Amebas

Lana Magalhães

As amebas são protozoários unicelulares.

Pertencem ao grupo dos rizópodes, também chamados de sarcodinas.

Tipos de Amebas

As amebas podem ser de vida livre, comensais ou parasitas.

A maioria é de vida livre e podem ser encontradas em água doce e salgada.

As comensais podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, como a Entamoeba gengivalis, que vive na boca e a Entamoeba coli, que habita o intestino grosso.

Entre as parasitas, destaca-se a Entamoeba histolytica, encontrada nos intestinos de humanos e que ocasiona a Amebíase.

Estrutura das Amebas

A única célula que constitui uma ameba é flexível e sem estruturas de sustentação. Apresentam formas e tamanhos que variam de 10 µm a 60 µm.

O citoplasma é dividido em ectoplasma externo, mais rígido e endoplasma interno, mais fluido. Possuem um vacúolo contrátil ou pulsátil que controla o volume de água dentro da célula. O núcleo é central.

A ameba pode ser nua ou envolvida por um tipo de carapaça, chamada de tecameba. Esse envoltório é secretado pelo próprio citoplasma da ameba.

Os movimentos e a alimentação são garantidos pelos pseudópodes. A presença dos pseudópodes é uma das características principais das amebas.

Ameba, as projeções referem-se aos pseudópodes
Ameba e os pseudópodes que auxiliam na movimentação e alimentação

Alimentação e Reprodução

As amebas são seres heterotróficos e alimentam-se de bactérias, algas e outros protozoários.

Para a alimentação, as amebas utilizam os pseudópodes que envolvem o alimento e o cercam em um vacúolo alimentar para a digestão. Esse processo é conhecido por fagocitose.

Saiba mais sobre a Fagocitose.

Quanto à reprodução, as amebas são assexuadas e realizam bipartição. Neste processo, a célula se divide, por mitose, e dá origem a duas células-filhas, geneticamente iguais à célula-mãe.

Doenças causadas por Amebas

A principal doença causada por amebas é a Amebíase.

A amebíase é uma alteração nas funções dos intestinos. Cerca de 10% da população mundial é afetada por essa doença. No Brasil, a maior incidência ocorre na região amazônica.

Saiba mais sobre os sintomas, transmissão, tratamento e prevenção da Amebíase.

Algumas amebas de vida livre podem causar doenças ao homem. As amebas de vida livre são encontradas no solo, poeira, ar, soluções de lentes de contato, rios, piscinas e lagos. Neste caso, estão a encefalite amebiana granulomatosa (inflamação do cérebro) e a ceratite amebiana (infecção crônica da córnea).

Saiba mais sobre outras Doenças causadas por protozoários.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.