Lista de Exercícios sobre Revolução Industrial (de ENEM)

Questão 1

Dificilmente passa-se uma noite sem que algum sitiante tenha seu celeiro ou sua pilha de cereais destruídos pelo fogo. Vários trabalhadores não diretamente envolvidos nos ataques pareciam apoiá-los, como se vê neste depoimento ao The Times: “deixa queimar, pena que não foi a casa”; “podemos nos aquecer agora”; “nós só queríamos algumas batatas; há um fogo ótimo para cozinhá-las”.

HOBSBAWM, E.; RUDÉ, G. Capitão Swing. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1982 (adaptado).

A revolta descrita no texto, ocorrida na Inglaterra no século XIX, foi uma reação ao seguinte processo socioespacial:

Restrição da propriedade privada.

Expropriação das terras comunais.

Imposição da estatização fundiária.

Redução da produção monocultora.

Proibição das atividades artesanais.

Fonte: Questão 54 da prova azul do primeiro dia do Enem 2019

Questão 2

A Inglaterra pedia lucros e recebia lucros. Tudo se transformava em lucro. As cidades tinham sua sujeira lucrativa, suas favelas lucrativas, sua fumaça lucrativa, sua desordem lucrativa, sua ignorância lucrativa, seu desespero lucrativo. As novas fábricas e os novos altos-fornos eram como as Pirâmides, mostrando mais a escravização do homem que seu poder.

DEANE, P. A Revolução Industrial. Rio de Janeiro: Zahar, 1979 (adaptado).

Qual relação é estabelecida no texto entre os avanços tecnológicos ocorridos no contexto da Revolução Industrial Inglesa e as características das cidades industriais no início do século XIX?

A facilidade em se estabelecerem relações lucrativas transformava as cidades em espaços privilegiados para a livre iniciativa, característica da nova sociedade capitalista.

O desenvolvimento de métodos de planejamento urbano aumentava a eficiência do trabalho industrial.

A construção de núcleos urbanos integrados por meios de transporte facilitava o deslocamento dos trabalhadores das periferias até as fábricas.

A grandiosidade dos prédios onde se localizavam as fábricas revelava os avanços da engenharia e da arquitetura do período, transformando as cidades em locais de experimentação estética e artística.

O alto nível de exploração dos trabalhadores industriais ocasionava o surgimento de aglomerados urbanos marcados por péssimas condições de moradia, saúde e higiene.

Fonte: Questão 10 da prova azul do primeiro dia do Enem 2010

Questão 3

A prosperidade induzida pela emergência das máquinas de tear escondia uma acentuada perda de prestígio. Foi nessa idade de ouro que os artesãos, ou os tecelões temporários, passaram a ser denominados, de modo genérico, tecelões de teares manuais. Exceto em alguns ramos especializados, os velhos artesãos foram colocados lado a lado com novos imigrantes, enquanto pequenos fazendeiros-tecelões abandonaram suas pequenas propriedades para se concentrar na atividade de tecer. Reduzidos à completa dependência dos teares mecanizados ou dos fornecedores de matéria-prima, os tecelões ficaram expostos a sucessivas reduções dos rendimentos. Com a mudança tecnológica ocorrida durante a Revolução Industrial, a forma de trabalhar alterou-se porque

a invenção do tear propiciou o surgimento de novas relações sociais.

os tecelões mais hábeis prevaleceram sobre os inexperientes.

os novos teares exigiam treinamento especializado para serem operados.

os artesãos, no período anterior, combinavam a tecelagem com o cultivo de subsistência.

os trabalhadores não especializados se apropriaram dos lugares dos antigos artesãos nas fábricas.

Fonte: Questão 67 da prova azul do primeiro dia do Enem 2009

Questão 4

Homens da Inglaterra, por que arar para os senhores que vos mantêm na miséria?Por que tecer com esforços e cuidado as ricas roupas que vossos tiranos vestem?Por que alimentar, vestir e poupar do berço até o túmulo esses parasitas ingratos que exploram vosso suor — ah, que bebem vosso sangue?

SHELLEY. Os homens da Inglaterra. Apud HUBERMAN, L. História da Riqueza do Homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.

A análise do trecho permite identificar que o poeta romântico Shelley (1792-1822) registrou uma contradição nas condições socioeconômicas da nascente classe trabalhadora inglesa durante a Revolução Industrial. Tal contradição está identificada

na pobreza dos empregados, que estava dissociada da riqueza dos patrões.

no salário dos operários, que era proporcional aos seus esforços nas indústrias.

na burguesia, que tinha seus negócios financiados pelo proletariado.

no trabalho, que era considerado uma garantia de liberdade.

na riqueza, que não era usufruída por aqueles que a produziam.

Fonte: Questão 40 da prova azul do primeiro dia do Enem 2010

Questão 5

Questão 05 da prova azul do primeiro dia do Enem 2014

Considerando-se a dinâmica entre tecnologia e organização do trabalho, a representação contida no cartum é caracterizada pelo pessimismo em relação à

ideia de progresso.

concentração do capital.

noção de sustentabilidade.

organização dos sindicatos.

obsolescência dos equipamentos.

Fonte: Questão 05 da prova azul do primeiro dia do Enem 2014

Questão 6

Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas consequências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem

a erradicação da fome no mundo.

o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.

a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.

a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.

o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização.

Fonte: Questão 68 da prova azul do primeiro dia do Enem 2009