Hititas

Juliana Bezerra

Os hititas ou a civilização hitita representa um dos povos que viveram na Antiguidade.

Ainda que seja pouco conhecida, a civilização hitita foi umas das maiores da antiguidade, ao lado dos egípcios. Eles são citados diversas vezes na Bíblia (Antigo Testamento) e na obra “Odisseia” de Homero.

Principais Características dos Hititas

Origem

Oriundos da região do Cáucaso, os hititas representam um povo indo-europeu que viveu numa região próxima ao mar morto durante o período de 1600 a.C. a 1200 a.C., quando, por fim, foram dominados pelos assírios, uma vez que estes apresentavam maior poder e avançada tecnologia militar.

Localização Geográfica

O império hitita estava localizado na península da Anatólia (atual Turquia, Síria e Líbano). A capital do império hitita era Hattusa, localizada na Ásia Central. No fim do império, Hattusa foi invadida, saqueada e queimada.

Sociedade

O império hitita representou uma das grandes civilizações da humanidade, os quais eram comandados por um rei soberano. Para eles, o rei era considerado uma entidade divina e quando ele morria, se tornava um Deus. Tanto os escravos quanto as mulheres possuíam alguma liberdade.

Religião

Conhecida como “a religião dos mil deuses”, a religião dos hititas era baseada no Politeísmo, ou seja, a crença em diversas divindades, das quais estavam relacionadas sobretudo, com os elementos da natureza.

Economia

As principais atividades econômicas dos hititas eram a agricultura, a mineração e comércio. Eles foram os pioneiros nos usos do ferro, apresentando técnicas de metalurgia avançadas para a época.

Cultura e Arte

Sem dúvida o império hitita prosperou com a presença de diversas cidades-estados amuralhadas que apresentavam uma elaborada arquitetura (templos, palácios, habitações, etc.).

Grande parte das esculturas hititas estavam relacionadas com os animais, os quais protegiam as portas das cidades.

Influenciada pela cultura babilônica, a arte hitita estava associada aos diversos rituais religiosos, sendo o artesanato uma das importantes atividades dessa civilização.

Quando falamos de cultura hitita é importante destacar ainda, a escrita cuneiforme encontrada em diversas placas de argilas. Eles escreviam sobre diversos temas, desde religião, literatura e história.

Além da escrita cuneiforme, foram encontrado placas com uma escrita pictográfica, ou seja, baseada em figuras. Vale notar que a língua dos hititas, o mais antigo idioma indo-europeu, deu origem a muitos outros na Europa e na Ásia.

Batalha de Kadesh

A Batalha de Kadesh foi travada por volta do ano de 1274 a.C. entre os egípcios, liderada por Ramsés II, e os hititas, liderados pelo rei Muwatali.

Ela começou por conta da ânsia egípcia pela conquista de territórios, no entanto, teve a vitória dos hititas. Ainda que alguns historiadores acreditam que não teve um vencedor, após essa batalha foi assinado um tratado de paz entre os povos, possivelmente o primeiro tratado internacional de paz.

A batalha recebe esse nome uma vez ela ocorreu próxima a cidade de Kadesh (atual Síria).

Mesopotâmia

Lembre se que a Mesopotâmia foi um local donde surgiram as primeiras civilizações no mundo, mais precisamente na região do Crescente Fértil, ou seja, entre o rio Tigre e Eufrates.

Além deles, outros povos que habitaram a região da mesopotâmia foram: os assírios, os sumérios e os acádios.

Saiba mais sobre o tema:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.