História do voleibol no Brasil

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Professor de Educação Física

O voleibol chegou no Brasil no ano de 1915. Não se sabe ao certo quem trouxe o esporte ao país, mas foi nesse ano que aconteceu a primeira partida de vôlei na cidade de Recife, Pernambuco.

A partir disso, o esporte foi crescendo e adquirindo adeptos e praticantes em todo o Brasil.

Note que, depois do futebol, atualmente o vôlei é o esporte mais popular do Brasil.

Como foi o início do voleibol no Brasil?

No início, o voleibol, por ser pouco violento, era considerado uma modalidade mais voltada para as mulheres. Com o passar do tempo, ele foi sendo difundido também entre os homens.

Primeiramente, o voleibol teve início no Nordeste, no Colégio Marista de Recife, em 1915. Nos anos seguintes, por meio da Associação Cristã de Moços da cidade São Paulo, ele começou a se espalhar por outros estados.

No entanto, foi somente em 1923, que o voleibol começou a ganhar força no Brasil.Isso ocorreu porque naquele ano foi organizado o primeiro campeonato de voleibol no Rio de Janeiro, sendo o Fluminense o primeiro clube brasileiro profissional criado.

Atualmente, além da modalidade de quadra, o voleibol também é jogado na praia (vôlei de praia).

A fundação da Confederação Brasileira de Voleibol (CBV)

Em 1954, foi fundada a Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), sendo, ainda, a entidade responsável pelo esporte no país.

Após sua criação, muitas escolas de vôlei foram sendo criadas no país, o que promoveu a difusão do esporte.

O primeiro presidente da CBV foi o ex-jogador Denis Rupet Hathaway, que ocupou o cargo durante dois anos (1955 a 1957).

Graças ao trabalho desenvolvido pela CBV, atualmente o Brasil é um dos melhores países do mundo no voleibol.

O desenvolvimento do vôlei no Brasil

O voleibol somente começa a se fortalecer no país na década de 70. No final dessa década, mais precisamente em 1977, o Brasil sediou o 1º Mundial Juvenil nas categorias masculina e feminina. A seleção brasileira obteve como resultado o terceiro e quarto lugares, respectivamente.

O início das vitórias do Brasil no voleibol

Em 1951 o voleibol masculino teve seu primeiro grande destaque no Campeonato sul-americano. No entanto, foi na década de 80 que a seleção masculina, denominada na altura de "Geração de Prata", começou a se consolidar no cenário mundial.

Essa geração conquistou uma vitória nos Jogos Pan-americanos de 1983. No ano seguinte, eles conquistaram a primeira medalha olímpica de prata nos Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 1984.

A primeira medalha de Ouro nos Jogos Olímpicos

O tão almejado ouro foi conquistado na década de 90. Em 1992, a seleção masculina venceu a final contra os Países Baixos nos Jogos Olímpicos de Barcelona, conquistando a primeira medalha de ouro.

Voleibol masculino olimpíadas de Barcelona, 1992
A vitória da seleção masculina de voleibol em Barcelona, 1992. Foto: Aníbal Philot/Agência O Globo

A partir daí, o esporte ganhou notoriedade nacional e começou a receber grandes investimentos, desenvolvendo excelentes atletas. Isso, consequentemente, resultou nas conquistas posteriores.

Para saber como o vôlei foi criado, leia: História do voleibol.

As seleções de vôlei no Brasil

Atualmente, as seleções brasileiras feminina e masculina de voleibol são consideradas uma das melhores do mundo.

Na categoria masculina, a seleção é tricampeã mundial (1992, em Barcelona; 2004, em Atenas; e 2016, no Rio de Janeiro) e já ganhou 6 medalhas olímpicas (3 de ouro e 3 de prata).

Já na categoria feminina, a seleção é bicampeã olímpica (2008, em Pequim; 2012, em Londres) e já ganhou 5 medalhas olímpicas (3 de ouro e 2 de bronze).

Jogadores brasileiros que se destacaram no voleibol

Categoria masculina

  • Renan Dal Zotto
  • Bernardinho
  • Giba
  • Lucarelli
  • Wallace

Categoria feminina

  • Ana Moser
  • Fofão
  • Gabriela Guimarães
  • Jaqueline Carvalho
  • Sheilla Castro

Leia também:

Referências Bibliográficas

História do Voleibol. Documento acessado no site da Confederação Brasileira de Voleibol, disponível em: https://institucional.cbv.com.br/historia

Maurício Facchini
Revisão por Maurício Facchini
Graduado em Educação Física pela Universidade do Vale do Taquari e mestrando na Faculdade de Desporto da Universidade do Porto.