Mona Lisa

Daniela Diana

Mona Lisa, originalmente La Gioconda (em italiano), é um dos quadros mais famosos do mundo e a obra mais célebre de Leonardo da Vinci. Foi produzida no século XVI e atualmente está exposta no Museu do Louvre, na França.

Pelo fato de a Mona Lisa ser tão afamada, existem muitas reproduções dela. Paródias, filmes, documentários e músicas, por exemplo, reproduzem esse ícone cultural reconhecido mundialmente.

Características da Obra

Mona LisaPintura original de Mona Lisa

Trata-se de uma pintura a óleo sobre madeira que foi produzida entre os anos 1503 e 1506.

Ela apresenta o retrato (do busto para cima) de uma mulher serena. No mundo da arte é a obra mais cara do mundo, avaliada em muitos milhões.

Embora muitos acreditem que a tela possua grandes dimensões, o quadro tem apenas 77 cm de altura por 53 cm de largura.

A técnica utilizada é chamada de sfumato. Isso porque o material usado é esfregado na tela, o que oferece um estilo esfumaçado.

Leonardo da Vinci é considerado o criador dessa técnica, onde procurou demonstrar a perfeição e o equilíbrio das formas e das cores.

Em Mona Lisa, Da Vinci buscou harmonizar a relação entre o homem e a natureza, o que pode ser observado na paisagem no plano de fundo.

O Sorriso de Mona Lisa

Quando observamos a obra, temos a impressão de que Mona Lisa sorri levemente. Se olharmos para sua boca, notamos que ela está inclinada para baixo.

Por isso, não é possível afirmar se a expressão é de felicidade, inocência, pretensão ou sensacionalidade.

Muitos especialistas tentam revelar o significado do sorriso enigmático de Mona Lisa.

Quem foi Mona Lisa?

Existem diversas discussões sobre quem seria a pessoa retratada na obra de Da Vinci. Alguns acreditam ser o autorretrato do pintor, outros, no entanto, acreditam que a figura retratada é Isabel de Aragão, a Duquesa de Milão.

A teoria mais aceita entre os historiadores e cientistas da arte, na atualidade, é de que a pessoa retratada é Lisa Gherardini (1479-1542). Lisa foi uma italiana nascida em Florença e seu marido, Francesco del Giocondo, foi quem encomendou a obra para o pintor.

Uma coisa é fato. Essa pintura reúne diversos mistérios, por isso é uma das mais analisadas no campo das artes.

Especialistas levantam muitas questões, desde a personalidade, o sorriso tímido de Mona Lisa, os detalhes da obra, as técnicas utilizadas por Da Vinci, dentre outros aspectos.

Interessante notar, ainda, que o olhar da Mona Lisa parece “perseguir” os admiradores. Essa pode ter sido uma técnica utilizada por Da Vinci com o intuito de criar esse efeito.

Leonardo da Vinci

Leonardo da Vinci (1452-1519) foi uma das mais importantes figuras do renascimento artístico na Itália. É considerado um dos maiores gênios da humanidade.

Além de pintor, Da Vinci foi escultor, arquiteto, escritor, urbanista, físico, matemático, astrônomo, engenheiro, naturalista, químico, geólogo, cartógrafo, estrategista e inventor. No entanto, foi na pintura que ele teve maior destaque.

Sem dúvida, a Mona Lisa foi uma das obras mais emblemáticas de Da Vinci, mas outras também merecem destaque. São exemplos: Anunciação, Virgem dos Rochedos, Homem Vitruviano e A Última Ceia.

Saiba mais sobre o tema com a leitura dos artigos:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.