Exercícios sobre o gênero lírico (com questões explicadas)
Confira exercícios sobre gênero lírico que ajudam a reconhecer as principais características desse gênero, como o uso de figuras de linguagem, a presença do eu lírico e o tom emocional.
Ideal para quem deseja aprofundar seus estudos em Literatura de forma prática e contextualizada.
Questão 1
No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho
tinha uma pedra
no meio do caminho tinha uma pedra. (“No meio do caminho”, de Carlos Drummond de Andrade)
Ao repetir intensamente a imagem da pedra, o eu lírico:
a) descreve um objeto real com precisão científica.
b) transmite um sentimento de frustração ou obstáculo.
c) propõe uma crítica à natureza inanimada das coisas.
d) desenvolve uma narrativa com estrutura linear.
e) expressa uma metáfora sobre o tempo histórico.
Alternativa certa: b) transmite um sentimento de frustração ou obstáculo.
A imagem da pedra é simbólica. A sua repetição enfatiza um obstáculo emocional ou existencial, revelando um sentimento subjetivo de frustração A ênfase no sentimentalismo é uma das principais características do gênero lírico.
Questão 2
“Tenho várias caras. Uma delas é quase bonita, outra é quase feia. Sou um o quê? Um quase tudo.” (Clarice Lispector)
O fragmento acima pode ser associado ao gênero lírico pois:
a) descreve um personagem fictício.
b) constrói um enredo com começo, meio e fim.
c) apresenta uma tese com argumentos.
d) revela introspecção e subjetividade do eu.
e) expõe dados científicos sobre identidade.
Alternativa certa: d) revela introspecção e subjetividade do eu.
O texto expressa um sentimento íntimo do eu lírico que, ainda que em prosa, preserva características do gênero lírico, tais como a própria subjetividade e a ênfase na sentimentalidade.
Questão 3
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
Pai, afasta de mim esse cálice
de vinho tinto de sangue
Como beber dessa bebida amarga
Tragar a dor, engolir a labuta
Mesmo calada a boca, resta o peito
Silêncio na cidade não se escuta
De que me vale ser filho da santa
Melhor seria ser filho da outra
Outra realidade menos morta
Tanta mentira, tanta força bruta (...)
(Trecho da canção “Cálice”, de Chico Buarque)
O texto acima pertence ao gênero lírico porque:
a) apresenta linguagem informativa e descritiva.
b) narra uma história com personagens fixos.
c) utiliza a linguagem poética para expressar sentimentos.
d) mostra dados objetivos sobre religião.
e) possui estrutura lógica com argumentação.
Alternativa certa: c) utiliza a linguagem poética para expressar sentimentos.
A canção é uma crítica à ditadura. A palavra cálice tem, na verdade, a intenção de expressar a forma verbal cale-se.
Apesar da presença da crítica, este é um exemplo de gênero lírico, uma canção que expressa um sentimento intenso de dor e súplica, marcada pela presença da métrica dos versos e da repetição.
Questão 4
De repente do riso fez-se o pranto
Silencioso e branco como a bruma
E das bocas unidas fez-se a espuma
E das mãos espalmadas fez-se o espanto. (“Soneto de separação”, de Vinicius de Moraes)
O texto caracteriza-se como gênero lírico por:
a) relatar objetivamente uma separação amorosa.
b) apresentar fatos históricos sobre relações humanas.
c) demonstrar a emoção da perda amorosa de forma subjetiva.
d) narrar um conflito entre personagens fictícios.
e) buscar a persuasão do interlocutor.
Alternativa certa: c) demonstrar a emoção da perda amorosa de forma subjetiva.
O poema expressa dor emocional, com forte presença da subjetividade, ênfase no sentimentalismo e rimas (pranto, espanto - bruma, espuma). Essas são características que marcam o gênero lírico.
Questão 5
“Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem.” (Mario Quintana)
Apesar de ser em prosa, a frase de Mário Quintana revela traços do gênero lírico porque:
a) descreve fatos escolares com exatidão.
b) expressa um sentimento crítico e pessoal.
c) relata um caso de educação pública.
d) define com rigor científico a alfabetização.
e) utiliza linguagem técnica e neutra.
Alternativa certa: b) expressa um sentimento crítico e pessoal.
Mesmo em prosa, a frase carrega um tom subjetivo e reflexivo, expressando uma visão pessoal. Esses aspectos caracterizam o gênero lírico.
Questão 6
“Tenho em mim todos os sonhos do mundo.” (Álvaro de Campos)
Essa afirmação expressa uma característica do gênero lírico, pois:
a) apresenta uma metáfora revelando subjetividade do eu lírico.
b) descreve um sonho coletivo com dados históricos.
c) propõe uma ação social baseada em utopias.
d) apresenta argumento racional sobre o desejo.
e) desenvolve narrativa em primeira pessoa.
Alternativa certa: a) apresenta uma metáfora revelando subjetividade do eu lírico.
A frase é marcada por uma metáfora de forte carga simbólica, afinal “ter todos os sonhos do mundo” não significa literalmente abrigar todos os desejos existentes, mas sim expressar um sentimento subjetivo de amplitude emocional.
Esse tipo de construção é característico do gênero lírico, uma vez que o eu lírico revela suas emoções por meio de figuras de linguagem. A metáfora intensifica o tom introspectivo do texto, tornando-o mais expressivo.
Questão 7
“Tenho uma alegria enorme. Minha tristeza é tão grande que me alegra.”
A antítese alegria - tristeza revela que o eu lírico:
a) está confuso sobre sua identidade.
b) não reconhece seus sentimentos.
c) expressa a complexidade de seu estado emocional.
d) quer esconder sua dor do leitor.
e) apresenta uma denúncia social implícita.
Alternativa certa: c) expressa a complexidade de seu estado emocional.
O uso da antítese revela a complexidade e profundidade dos sentimentos humanos, frequentemente contraditórios e difíceis de racionalizar.
Essa abordagem sensível e introspectiva é típica do gênero lírico, que valoriza a subjetividade e intensidade emocional do eu lírico.
Veja também: Exercícios sobre gêneros literários (com gabarito comentado)
FERNANDES, Márcia. Exercícios sobre o gênero lírico (com questões explicadas). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-o-genero-lirico-com-questoes-explicadas/. Acesso em: