Gênero Lírico

Daniela Diana

O Gênero Lírico é um dos três gêneros literários, ao lado do gênero dramático e épico. Do latim, o termo “lyricu” faz referência a “lira”, instrumento utilizado para acompanhar as poesias cantadas.

No tocante à forma, o gênero lírico é basicamente composto por poesia (texto em verso), em detrimento dos outros gêneros que são encontrados mais na prosa.

Já no conteúdo, o gênero lírico utiliza do lirismo para desenvolver temas mais subjetivos relacionados ao amor e a natureza.

Principais Características

  • Poesia (escrita em versos)
  • Subjetividade
  • Sentimentalidade, emotividade e afetividade
  • Metrificação e rima
  • Musicalidade

Saiba mais sobre o tema:

Eu Lírico

O eu lírico (também chamado de "sujeito lírico" ou "eu poético"), diferente do autor do texto (pessoa real) é uma entidade fictícia (pode ser feminino ou masculino), uma criação do poeta, que faz o papel de narrador ou enunciador do poema. Em outros termos, o eu lírico representa a "voz da poesia".

Para entender melhor esse conceito, basta lembrar das cantigas de amigos trovadorescas, escritos pelos trovadores, em que o eu-lírico é feminino, cuja voz feminina aparece como a pessoa que escreve o texto. Assim, não devemos confundir a voz do autor (sujeito autobiográfico) com a voz do poema (sujeito poético).

No caso do gênero lírico, o eu lírico expressa suas emoções e impressões por meio de seu mundo interior e por isso, geralmente aparece escrito com verbos e pronomes na primeira pessoa.

Gêneros Literários

Os gêneros literários representam as categorias dos textos literários os quais são classificados segundo a forma e o conteúdo que expõem.

São características literárias exploradas desde a Antiguidade e, segundo o filósofo grego Aristóteles, os gêneros literários são classificados em:

Observação: Atualmente o gênero épico é chamado também de gênero narrativo.

Exemplos de Textos Líricos

  • Soneto: o termo ‘sonetto’, do italiano, significa ‘pequeno som’. Ele é formado por 14 versos (4 estrofes), donde 2 são quartetos (estrofe formada por 4 versos) e 2 são tercetos (estrofe formada por três versos),
  • Haicai: originários no Japão, os haicais são poemas breves compostos de três versos (17 sílabas) e geralmente apresentam temática referente à natureza.
  • Ode: poema de exaltação sobre algo, geralmente de personagens. Do grego, o termo “ode” significa “canto”.
  • Hino: semelhante a ode, o hino é um poema de exaltação e glorificação, no entanto, a temática envolve divindades e a pátria.
  • Sátira: poesia que ridiculariza diversos temas seja no âmbito, social, político, econômico, etc.
  • Elegia: são poemas tristes que tem como temática a morte, o amor não correspondido, dentre outros. Do grego, a palavra “elegia” significa “canto triste”.
  • Écloga: poesia pastoril que retrata a vida bucólica (do campo), sendo composta, muitas vezes, por diálogos.
  • Idílio: Semelhante a écloga, o idílio é uma poesia pastoril, no entanto, destituído de diálogos.
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.