Metamorfose dos Animais


Metamorfose dos animais é o processo de mudança na forma e estrutura corporal, pelo qual passam para completar o seu desenvolvimento.

O que Significa Metamorfose?

Metamorfose é uma palavra grega que significa mudança (meta) da forma (morpho). Está relacionada com as mudanças na forma do corpo de alguns animais do grupo dos artrópodes, especialmente insetos e dos anfíbios, além de outros animais invertebrados e vertebrados.

Metamorfose nos Insetos

O desenvolvimento dos insetos pode ser direto (ametábolos) ou indireto (metábolos). No desenvolvimento direto, quando eclode o ovo (insetos são ovíparos) nasce um jovem semelhante ao adulto, ou seja, não há metamorfose. Nos animais com desenvolvimento indireto ocorre a metamorfose para chegar à fase adulta, que pode ser completa ou incompleta.

Metamorfose Completa

Os animais com metamorfose completa são chamados holometábolos: passam por várias fases até atingirem a forma adulta. Tanto a forma e estrutura do corpo como os hábitos de vida mudam bastante durante os estágios de desenvolvimento. Um exemplo muito conhecido é da borboleta.

Metamorfose dos AnimaisEstágios da metamorfose da borboleta

Ao nascer (quando eclodem os ovos) tem a forma de lagarta (estágio de larva, muito ativas, sempre comendo folhas), depois fica encasulada e imóvel (estágio de pupa ou casulo ou crisálida) e enfim adquire asas e outras características da borboleta (estágio adulto), deixando o casulo.

Metamorfose da Joaninha

A joaninha passa por metamorfose completa como a borboleta. Portanto inicia no ovo que ao eclodir libera larvas ativas; a seguir se tornam pupas imóveis e por fim as joaninhas adultas com asas.

Metamorfose dos Animais Ciclo de vida da joaninha

Metamorfose Incompleta

Os insetos com metamorfose incompleta são chamados hemimetábolos. Quando eclode o ovo nascem formas imaturas, as larvas ou ninfas, que precisam completar seu desenvolvimento até se tornarem adultos, também chamado imago.

Metamorfose dos AnimaisEstágios da metamorfose do gafanhoto

A fase de larva (ninfa) dos hemimetábolos não apresenta diferenças no hábito de vida em relação ao adulto, além disso não possuem pupa. Alguns exemplos são libélulas e mosquitos, cujas ninfas têm vida aquática e adquirem asas na forma adulta.

Metamorfose do Percevejo de Cama

O percevejo de cama é um parasita bem pequeno que suga o sangue humano e deixa marcas na pele como um mosquito. Possui metamorfose incompleta como outros percevejos, de modo que a ninfa se desenvolve e origina o adulto.

Metamorfose dos AnimaisCiclo de vida do percevejo de cama

Leia também:

Metamorfose nos Anfíbios

Os anfíbios têm metamorfose completa. Os ovos eclodem na água e nascem os girinos, formas larvais aquáticas que possuem cauda e brânquias. À medida que o girino cresce, as brânquias desaparecem e surgem as pernas.

Nos anuros como as rãs primeiro são formadas as pernas posteriores e depois as anteriores, em sequência a cauda encolhe. A cauda ainda aparece no sapo jovem, mas some completamente no adulto, que já tem os pulmões completamente formados.

Observe a seguir imagens de fases da metamorfose de uma espécie de rã europeia (Rana temporaria).

Metamorfose dos AnimaisGirino com 3 semanas de vidaMetamorfose dos AnimaisCom 8 semanas surgem patas traseirasMetamorfose dos AnimaisCom 12 semanas quase completo

Metamorfose dos AnimaisRã adulta