Quadra de vôlei

A quadra de vôlei (ou voleibol) é retangular e está dividida por uma rede.

Ela representa a área do jogo que é disputado entre duas equipes de 6 jogadores cada.

Qual o tamanho da quadra de voleibol?

A quadra oficial de vôlei tem o formato de um retângulo e suas medidas são: 18 por 9 metros.

Geralmente, as quadras de voleibol possuem uma cor alaranjada, contornadas por uma zona menor de cor verde. Essa área em volta da quadra é a chamada de "zona livre", que mede, no mínimo, 3 metros de largura em todos os lados.

Ela é dividida por uma linha, chamada de linha central, onde está posicionada verticalmente a rede do jogo, que possui cerca de 10 metros de comprimento. As duas equipes se posicionam uma em cada lado da quadra.

quadra de volei
Desenho de uma quadra de voleibol

As linhas da quadra de vôlei

A quadra de vôlei apresenta algumas linhas de marcação, sendo que todas possuem 5 centímetros de largura e cor clara. São elas:

  • Linhas de demarcação: também denominada de "linhas da quadra de jogo", são formadas por 4 linhas (duas linhas laterais e duas linhas de fundo) responsáveis por demarcarem a quadra.
  • Linha central: divide a quadra em duas áreas de tamanhos iguais (9 x 9 metros).
  • Linha de ataque: são duas linhas próximas da rede (uma de cada lado da quadra) de 3 metros de largura. Também chamada de "zona da frente", ela está paralela a linha central e representa onde os jogadores atacam.
  • Linha de restrição do técnico: representa o local onde ficará o técnico do jogo. Essa linha pontilhada está nos quatro lados da quadra.

As zonas da quadra de vôlei

O quadra de voleibol possui algumas áreas chamadas de zonas. São elas:

  • Zona livre: circunda toda a quadra e possui, no mínimo, 3 metros de comprimento. A bola pode ser recebida por um jogador nessa zona, desde que não seja tocada no chão.
  • Zona de saque: em uma parte da zona livre está a zona de saque, onde os jogadores sacam as bolas.
  • Zona de ataque: próxima da rede central está essa área. Também chamada de "zona da frente", é ali que três jogadores do time se posicionam para atacar.
  • Zona de defesa: também chamada de "zona de trás", está localizada na parte final da quadra, atrás da zona de ataque. É nessa zona que três jogadores da equipe se posicionam para defender.

A rede da quadra de vôlei

A rede de voleibol, vertical sobre a linha central, fica localizada no centro da quadra. A altura da rede de vôlei é distinta nas diferentes modalidades.

Assim, no jogo de voleibol masculino, a rede é colocada a 2,43 metros do solo; já no voleibol feminino, ela é colocada 2,24 metros do solo.

jogo de vôlei masculino
Imagem do jogo de vôlei de quadra masculino (Partida de voleibol entre Itália e Rússia - 2005)

Saiba mais sobre:

Referências Bibliográficas

Confederação Brasileira de Voleibol - CBV