Espaço amostral

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

O espaço amostral é o conjunto de todos os resultados possíveis obtidos a partir de um experimento aleatório.

Por exemplo, ao retirar ao acaso uma carta de um baralho, o espaço amostral corresponde às 52 cartas que compõem este baralho.

Da mesma forma, o espaço amostral ao lançar uma vez um dado, são as seis faces que o compõem:

Ω = {1, 2, 3, 4, 5, 6}.

A quantidade de elementos em um conjunto chama-se cardinalidade, expressa pela letra n seguida do símbolo do conjunto entre parênteses. Assim, a cardinalidade do espaço amostral do experimento lançar um dado é n(Ω)=6.

O espaço amostral é composto de cada resultado possível. Ao lançar uma moeda o espaço amostral será:

Ω = {cara, coroa}

Sua cardinalidade, o número de elementos, é igual a 2.

n(Ω) = e

Em muitas situações é importante descrever os elementos do espaço amostral, como nos exemplos da moeda e do dado. Cada um destes resultados é um ponto amostral do conjunto universo.

Se cada um dos pontos amostrais, ou, resultados possíveis, possuírem a mesma probabilidade de ocorrer, dizemos que este espaço amostral é equiprovável.

Como exemplo, tomemos uma urna com 4 esferas de mesmo tamanho e de cores: amarela, azul, preta e branca. Ao sortear uma ao acaso, qual a probabilidade de sortear a bola de uma cor qualquer?

Sendo um experimento honesto, todas as cores possuem a mesma chance de serem sorteadas, sendo o espaço amostral equiprovável.

Uma vez definidos o que é experimento aleatório e espaço amostral, para calcular uma probabilidade, é preciso fazer uma pergunta. Esta pergunta define o conceito de evento

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.