Metalismo


O Metalismo ou Bulionismo é uma das principais características do sistema mercantilista ao lado do protecionismo. Dessa maneira, a riqueza de uma nação, segundo o conceito do metalismo, é medida através do acúmulo de metais preciosos (ouro e prata).

Resumo

Nos séculos XVI e XVII os países que adotaram política do metalismo visavam o fortalecimento do absolutismo vigente, donde os poderes estavam centralizados na figura do Rei. Isso explica a busca incessante pelos metais preciosos a partir das grandes navegações comerciais e as conquistas além-mar pelos países ibéricos.

Portugal e Espanha foram os protagonistas e precursores da exploração e conquista de países do continente americano. Com isso, diante da figura do Rei, o mercantilismo foi o sistema econômico utilizado por eles.

Nesse período de conquistas, quem mais focou primeiramente nos ideais metalistas foi a Espanha com a exploração e acúmulo de metais preciosos (ouro, prata), os quais eram extraídos das colônias, sobretudo do México e Peru, e encaminhados à Metrópole.

Assim, embora tenha sido utilizado durante anos, o metalismo espanhol, denominado de “Metalismo Metalista” favoreceu o surgimento de uma inflação no país, na medida que deixou de lado uma das principais características do mercantilismo, a balança comercial favorável.

Destarte, ao invés de obter o tão almejado superávit (exportar mais do que importar), a economia espanhola foi a bancarrota, diante da superação das importações em detrimento das importações, levando assim, ao déficit inflacionário da balança comercial favorável com a queda do valor de exportação.

A partir disso, não houve o desenvolvimento do comércio, indústria e agricultura no país posto que os produtos importados de outros países europeus eram pagos com o ouro e a prata acumulados, o que gerou uma forte crise econômica que durou anos.

Já no caso de Portugal, o ideal metalista foi mais tardio, alcançado no século XVIII com a descoberta do Ouro da região de Minas Gerais, período que ficou conhecido como o “Ciclo do Ouro”.

Para saber mais: As Primeiras Grandes Navegações, Mercantilismo, Absolutismo, Protecionismo e Ciclo do Ouro