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Jogos de oposição: o que é e exemplos para sala de aula

Júlia Toledo
Júlia Toledo
Professora de Educação Física

Os jogos de oposição são atividades que envolvem confrontos controlados entre duas ou mais pessoas, com o objetivo de superar o adversário de forma segura e educativa. Eles funcionam como uma introdução às modalidades de luta, pois apresentam movimentos característicos como agarradas, esquivas, empurrões e imobilizações, mas sempre dentro de regras que garantem a integridade física dos participantes.

Esses jogos são fundamentais no contexto escolar porque, além de promoverem diversão, desenvolvem habilidades motoras como equilíbrio, coordenação, força e controle corporal. Também contribuem para aspectos socioemocionais, como o respeito às regras, a empatia, a disciplina e o controle emocional. Por isso, são recomendados pela BNCC para o ensino fundamental e médio, como parte das práticas corporais relacionadas às lutas.

Exemplos de jogos de oposição para sala de aula

1. Cabo de guerra

O cabo de guerra é um clássico das escolas brasileiras e um excelente exemplo de jogo de oposição. Ele trabalha a força, a resistência e a cooperação entre os participantes.

Regras:

  • Formar duas equipes posicionadas em lados opostos de uma corda grande. O professor pode adaptar a quantidade de pessoas por grupo de acordo com a necessidade da sala, podendo ser jogado com no mínimo duas pessoas.
  • Cada grupo deve puxar a corda até que o colete amarrado à frente da equipe adversária ultrapasse a marcação feita com cones no chão.
  • Não é permitido enrolar a corda no corpo nem usar movimentos bruscos.

Materiais:

  • 1 corda grande
  • 2 coletes
  • Cones para marcação

ilustração do cabo de guerra

2. Braço de ferro

Esse jogo popular trabalha a força específica dos braços e resiliência, além de usar materiais simples.

Regras:

  • Dois oponentes se posicionam frente a frente, com os cotovelos apoiados sobre uma mesa ou tatame.
  • O objetivo é fazer com que o punho do adversário toque a superfície primeiro.
  • Não é permitido levantar o cotovelo ou usar outra mão para apoio.

Materiais:

  • Mesa ou tatame

ilustração de crianças jogando braço de ferro

3. Mini sumô

Inspirado na luta japonesa, o mini sumô estimula força, equilíbrio e estratégia.

Regras:

  • Dois alunos se posicionam dentro de um círculo delimitado.
  • Devem tentar empurrar o colega para fora, mantendo-se agachados.
  • Não é permitido tocar o chão com outra parte do corpo além dos pés.
  • Não são permitidos golpes ou agarrões.

Materiais:

  • Cordas ou cones para delimitar a área

crianças brincando de mini-sumo

4. Pé com pé

Excelente para desenvolver consciência corporal e força abdominal e das pernas.

Regras:

  • Dois oponentes sentam-se frente a frente, com os pés unidos.
  • Não podem apoiar nenhuma parte do corpo além dos glúteos no chão.
  • O objetivo é desequilibrar o adversário, fazendo-o tocar o chão com costas ou mãos.

Materiais:

  • Tatame ou chão seguro

ilustração de crianças jogando pe com pe

5. Derruba base

Esse jogo trabalha agilidade e tempo de reação.

Regras:

  • Dois oponentes ficam em pé dentro de um círculo.
  • Cada um deve tentar derrubar o cone que está atrás da linha do adversário.
  • Não é permitido agarrar ou chutar; apenas bloquear e se deslocar rapidamente.

Materiais:

  • Cones
  • Cordas ou giz para delimitar a área

ilustração de crianças jogando derruba a base

6. Quero ficar

Ótima opção para desenvolver força e resistência.

Regras:

  • Dois jogadores se posicionam dentro de um círculo.
  • Um tenta permanecer dentro enquanto o outro tenta empurrá-lo para fora.
  • Não é permitido agarrar roupas ou usar movimentos bruscos.

Materiais:

  • Cordas ou giz para marcar o círculo

ilustração de crianças jogando quero ficar

Dicas gerais para os professores

  • Delimite espaços seguros, sem objetos que causem quedas.
  • Estabeleça tempos de jogo de 1 min/2 min, com intervalos curtos. Ajuste a realidade da sala.
  • Exija remoção de joias e sapatos, e supervisione aquecimento específico (rolamentos, quedas, movimentos básicos).
  • Instrua respeito entre os alunos: cumprimento antes e depois, respeito às regras, foco no prazer da atividade, não na vitória.

Veja também:

Jogos e brincadeiras divertidos

Brincadeiras africanas (com instruções simples para fazer com as crianças)

Referências Bibliográficas

SANTOS, Sérgio Luiz Carlos dos. Jogos de Oposição: ensino das lutas na escola. 1. ed. São Paulo: Phorte, 2012.

SANTOS, Sérgio Luiz Carlos dos; SOUZA JUNIOR, Tácito Pessoa de. Jogos de oposição: nova metodologia de ensino dos esportes de combate.

Júlia Toledo
Júlia Toledo
Professora de Educação Física, licenciatura e bacharel, pós graduação em Neurociência e Aprendizagem na Educação pela USP. Atua na área da educação desde 2017.