Exercícios sobre sistema de numeração decimal com respostas

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Pratique exercícios sobre o sistema de numeração decimal, utilizado para realizar cálculos e representar quantidades.

Este é o sistema de numeração mais utilizado em nosso dia a dia. Seus algarismos são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Com seu sistema posicional de ordens, podemos escrever qualquer número.

Confira suas respostas com o gabarito e aproveite para tirar dúvidas com as resoluções explicadas passo a passo.

Exercício 1

O sistema de numeração decimal é posicional, o que significa que o mesmo algarismo representa quantidades diferentes, dependendo de sua posição no número.

Com base no número 65 872, quantas dezenas estão representadas pelo algarismo 5?

Resposta: 500 dezenas.

O algarismo 5 está na quarta ordem, das unidades de milhar. No número 65 872 ele é o primeiro da classe dos milhares, representando 5 000 unidades, ou, cinco unidades de milhar.

Para determinar quantas dezenas equivale, basta dividir por 10.

5 espaço 000 dividido por 10 espaço igual a 500

Exercício 2

Com os algarismos 7, 9, 0, 5 e 3, sem repeti-los e sem utilizar o zero na posição da maior ordem, escreva o maior e o menor número possível.

Menor: 30 579
Maior: 97 530

O número possui cinco ordens, sendo a maior a das dezenas de milhar. Para escrever o menor número sem que o zero esteja na quinta ordem, devemos utilizar o próximo menor, no caso, o 3. Após, seguir em ordem crescente.

30 579 (Trinta mil quinhentos e setenta e nove)

Para escrever o maior, fazemos o contrário, começamos com o maior algarismo e seguimos de forma decrescente.

97 530 (Noventa e sete mil quinhentos e trinta)

Exercício 3

Em alguns documentos como recibos ou cheques, é comum que além do número escrito com algarismos, se escreva também por extenso. Considere o seguinte recibo de compra e venda:

Recibo de compra e venda de imóvel

Vendedor: João Fernandes
Compradora: Lúcia de Castro

Este recibo serve como comprovante de venda do imóvel. O vendedor declara que o imóvel está livre de ônus e encargos, e o comprador assume toda a responsabilidade pelo mesmo a partir desta data.

Valor da venda: R$356 765,00 _________________________________________________________________

Escreva por extenso como você faria para preencher o recibo.

Resposta: Trezentos e cinquenta e seis mil setecentos e sessenta e cinco reais.

Exercício 4

Decomponha os números na forma de uma soma, representando cada algarismo com seu valor em unidades.

a) 8 654 234
b) 516 325 974

a) 8 000 000 + 600 000 + 50 000 + 4 000 + 200 + 30 + 4

b) 500 000 000 + 10 000 000 + 6 000 000 + 300 000 + 20 000 + 5 000 + 900 + 70 + 4

Exercício 5

Escreva o valor posicional do algarismo 7, em cada caso.

a) 756 000
b) 9 654 327
c) 50 071
d) 57 501 000

a) Sete centenas de milhar.
b) Sete unidades simples.
c) Sete dezenas simples.
d) Sete unidades de milhão.

Exercício 6

Leia com atenção o seguinte texto:

O projeto de expansão da empresa prevê um investimento de cerca de 2,5 bilhões de reais nos próximos anos. A previsão é que este investimento traga um aumento de pelo menos 500 milhões de reais na receita anual da empresa. Com este crescimento, espera-se que a empresa ultrapasse a marca de 4,67 bilhões de reais em faturamento até o final da década.

Utilize algarismos para representar os números citados no texto, com indicação monetária.

2,5 bilhões de reais = R$ 2 500 000 000,00

500 milhões de reais = R$ 500 000 000,00

4,67 bilhões de reais = R$ 4 670 000 000,00

Exercício 7

Escreva utilizando algarismos o número formado pelas seguintes indicações, depois, o escreva por extenso.

Oito unidades de bilhão, cinco dezenas de milhão, nove centenas de milhar, uma unidade de milhar, sete dezenas e três unidades.

Resposta:

8 050 901 073: oito bilhões cinquenta milhões novecentos e um mil e setenta e três.

Exercício 8

(Enem 2022) Ao escutar à notícia de que um filme recém-lançado arrecadou, no primeiro mês de lançamento, R$ 1,35 bilhão em bilheteria, um estudante escreveu corretamente o número que representa essa quantia, com todos os seus algarismos.

O número escrito pelo estudante foi

a) 135 000,00

b) 1 350 000,00

c) 13 500 000,00

d) 135 000 000,00

e) 1 350 000 000,00

Gabarito explicado

O algarismo 1 antes da vírgula representa a parte inteira, no caso, 1 bilhão. Preenchendo as demais classes e ordens, temos:

1 350 000 000,00

Exercício 9

(IDHTEC - 2016) O nosso sistema de numeração decimal é assim chamado, pois:

a) É formado por números com vírgula.

b) Não permite fugas para outros sistemas.

c) Possui apenas 9 algarismos para a formação dos números.

d) Possui 10 algarismos para a formação dos números e cada posição tem um significado.

e) Possui todas as frações possíveis.

Gabarito explicado

Os símbolos utilizados, chamados algarismos, são: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 e 9. Dependendo da posição em que ocupa, possui determinado valor. Estas posições são chamadas ordens.

Exercício 10

(Exército - Colégio Militar - 2015) Os símbolosimagem associada à questão. representam três dos dez algarismos utilizados no sistema de numeração decimal. Observe a seguir a adição de cinco números naturais.

imagem associada à questão.

Sabendo que símbolos iguais representam algarismos iguais e, considerando a situação anterior, qual o valor da adição ilustrada a seguir?

imagem associada à questão.

a) 95

b) 109

c) 545

d) 901

e) 4 505

Gabarito explicado

Devemos analisar: qual número que somado cinco vezes é igual a 545? Isto equivale a determinar o número que multiplicado por cinco é igual a 545.

Para determinar o número fazemos a operação de divisão.

545 espaço dividido por espaço 5 igual a 109

Desta forma, identificamos que:

Sorriso = 1

estrela = 0

coração = 9

Na segunda indicação, o número multiplicado por cinco é, nesta ordem, formado por:

coração, estrela, sorriso = 901

Portanto,

901 espaço sinal de multiplicação espaço 5 igual a 4 espaço 505

Para aprender mais, veja:

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.