Gênero textual atestado (estrutura e modelos)

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora de Língua Portuguesa e Literatura

Atestado é um tipo de redação técnica, motivo pelo qual assume características muito particulares e que diferem da redação literária. Trata-se de um documento em que é utilizada a linguagem formal, bem como a informação é objetiva e concisa.

Bastante parecido com a declaração, o atestado serve como meio de provar alguma situação, por isso, deve ser assinado e datado. O atestado costuma ser feito por alguém que tem conhecimento técnico ou autoridade para isso, como um médico.

Já a declaração pode ser feita por qualquer pessoa que esteja disposta a afirmar algo como verdade diante de outros. Por exemplo, uma pessoa pode declarar que não tem renda para se inscrever em um programa social, assumindo a responsabilidade pela verdade dessa informação.

Quanto a sua forma, o atestado pode ser mais ou menos rebuscado mediante a sua finalidade.

São exemplos:

  • Atestado de antecedentes criminais
  • Atestado de bons antecedentes
  • Atestado de óbito
  • Atestado médico
  • Atestado de capacidade técnica
  • Atestado de pobreza

Estrutura do atestado

Em termos documentais, o atestado deve ser impresso em papel timbrado ou deve ser carimbado pela empresa responsável pela sua emissão.

  • Título: Atestado;
  • Identificação a pessoa que solicitou o atestado: nome e número de identidade. Dependendo do caso, convém acrescentar estado civil, nacionalidade, profissão, número de CPF e residência;
  • Descrição da prova: indicação do que a pessoa precisa provar com o documento;
  • Local e data;
  • Assinatura da pessoa responsável pela emissão do atestado (emitente).

Modelos de atestado

Atestado médico

Atesto que (nome da pessoa que solicitou o atestado) esteve em consulta nesta clínica no período compreendido entre ____ e ____ horas e que não se encontra em condições para trabalhar por motivos de (descrição do problema de saúde), devendo permanecer em repouso durante 3 dias.

(Local e data)
___________________________________
Assinatura do emitente

Atestado de bons antecedentes

Atesto para os devidos fins que (nome da pessoa que solicitou o atestado, estado civil, nacionalidade, profissão), portador do (número de identidade) e do CPF (número de CPF), residente em (endereço completo) é pessoa idônea, desconhecendo qualquer fato que desabone a sua conduta.

(Local e data)
___________________________________
Assinatura do emitente

Leia também:

Referências Bibliográficas

TRAVAGLIA, Luiz Carlos . A caracterização de Categorias de Texto: Tipos, Gêneros e espécies. São Paulo: Alfa, 2007.

Márcia Fernandes
Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).