Império Babilônico

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

O Império Babilônico é um dos principais impérios do mundo antigo e estava localizado na região hoje conhecida como Iraque, nas terras que atravessam os rios Tigre e Eufrates.

Dividido em duas fases, estava localizado na região sul da Mesopotâmia. As duas fases são separadas pelo domínio dos assírios.

O Primeiro Império Babilônico durou de 1792 a.C. até 1750 a.C. e o chamado Neobabilônico de 626 a.C. até 539 a.C.

O fim do Império Babilônico é marcado pelas conquistas de Ciro, o Grande, quando se inicia o Império Persa.

Primeiro Império Babilônico

O Primeiro Império Babilônico foi criado por Hammurabi na baixa Mesopotâmia. Hammurabi liderou a Babilônia, controlando o maior Império de Ur.

Era a dinastia dos amoreus, que terminou no século XVI, quando a região foi invadida pelos hititas. Esse é o contexto do período intermediário na Babilônia.

Historicamente, esse período corresponde ao declínio da Suméria e ao início do domínio dos Assírios. É um período marcado por sucessivas invasões e guerras.

Ainda assim, o império é consolidado entre os reinos de Lan e Isin, que perdem espaço geográfico para os estados ao norte da Mesopotâmia.

O Primeiro Período Babilônico também é denominado Período Paelobabilônico por estar compreendido em uma época em que passa a dominar a dinastia da Babilônia.

Nessa fase ocorre o chamado Renascimento Sumério e o domínio dos Assírios.

Também nesse período ocorre a disposição do Código de Hammurabi, baseado na Lei de Talião, e que previa regras de conduta.

Entre as mais conhecidas e aplicadas está o chamado "olho por olho, dente por dente", com a punição proporcional ao crime cometido.

Segundo Império Babilônico

Já o Segundo Império Babilônico começou em 612 a.C. e é marcado pela derrota dos assírios para os caldeus.

Após a morte do rei assírio Assurbanipal, quem assume é Naboplossar, pai do famoso rei babilônico Nabucodonosor, que viveu entre 605 a.C. e 563 a.C.

Nabucodonosor

Coube a Nabucodonosor transformar a Babilônia em um importante centro cultural. Também é nesse período que surge o conjunto arquitetônico formado pelos Jardins Suspensos da Babilônia e a Torre de Babel, cuja referência está no Velho Testamento.

O esplendor da Babilônia era preocupação constante de Nabucodonosor. Após sua morte, o Segundo Império Babilônico entrou em decadência.

Economia do Império Babilônico

Até o início do império, a economia na Babilônia era baseada na agricultura. A partir do reinado de Nabucodonosor, contudo, o trabalho nas obras passou a ser importante fonte de renda para a população, que recebia pelos serviços prestados.

Além da agricultura e arquitetura, também era forte a produção de linho a partir de lã de ovelhas e cabras. O setor têxtil era uma das bases da Babilônia.

Império Persa

O império persa se estabeleceu na região hoje conhecia como Irã entre 550 a.C e 330 a.C. fundado por Ciro, o Grande, tornou-se o maior império da história antiga.

Seus domínios se estendiam dos Balcãs até a Europa Oriental.

Esse império é considerado um modelo de administração em contraste com as cidades-estado gregas. É formado por povos nômades, que após o estabelecimento na Pérsia exibiu importante poderio militar.

Para complementar sua pesquisa, leia ainda:

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.
Márcia Fernandes
Edição por Márcia Fernandes
Professora, produz conteúdos educativos (de língua portuguesa e também relacionados a datas comemorativas) desde 2015. Licenciada em Letras pela Universidade Católica de Santos (habilitação para Ensino Fundamental II e Ensino Médio) e formada no Curso de Magistério (habilitação para Educação Infantil e Ensino Fundamental I).