Molécula

Lana Magalhães

A molécula é um grupamento estável de dois ou mais átomos iguais ou diferentes unidos através de ligações covalentes. Resumidamente, podemos defini-la como um conjunto de átomos.

Elas são eletricamente neutras, mas por serem constituídas por átomos apresentam elétrons, prótons e nêutrons. Assim, existem dois tipos de moléculas:

  • Moléculas Polares: Quando existe diferença de eletronegatividade entre os átomos, apresentando um polo positivo e outro polo negativo. Ocorre em quase todas as moléculas orgânicas que apresentam átomos diferentes do carbono e hidrogênio.
  • Moléculas Apolares: Não existe diferença de eletronegatividade entre os átomos. Ocorre apenas em moléculas com carbono e hidrogênio, como os hidrocarbonetos.

As moléculas podem ser representadas através de fórmulas químicas que indicam o número e a proporção de átomos encontrados.

Enquanto a fórmula molecular identifica os átomos e suas quantidades, a fórmula estrutural demonstra como os átomos estão arranjados no espaço.

Exemplos

Confira alguns exemplos de moléculas:

Molécula de água

Molécula
Estrutura de uma molécula de água

Observe uma gota de água, ela pode ser dividida em muitas, cada uma dessas gotículas pode ser dividida em muitas outras.

Se houver a separação da molécula da água, veremos que é formada de três partes: dois átomos de hidrogênio e um de oxigênio, ligados entre si.

Molécula de Cloreto de Sódio (NaCl)

Molécula

Pegue um grão de sal de cozinha e experimente quebrá-lo. Continue partindo em pedaços menores. Derreta o sal em água e obterá a menor unidade possível.

Essa mínima parte é a molécula do sal, que é formada de um átomo de cloro e um átomo de sódio. Quando essas partes são separadas a substância sal não existe mais, haverá apenas átomos.

Molécula de glicose (C6H12O6)

Estrutura da molécula da glicose
Estrutura da molécula de glicose

A glicose apresenta em sua composição 6 átomos de carbono, 12 de hidrogênio e 6 de oxigênio, dispostos em uma cadeia aberta ou em forma de anel.

Saiba mais, leia também:

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.