Fagocitose

Lana Magalhães

A fagocitose é um tipo de endocitose que consiste no englobamento de partículas sólidas pela célula.

Para realizar a fagocitose, as células emitem projeções citoplasmáticas, os pseudópodes, que envolvem e englobam as partículas.

O processo de fagocitose é realizado por células que podem se movimentar como as amebas, macrófagos e neutrófilos.

No caso das amebas, a fagocitose está relacionada com a alimentação. Os macrófagos e neutrófilos fagocitam vírus, bactérias e corpos estranhos, atuando na defesa do organismo.

Desse modo, a fagocitose é um importante processo relacionado a proteção do organismo contra agentes patogênicos.

Processo de fagocitose

O processo de fagocitose compreende duas fases principais, o englobamento da partícula e a digestão intracelular.

A fagocitose inicia com a formação dos pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. A proteína actina contribui com a formação dos pseudópodes, conferindo a sustentação mecânica para a fluida membrana plasmática.

Quando a partícula é englobada, forma-se uma vesícula que se desprende e penetra no interior da célula. Assim, passa a circular no citoplasma e recebe o nome de fagossomo, que significa “corpo ingerido”.

No interior da célula, o fagossomo une-se com os lisossomos, onde entra em contato com as enzimas digestivas. Nesse momento, forma-se o fagolisossomo, iniciando a digestão intracelular.

As substâncias não aproveitadas são eliminadas por exocitose.

Processo de fagocitose

O processo de fagocitose

Leia sobre os Lisossomos.

Endocitose

A palavra endocitose significa "dentro da célula" e refere-se ao processo de entrada de substâncias na célula.

Existem dois tipos de endocitose: a fagocitose e a pinocitose.

Como vimos, a fagocitose refere-se ao englobamento de partículas sólidas, a partir da formação dos pseudópodes.

A pinocitose é o englobamento de líquidos e pequenas partículas.

Outra diferença é que na pinocitose não se formam pseudópodes. Para englobar as partículas, a membrana plasmática sofre invaginações, aprofundando-se em direção ao seu citoplasma e formando um canal que se estrangula nas bordas.

Quando a membrana se fecha em si, forma uma vesícula, o pinossomos, que em seu interior contém a partícula englobada. Ao entrar na célula, o pinossomos funde-se ao lisossomos para realizar a digestão intracelular.

Saiba mais sobre Endocitose e Exocitose.

A endocitose é considerada um transporte ativo em bloco, no qual as células transferem grande quantidade de substâncias para dentro ou para fora do meio intracelular. Nesse tipo de transporte há gasto de energia.

Saiba mais sobre Transporte Ativo.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.