Potência mecânica e rendimento
Potência é a medida do quão rápido uma tarefa é realizada, ou, a quantidade de tarefas que são realizadas em um intervalo de tempo.
Na física, o conceito de potência relaciona a quantidade de energia que é consumida, ou fornecida, para realizar essas tarefas, e o tempo que foi utilizado.
Se duas máquinas realizam o mesmo trabalho e, umas delas o faz na metade do tempo, a mais rápida é a mais potente. Se duas máquinas trabalham a mesma quantidade de tempo e, uma delas produz o dobro, a máquina que mais produziu, é a mais potente.
A potência é o resultado da divisão entre o trabalho e o intervalo de tempo utilizado para realizar esse trabalho, sendo, uma grandeza escalar, ou seja, não é preciso definir direção e sentido.
Fórmula da potência média
Onde:
T é o trabalho, medido em J (joules);
, medido em s (segundos).
Como a quantidade de trabalho, ou seja, energia, utilizada ou fornecida, pode variar durante o intervalo de tempo, a fórmula acima fornece a potência média.
Unidade de potência
No sistema internacional (SI), a unidade de trabalho é o joule (J) e, o tempo o segundo (s). Por isso, a unidade de potência é o J/s, uma medida tão importante que recebeu um nome especial, o watt (W), em homenagem a James Watt, inventor, matemático e engenheiro. Tido por muitos como precursor da revolução industrial, James Watt aperfeiçoou a máquina a vapor e, posteriormente, patenteou seu próprio motor, além de tantas outras contribuições.
Outro conceito desenvolvido por James Watt foi o HP (Cavalo de Força, do inglês Horse-Power), ou CV(cavalo-vapor).
É comum nos depararmos com outras formas de representar potência, como com os múltiplos kW(1 000 W) e MW(1 000 000 W), comumente usados em fornecimento de energia elétrica.
Em pé-libra-segundo, 1 watt é expresso como:
Potência de uma força constante em um deslocamento
A potência é expressa por:
Uma força F, realiza um trabalho sobre um corpo, deslocando-o de um ponto A para um ponto B. O trabalho realizado pela força F ao deslocar o corpo pode ser calculado da seguinte forma:
Onde:
F é uma força constante, medida em Newtons (N).
d é o deslocamento, medido em metros (m).
cos θ é o cosseno do ângulo θ. (ângulo formado entre as direções da força e do movimento)
Potência de uma força em função da velocidade média
Como a velocidade média é o deslocamento dividido pelo tempo, segundo a relação:
Substituindo na equação anterior do trabalho, temos:
Potência instantânea
A potência é o resultado da divisão entre o trabalho e o intervalo de tempo usado para realizar esse trabalho. Se tomarmos um intervalo de tempo muito pequeno, tendendo a zero, teremos a potência instantânea.
Onde,
significa que a divisão será feita com um muito próximo de zero.
Rendimento
O rendimento de uma máquina ou dispositivo é a relação entre a potência utilizada de fato e, a potência que recebeu. Essa potência útil é a parte aproveitável, é a potência que foi recebida menos a que foi dissipada.
Um dispositivo ou máquina que receba uma quantidade de potência não pode transformá-la integralmente em trabalho, uma parte é perdida devido ao atrito, na forma de calor, ruídos e outros processos.
Potu = Potr - Potd
Onde:
Potu é a potência útil;
Potr é a potência recebida;
Potd é a potência dissipada.
Fórmula do rendimento
Onde,
é o rendimento;
Potu é a potência útil;
Potr é a potência recebida.
Outra maneira de expressar o rendimento é substituindo a expressão da potência útil na do rendimento.
O rendimento é sempre menor que 100%. Para entender porque isso ocorre é preciso ver que na fórmula, a potência útil, que está no numerador é sempre menor do que a potência recebida, pois há sempre dissipação.
Como é uma divisão entre grandezas de mesma unidade, o rendimento não tem unidade de medida, pois elas se cancelam na divisão. Dizemos ser uma grandeza adimensional sendo comum expressá-la na forma de uma porcentagem.
A ideia do rendimento pode ser estendida para máquinas elétricas, térmicas e mecânicas.
Aprenda mais sobre rendimento com o Ciclo Carnot.
Exercícios
Questão 1
Um navio que irá transportar uma encomenda de carros aporta para fazer seu carregamento. Os veículos estão em containers e possuem uma massa aproximada de 4 000 kg cada. Para movê-los do porto para o convés do navio, um guindaste os ergue a uma altura de 30 m. Cada operação de elevar um container dura 5 min.
Calcule a potência utilizada pelo guindaste para realizar esta tarefa. Considere a aceleração da gravidade g, igual a 10 m/s².
Questão 2
Em uma estrada, um carro se move a uma velocidade constante de 40 m/s. Para realizar este movimento, aplica uma força horizontal constante na mesma direção da velocidade. O motor produz uma potência de 80 kW. Qual a intensidade da força aplicada?
Questão 3
(Fuvest-SP). Uma esteira rolante transporta 15 caixas de bebida por minuto, de um depósito no subsolo até o andar térreo. A esteira tem comprimento de 12 m, inclinação de 30º com a horizontal e move-se com velocidade constante. As caixas a serem transportadas já são colocadas com a velocidade da esteira. Se cada caixa pesa 200 N, o motor que aciona esse mecanismo deve fornecer a potência de:
a) 20W
b) 40W
c) 300W
d) 600W
e) 1800W
Você por se interessar por:
- Potência elétrica
- Fórmulas de potência: quais são e exemplos
- Trabalho e energia
- Fórmulas de física
- Exercícios de Física (resolvidos) para 1º ano do ensino médio.
ASTH, Rafael. Potência mecânica e rendimento. Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/potencia-mecanica-e-rendimento/. Acesso em: