O que são Montanhas?


As montanhas ou montes representam formações geográficas de relevo, ao lado dos planaltos, planícies e depressões.

Trata-se de uma grande elevação que atinge altitude superior a 300 metros. Lembre-se que os morros são elevações do terreno, no entanto, apresentam altitude de até 300 metros.

Já as serras são um conjunto de montanhas e as cordilheiras, um conjunto de serras, por exemplo a Cordilheira dos Andes, na América do Sul.

Formação das Montanhas

De modo geral, as montanhas são formadas durante milhões de anos e surgem basicamente de duas formas: por meio do movimento das placas tectônicas (fenômeno chamado de orogênese) ou através do processo denominado de vulcanismo. Nesse caso, são chamadas de montanhas vulcânicas, por exemplo, o Monte Fuji no Japão e o Kilimanjaro na África.

Montanhas no Brasil

O que são Montanhas?Pico da Neblina

Ainda que não apresente muitos terrenos elevados, o Brasil conta com algumas montanhas, da qual se destaca o Pico da Neblina, localizada no Amazonas e que apresenta 2.994 metros de altitude. É a Montanha mais alta do país.

Complemente sua pesquisa, lendo os artigos:

Montanhas no Mundo

Grande parte do relevo mundial é formado por montanhas. No continente americano, merecem destaque as Montanhas Rochosas, na América do Norte, sendo que o pico mais alto é o monte Elberte, com 4399 metros; e a Cordilheira dos Andes, na América do Sul, onde o Monte Aconcágua representa sua montanha mais alta, com 6961 metros.

Na Europa, as cordilheiras mais importantes são: os Alpes (Maciço Alpino), sendo seu ponto culminante o monte Branco, com cerca de 4810 metros de altitude; os Apeninos, com a montanha mais alta: o Corno Grande, com aproximadamente 2910 metros de altitude.

Ainda no continente europeu, merecem destaque o conjunto de montanhas dos Cárpatos, onde a Gerlachovsky representa seu pico mais alto, com 2655 metros de altitude; e os Pireneus, com destaque para a maior elevação, o Pico Aneto, com cerca de 3400 metros de altitude.

Na África, merece destaque a Cordilheira do Atlas, de forma que seu pico mais alto é o Jbel Toubkal, com aproximadamente 4165 metros.

Note que a Ásia é o continente que reúne as maiores montanhas do mundo, por exemplo, a Cordilheira do Himalaia, composta pelo Monte Everest, na fronteira do Nepal com a China. Ele representa a maior elevação do planeta Terra.

Complemente sua pesquisa com a leitura dos artigos: