino; a Lei da Sindicalização (sindicatos controlados pelo Estado); a criação da Carteira Profissional; o direito a férias e descanso semanal remunerado. Essas medidas ficaram conhecidas como:
A) Queremismo
B) Populismo
C) Varguismo
D) Trabalhismo
Resposta correta: alternativa D
Dá-se o nome de Trabalhismo à política adotada durante a Era Vargas de aproximação entre a figura de Getúlio Vargas e a classe trabalhadora. Foram adotadas diversas políticas sociais em relação aos trabalhadores, como a criação do Ministério do Trabalho e a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Em paralelo, o Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP) atuava na promoção da imagem de Vargas como “pai dos pobres” e protetor da classe trabalhadora.
Questão 7
Foram fatores que provocaram a Segunda Guerra Mundial (1939-1945) exceto o que se afirma em:
A) O expansionismo dos Estados Unidos, que buscou ampliar sua zona de influência sobre os domínios coloniais europeus na Ásia e África.
B) A ascensão de regimes totalitários (nazismo e fascismo) no período entreguerras.
C) O revanchismo alemão, motivado pela derrota do país na Primeira Guerra Mundial e suas consequências.
D) A política de apaziguamento, com as grandes potências preferindo manter a paz por meio da diplomacia ou da não-interferência no período entreguerras.
Resposta correta: alternativa A
São considerados os principais fatores que provocaram a Segunda Guerra Mundial: a ascensão de regimes totalitários (nazismo e fascismo), o revanchismo alemão e a política de apaziguamento. Após as perdas da Primeira Guerra Mundial e a Crise de 1929, nazistas e fascistas chegaram ao poder com um discurso expansionista e militarista, prometendo reerguer a glória de suas nações.
Já o revanchismo alemão refere-se à reação ao Tratado de Versalhes, que responsabilizou a Alemanha pela Primeira Guerra Mundial, impondo punições consideradas humilhantes pelos alemães e provocando ressentimento. Por fim, a política de apaziguamento foi a postura adotada pelas grandes potências à época a fim de evitar a repetição de um conflito armado de grandes proporções, preferindo manter a paz por meio da diplomacia, isolamento ou não-interferência.
Questão 8
A Guerra Fria foi um conflito político, ideológico, econômico e militar indireto entre Estados Unidos e União Soviética que se inicia após a Segunda Guerra Mundial (1945) e se estende até o fim da URSS (1991). Durante este período, alianças militares foram criadas para auxiliar as nações de seu respectivo bloco, capitalista ou socialista. Os nomes dessas alianças militares são:
A) Plano Marshall e Plano Cohen
B) União Europeia e Comecon
C) OTAN e Pacto de Varsóvia
D) Doutrina Truman e Cortina de Ferro
Resposta correta: alternativa C
Apesar de não entrarem em confronto direto, EUA e URSS se envolveram em diversas guerras pelo mundo durante o período da Guerra Fria, visando a manutenção de seus blocos de influência. Neste sentido, foram criadas alianças militares. Do lado capitalista, a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) foi criada em 1949. Em resposta, a URSS estabeleceu em 1955 o Pacto de Varsóvia, criando assim a aliança militar do bloco socialista.
Questão 9
Sobre o Apartheid, que vigorou na África do Sul entre 1948 e 1990, é correto afirmar que:
A) Foi uma política de segregação que afetava apenas a participação política dos negros sul-africanos, restando garantidos os direitos à habitação, emprego e educação.
B) Foi uma política racial sul-africana que contou com amplo apoio internacional até seu término, na década de 1990.
C) Foi uma política de segregação racial que excluía negros de uma série de direitos fundamentais, mesmo sendo estes a maioria na população.
D) Foi uma política de integração social baseada no conceito de raça, visando favorecer as diversas etnias presentes no país.
Resposta correta: alternativa C
O Apartheid foi um regime de segregação racial que vigorou na África do Sul de 1948 a 1990, excluindo a população negra de uma série de direitos fundamentais, mesmo sendo estes a maioria da população.
Um conjunto de leis discriminatórias atingiam a habitação, o emprego, a educação e os serviços públicos. Os negros não podiam ser proprietários de terras, não tinham direito de participação na política e eram obrigados a viver em bairros (guetos) separados dos brancos.
O Congresso Nacional Africano (CNA), liderado por Nelson Mandela, lutava contra este regime, recorrendo inclusive à luta armada. A partir da década de 1970, a comunidade internacional e a Organização das Nações Unidas (ONU) passaram a fazer pressão pelo fim da segregação racial na África do Sul, impondo sanções econômicas e diplomáticas ao país.
Questão 10
A Ditadura Civil-Militar durou 21 anos no Brasil (1964-1985). Esse período ficou marcado pela censura e diversas violações dos direitos humanos. Nesse contexto, o DOI-CODI:
A) Foi a instituição responsável pela avaliação e censura dos programas de televisão a partir de 1964.
B) Eram centros de documentação que arquivaram as investigações produzidas sobre os opositores do regime.
C) Foi a instituição criada após a Lei de Anistia para auxiliar no processo de investigação das violações aos direitos humanos cometidas durante o regime.
D) Eram órgãos de repressão política, utilizados como centros de aprisionamento e tortura contra os opositores do regime.
Resposta correta: alternativa D
Também chamado de sistema DOI-CODI, o Departamento de Operações Internas (DOI) e o Centro de Operação da Defesa Interna (CODI) foram órgãos de repressão criados em 1970 durante o governo do General Emílio Médici. Eram utilizados como centros de aprisionamento e tortura e estavam localizados nas principais cidades do Brasil.
Continue praticando com mais exercícios:
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CASTRO, Ligia. Exercícios de História para 3º ano do Ensino Médio (com gabarito explicado). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-de-historia-para-3-ano-do-ensino-medio/. Acesso em: