Monte Everest


O Monte Everest (ou Evereste), considerado o topo do mundo, é a montanha mais alta do planeta Terra formada há 60 milhões de anos.

Em formato piramidal e coberta de neve, o Everest possui 8.848 metros de altitude e está localizado no continente asiático, na Cordilheira do Himalaia, entre o Tibete e o Nepal.

O nome da Montanha está atribuído ao explorador inglês George Everest (1790-1866), antes chamada de Pico XV.

Há controvérsias sobre a real altura do monte, visto que varia durante o ano com a quantidade de neve que é formada.

Curiosidades sobre o Monte Everest

Monte Everest
Cadeia de montanhas na região do Everest, Nepal

Muitas curiosidades giram em torno do mistério e misticismo do Monte Everest. Vamos saber algumas delas:

Ele é sagrado em algumas culturas

Para muitos povos, o Monte Everest é considerado sagrado, tal qual os chineses, sherpas, nepaleses, tibetanos, dentre outros povos.

Assim, na língua nepalesa, o monte recebeu o nome de Sagarmatha, que significa “rosto do céu”, enquanto que na língua tibetana, o nome “Qomolangma”, atribuído ao monte, significa “mãe do universo”.

É a montanha mais alta do mundo

O Everest foi identificado como a montanha mais alta do mundo pelo matemático e topógrafo indiano Radhanath Sikdar (1813-1870), em 1852.

Desde então, o local é um dos mais ansiados pelos alpinistas, embora muitos deles não conseguiram atingir o cume da montanha, visto as tempestades de neve, ventos fortes, escassez de oxigênio, o que muitas vezes resultou na morte.

As escaladas no Monte Everest

escaladas no monte everest
Alpinistas no Monte Everest

Segundo estatísticas, até o ano de 2006, 8.030 pessoas tentaram alcançar o topo do Monte Everest, embora 212 não retornaram da escalada.

Para tanto, foi no ano de 1953 que o Monte Everest foi escalado pela primeira vez, pelos aventureiros e exploradores Edmund Hillary (1919-2008), alpinista neozelandês, e Tenzing Norgay (1914-1986), guia de montanhismo nepalês.

Eles atingiram o cume no Everest em 29 de maio de 1953. Essa expedição foi dirigida pelo oficial do exército britânico, John Hunt (1910-1998).

Um dos nomes destacados foi de Junko Tabei, a primeira mulher a escalar o Monte Everest atingindo seu cume em 16 de maio de 1975.

Além disso, a alpinista japonesa foi a primeira mulher a escalar os “Sete Cumes”, ou seja, as montanhas mais altas de cada continente do mundo.

No caso brasileiro, merece destaque os alpinistas Waldemar Niclevicz e Mozart Catão, os primeiros a atingir o cume do Everest, em 14 de maio de 1995.

Por outro lado, existem as histórias tristes sobre esse feito, onde um dos maiores desastres ocorreu em 1996 ocasionando a morte de 19 alpinistas que tentavam atingir o cume da montanha.

As rotas para subir o Monte Everest

Observe que o monte Everest possui duas rotas principais de acesso:

  • uma delas pelo sudeste no Nepal.
  • outra pelo nordeste no Tibete.

O trajeto mais comum feito por alpinistas e mochileiros de todo o mundo, é iniciado no Parque Nacional de Sagarmatha, no Nepal.

Leia mais sobre:

Problemas Ambientais no Everest

lixo no Everest
A quantidade de lixo tem sido um dos maiores problemas ambientais no local

Um dos problemas atuais que enfrenta o local é o excesso de lixo encontrado em diversas partes da montanha a qual recebe cerca de 20 mil turistas por ano.

Esse turismo excessivo tem despertado o interesse ambiental onde algumas ações são executadas para limpar ou recuperar todo o lixo deixado sobretudo pelos alpinistas (embalagens de comida, oxigênio, equipamento de montanhismo, dejetos, etc.).

Merece destaque para as ações ambientais o "Eco Everest Expedition", que desde 2008 promove expedições anuais com o intuito de retirar o excesso de lixo do local.

Assim, desde a implementação dessas ações, a Eco Everest já coletou mais de 12 mil quilos de lixo das expedições e mais de 300 quilos de lixo humano.