Gêneros Literários

Daniela Diana

Os gêneros literários são categorias dos textos literários, classificados de acordo com a forma e o conteúdo.

Dessa maneira, englobam o conjunto de características formais e temáticas das manifestações literárias. Do latim, o termo “gênero” (“genus” e “eris”) significa origem e nascimento.

Mas o que é Literatura?

A literatura é a arte das palavras, aquela que por meio das figuras de linguagens exprime sensações, emoções, desejos.

Assim, ela engloba diversos textos sendo os gêneros literários classificados em: Lírico, Épico (Narrativo) e Dramático.

Por sua vez, os gêneros textuais são classificados em: Narrativo, Descritivo, Dissertativo, Expositivo e Injuntivo.

Classificação dos Gêneros Literários

A classificação dos gêneros literários foi proposta, na antiguidade clássica, pelo filósofo grego Aristóteles (384 a.C.-322 a.C.), as quais foram divididas em:

  • Gênero Lírico: “palavra cantada”.
  • Gênero Épico: “palavra narrada”.
  • Gênero Dramático: “palavra representada”.

Gênero Lírico

O Gênero lírico apresenta textos em versos por meio de uma linguagem poética, de caráter sentimental com predominância da subjetividade do eu-lírico (primeira pessoa).

Do latim, o nome lírico, surgiu de “lira”, instrumento utilizado para acompanhar as poesias cantadas. Importante notar que o "eu-lírico" é distinto do autor, ou seja, o eu-lírico pode ser masculino ou feminino, independente de sua autoria. Alguns exemplos de textos líricos são:

Gênero Épico

O gênero épico representa a mais antiga das manifestações literárias e abarca as narrativas histórico-literárias de grandes acontecimentos, com presença de temas terrenos, mitológicos e lendários.

Note que o termo “épico” vem da palavra “epopeia”, que do grego (“épos”) simboliza a narrativa em versos de fatos grandiosos centrados na figura de um herói ou de um povo.

Os elementos essenciais das narrativas épicas são: narrador (quem narra a história), enredo (sucessão dos acontecimentos), personagens (principais e secundárias), tempo (época dos fatos) e espaço (local dos episódios).

Atualmente, os estudiosos referem-se a esse gênero como “narrativo” em detrimento do termo “épico”. Alguns exemplos de textos épicos são:

Gênero Dramático

O gênero dramático envolve a literatura teatral em prosa ou em verso, aquela para ser apresentada e encenada. Do grego, a palavra “drama” significa “ação”.

Por esse motivo, o diálogo é um recurso muito utilizado, de forma que a tríade essencial dos textos literários dramáticos são: o autor, o texto e o público. Assim, algumas modalidades dos textos dramáticos são:

  • Tragédia
  • Comédia
  • Tragicomédia
  • Farsa
  • Elegia

Saiba mais sobre a origem e as categorias desse gênero:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.