Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Gênero Lírico: o que é, características e exemplos

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

O gênero lírico é um dos principais gêneros literários e se manifesta, principalmente, por meio da poesia. Ele se caracteriza pelo lirismo, ou seja, pela expressão de sentimentos, emoções e subjetividades. Temas como o amor, a natureza e reflexões íntimas são recorrentes.

Além do gênero lírico, também existem o gênero dramático e o gênero épico. A palavra lírico vem do latim lyricu, que por sua vez deriva do grego lyrikós, fazendo referência à lira — instrumento musical usado para acompanhar poesias cantadas na Antiguidade.

Poetas líricos da Antiguidade, como Safo de Lesbos e Píndaro, já usavam esse gênero para expressar emoções pessoais e reflexões íntimas. Com o passar dos séculos, o lirismo continuou a evoluir, sendo incorporado por autores medievais, renascentistas, românticos, modernistas e contemporâneos.

Características do gênero lírico

  • Predominância de poemas;
  • Forte presença da subjetividade;
  • Ênfase na sentimentalidade, emotividade e afetividade;
  • Uso de métrica e rimas (com regularidade ou não);
  • Presença de musicalidade.

Predominância de poemas

O gênero lírico se manifesta principalmente por meio da forma poética. Isso significa que a maioria dos textos líricos é estruturada em versos e estrofes, ao contrário da prosa contínua dos gêneros narrativos.

Forte presença da subjetividade

Isso quer dizer que o texto reflete as emoções, pensamentos e percepções íntimas do eu lírico, ou seja, da voz poética criada pelo autor. Diferente dos gêneros que focam em fatos, ações ou personagens externos, o lírico foca no mundo interior. Ele revela sentimentos profundos, dilemas existenciais, contemplações e vivências pessoais.

Ênfase na sentimentalidade, emotividade e afetividade

Há uma valorização dos sentimentos humanos em suas mais diversas formas. A sentimentalidade aparece tanto nas paixões intensas quanto nas angústias silenciosas; a emotividade se expressa por meio de imagens fortes, metáforas e exageros (hipérboles) que ampliam o impacto emocional do texto.

A afetividade está presente na forma como o eu lírico se relaciona com os outros, com o mundo e consigo mesmo. O poema lírico busca provocar empatia e reconhecimento no leitor, tocando suas próprias experiências emocionais.

Uso de métrica e rimas (com regularidade ou não)

Métrica consiste na contagem silábica dos versos, e as rimas, que são repetições sonoras no final dos versos, estão presentes em muitos textos líricos.

Esses elementos ajudam a criar ritmo, musicalidade e harmonia no poema, reforçando a beleza estética da linguagem.

Presença de musicalidade

A musicalidade no gênero lírico vai além das rimas e da métrica, está também no ritmo interno dos versos, nas aliterações (repetições de sons consonantais), assonâncias (sons vocálicos), repetições, pausas e sonoridade geral do texto.

Em muitos casos, a sonoridade dos versos é tão importante quanto o conteúdo, criando uma experiência estética completa para o leitor ou ouvinte.

Exemplos de textos do gênero lírico

  • Poema: texto literário composto de versos que podem conter rimas ou não.
  • Soneto: o termo sonetto, do italiano, significa "pequeno som". Ele é formado por 14 versos (4 estrofes), donde 2 são quartetos (estrofe formada por 4 versos) e 2 são tercetos (estrofe formada por três versos),
  • Haicai: originários no Japão, os haicais são poemas breves compostos de três versos (17 sílabas) e geralmente apresentam temática referente à natureza.
  • Ode: poema de exaltação sobre algo, geralmente de personagens. Do grego, o termo ode significa “canto”.
  • Hino: semelhante à ode, o hino é um poema de exaltação e glorificação, no entanto, a temática envolve divindades e a pátria.
  • Sátira: poema que ridiculariza diversos temas, seja no âmbito social, político, econômico, etc.
  • Elegia: são poemas tristes que tem como temática a morte, o amor não correspondido, dentre outros. Do grego, a palavra elegia significa “canto triste”.
  • Écloga: poema pastoril que retrata a vida bucólica (do campo), sendo composto, muitas vezes, por diálogos.
  • Idílio: Semelhante à écloga, o idílio é um poema pastoril, no entanto, destituído de diálogos.

Eu Lírico

O eu lírico, também chamado de sujeito lírico ou eu poético, difere do autor do texto (pessoa real). O eu lírico é uma entidade fictícia, uma criação do poeta, que faz o papel de narrador ou enunciador do poema. Em outros termos, o eu lírico representa a voz que se manifesta nos poemas.

Entenda mais sobre o que é o Eu Lírico.

Gêneros Literários

Os gêneros literários representam as categorias dos textos literários, os quais são classificados segundo a forma e o conteúdo que expõem.

São características literárias exploradas desde a Antiguidade e, segundo o filósofo grego Aristóteles, os gêneros literários são classificados em:

Atualmente o gênero épico é chamado também de gênero narrativo.

Para saber mais sobre textos do gênero lírico:

Para exercícios:

Exercícios sobre o gênero lírico (com questões explicadas)

Exercícios sobre gêneros literários (com gabarito comentado)

Referências Bibliográficas

SOARES, Angelina. Gêneros literários. 7. ed. São Paulo: Ática, 2007.

Márcia Fernandes
Revisão por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).
Daniela Diana
Edição por Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.