10 exercícios sobre poluição do ar com gabarito e comentários

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

A poluição do ar é um processo de degradação da atmosfera, quase sempre causada pela atividade humana. Acontece em decorrência da entrada de substâncias que não participam diretamente do ambiente ou encontram-se em pouquíssimas concentrações.

Teste seus conhecimentos sobre poluição atmosférica com os 10 exercícios a seguir.

1) Das opções abaixo, marque aquela que contenha os três países que mais liberam CO2 na atmosfera e suas respectivas porcentagens.

A) China (~28%), EUA (~15%) e Índia (~7%)

B) Índia (~50%), Alemanha (~15%) e Brasil (~10%)

C) China (~50%), Japão (~15%) e Irã (~22%)

D) Coreia do Sul (~10%), Canadá (~2%) e Rússia (~5%)

E) Japão (~3%), Arábia Saudita (2%) e Irã (3%)

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra A.

A China ultrapassou os EUA no índice de emissão de CO2 na atmosfera. Estima-se que a porcentagem seja de, aproximadamente, 28%. Seguido de EUA com 15% e a Índia, com seus 7%.

2) Qual é o principal agente poluente produzido em queima de combustível fóssil?

A) Óxidos de nitrogênio (NOx)

B) Dióxido de carbono (CO2)

C) Dióxido de enxofre (SO2)

D) Partículas finas (PM2.5 e PM10)

E) Hidrocarbonetos (HC)

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra B.

Apesar de outros poluentes, tais como: dióxido de enxofre, óxido de nitrogênio, também serem emitidos na queima de combustíveis fósseis, o Dióxido de carbono é o principal. Produzido em grandes quantidades, devido a composição química do material.

3) Como os óxidos de nitrogênio (NOx) afetam a qualidade do ar?

A) Não afetam a qualidade do ar

B) Contribuem para formação da chuva ácida e podem efeitos negativos na saúde respiratória

C) Constituem o smog e afetam negativamente a saúde respiratória

D) Contribuem para formação do smog e podem ter efeitos negativos na saúde respiratória

E) Contribuem para a diminuição do efeito estufa

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra D.

Os óxidos contribuem para a formação do smog. O smog é o fenômeno visível da poluição da atmosfera como, por exemplo, fumaça densa sendo liberadas na queima de combustível fóssil.

4) A atmosfera possui uma camada protetora (O3) que filtra radiações nocivas originárias do Sol. Como se forma e o que ela é exatamente?

A) Através da liberação do oxigênio da fotossíntese / camada de Ozônio;

B) Através das reações entre CO2 e NOx / o gás Ozônio

C) Através de reações entre SO2 e CO2 / o gás Ozônio

D) Através do oxigênio atmosférico / troposfera

E) Através de reações entre HC e NOx / o gás Ozônio

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra E.

O gás Ozônio (O3) presente na camada de Ozônio é formado através das reações químicas que acontecem entre Hidrocarbonetos e Óxidos de nitrogênio.

5) Marque a opção que contenham as principais fontes de poluição da atmosfera.

A) Queima de combustíveis fósseis e emissões de gases por indústrias

B) Incêndios florestais e poeiras / folígens produzidas nas queimas

C) Poluição do solo e da água

D) Emissões de gases por veículos e queima de lixo

E) Lixo radioativo e poluição do solo

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra D.

Apesar da queima de combustíveis fósseis ser um enorme agente poluidor da atmosfera, a proporção de veículos e lixo produzido no planeta superam esse último. Portanto, atualmente, o que mais produz resíduos na atmosfera é a emissão de gases por veículos e queima de lixo.

6) O fênomeno de chuva ácida é apontado um vilão prejudicial à saúde coletiva humana e ecológica. Entra as possíveis causas, estão: surgimento de doenças pulmonares, empobrecimento, erosão, alteração do pH do solo, alteração da biota aquática dulcícola, etc.

Como ocorre o fenômeno de formação de chuva ácida?

A) Pela liberação dos óxidos de enxofre e dos óxidos de nitrogênio na atmosfera, que reagem instantaneamente com a água, produzindo ácido sulfúrico e ácido nítrico

B) Pela liberação de CO2 na atmosfera, que reage instantaneamente com a água, produzindo carbonatos

C) Devida a prolongada exposição da água ao Sol

D) O excesso de agrotóxico nos lençois freáticos

E) Sais dissolvidos nas águas oceânicas

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra A.

A formação de ácidos ocorre com o aumento da concentração de óxidos de enxofre e de nitrogênio na atmosfera. Ao entrar em contato com a água no estado gasoso, ocorrem reações químicas e, dessa forma, a formação de ácidos.

7) Quais das opções abaixo melhor indicam as ocorrências que se dariam com a continuação da poluição da atmosfera?

A) Aumento da biodiversidade e alcalinização dos oceanos

B) Redução da biodiversidade e acidificação dos oceanos

C) Aumento da biodiversidade e aumento da acidez dos oceanos

D) Redução da biodiversidade e diminuição da acidez dos oceanos

E) Alteração na biodiversidade (mutações) e aumento do pH dos oceanos

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra B.

Com a continuação da poluição atmosférica, a biodiversidade poderá ser grandemente impactada, pois toda a dinâmica da vida pode mudar. Em decorrência dos gases liberados, as chuvas ácidas se formarão se liberadas nos corpos dʼágua existentes, levando-os à acidificação.

8) Nas regiões rurais os principais contribuintes para a poluição do ar são:

A) Queima de combustíveis fósseis

B) Indústrias de lã

C) Emissão de gases por veículos

D) Agricultura e criação de gado

E) Chuva ácida

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra D.

Em zona rural, a agricultura e a criação de gados corroboram em larga escala com a emissão de gases poluentes na atmosfera. Por esse motivo, é a principal forma de poluição em zonas ruralinas.

9) Com o aumento exponecial da emissão de gases poluentes na atmosfera um fenômeno natural e positivo pode ser potencializado. A potencialização desse fenômeno pode gerar:

A) A queda brusca de temperatura no mundo

B) O aumento brusco de temperatura na faixa tropical

C) Efeito estufa

D) Aquecimento global

E) Glaciação

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra D.

O fenômeno natural que é potencializado é o efeito estufa. Com o excesso de gases de efeito estufa na atmosfera, aos poucos, a temperatura sobe gradativamente, produzindo, a longo prazo, o aquecimento global.

10) O que são os Clorobromocarbonetos (CFCs)? Quais são seus principais impactos negativas?

A) Compostos naturalmente produzidos pela vida na Terra / Nenhum

B) Compostos sintéticos produzidos na indústria química e liberados em corpos dʼágua / Poluição dos corpos dʼágua

C) Compostos químicos amplamente usados em refrigeração e propelentes em aerossóis / Redução brusca da camada de ozônio

D) Compostos químicos produzidos como metabólitos de organismos bentônicos / Gera buracos na camada de ozônio

E) Composto produzidos por queima de combustíveis fósseis / produz um aumento da camada de ozônio

Gabarito explicado

Resposta correta: Letra C.

Os CFCs eram amplamente utilizado, pois é estável e não inflamável. Ele auxilia a manter a pressurização em aerossóis e a expelir o produto quando o botão é pressionado. O mesmo ocorrre com sistemas de refrigeração. Os CFCs evaporam para remover o calor do ambiente, quando isso ocorre, são novamente comprimidos e continua o ciclo.

Apesar de útil, gera um enorme prejuízo à camada de ozônio, diminuíndo-a drasticamente.


Saiba mais:

Referências Bibliográficas

UZUNIAN, A.; BIRNER, E. Biologia: volume único. 3a ed. São Paulo: Harbra, 2008.

Rubens Castilho
Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.