Questões sobre o mercantilismo (com gabarito explicado)

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História

Questões sobre o Mercantilismo, criadas conforme as diretrizes da BNCC. Encontre as respostas de todas as questões no gabarito explicado.

Questão 1

Sobre o Mercantilismo, é correto afirmar:

A) Foi uma política de favorecimento das importações, mediante redução das taxas alfandegárias aos produtos estrangeiros.

B) Baseava-se na ideia de livre comércio, com uma mínima intervenção do Estado a partir da segunda metade do século XIX.

C) Representou a fase final do desenvolvimento capitalista, alcançada no início do século XX.

D) Foi um conjunto de práticas econômicas adotadas pelos Estados europeus durante a Idade Moderna, baseado na intervenção do Estado na economia, buscando a acumulação de riquezas.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa D - O Mercantilismo foi um conjunto de ideias e práticas desenvolvidas nos Estados modernos entre os séculos XV e XVIII.

Ligado ao absolutismo e ao colonialismo, baseava-se na forte intervenção do Estado na economia, buscando acumular o máximo de riquezas por meio do comércio com o mercado exterior e pelo acúmulo de metais preciosos.

Questão 2

Indique a alternativa que não corresponde a uma característica do mercantilismo.

A) Balança comercial favorável.

B) Protecionismo.

C) Livre comércio.

D) Monopólio.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa C - O Mercantilismo tinha como principais características: o controle estatal da economia; a balança comercial favorável; o monopólio; o protecionismo; e o metalismo.

O livre comércio é uma teoria econômica defendida a partir de meados do século XVIII que critica, dentre outros aspectos, uma das marcas fundamentais do Mercantilismo, que é o controle do Estado sobre a economia.

Questão 3

No contexto do Mercantilismo, o controle estatal da economia:

A) Visava diminuir o poder das monarquias nacionais, em um movimento de contestação ao Absolutismo.

B) Foi um processo de controle da economia nacional pelas monarquias absolutistas, visando fortalecer o poder central e obter recursos para expandir o comércio.

C) Era contrário aos interesses da burguesia, que não se beneficiou das práticas mercantilistas.

D) Tinha o objetivo de reduzir as desigualdades sociais resultantes da crise do Feudalismo.

Gabarito explicado

Alternativa B - No contexto do Mercantilismo (séculos XV a XVII), o controle estatal da economia refere-se à forte intervenção na economia nacional assumida pelas monarquias absolutistas europeias.

Tal controle tinha o objetivo de centralizar ainda mais o poder real e acumular riquezas, ampliando o comércio, o que era favorável à burguesia mercantil.

Questão 4

Um dos princípios do Mercantilismo, a balança comercial favorável pode ser descrita como:

A) A ideia de que a riqueza de uma nação estava associada à sua capacidade de exportar mais do que importar.

B) O processo de padronização dos sistemas de pesos e medidas por cada monarquia nacional.

C) A busca de reduzir o superávit, desfavorável ao desenvolvimento das economias nacionais.

D) Uma forma de diminuir o déficit econômico, por meio da obtenção de empréstimos junto às monarquias estrangeiras.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa A - Balança comercial favorável é o princípio mercantilista que defende que a riqueza de uma nação estava associada à sua capacidade de exportar mais do que importar.

Para que as exportações superassem sempre as importações (superávit), era necessário que o Estado se ocupasse com o aumento da produção e na busca de mercados externos para a venda dos seus produtos.

Questão 5

Assinale a alternativa que apresenta corretamente de que forma a burguesia se beneficiava do monopólio comercial durante o Mercantilismo:

A) Os Estados Absolutistas concediam à burguesia, através das Companhias de Comércio, o direito de explorar com exclusividade o comércio colonial.

B) A burguesia se beneficiava apenas do comércio interno de cada nação, estando impedida de participar da exploração colonial.

C) As monarquias nacionais deixavam para os burgueses a tarefa de controlar a arrecadação de impostos, restando a este grupo parte da renda obtida.

D) Somente a nobreza se beneficiava do monopólio comercial.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa A - Interessados na acumulação de capital, os Estados Absolutistas estabeleceram monopólio sobre as atividades mercantis e manufatureiras, tanto na metrópole como nas colônias.

Dono do monopólio, o Estado concedia à burguesia, através das Companhias de Comércio, o direito de explorar com exclusividade o comércio colonial. Favorecidos pela concessão exclusiva, os burgueses compravam pelo preço mais baixo o que os colonos produziam e vendiam pelo preço mais alto tudo o que eles necessitavam.

Questão 6

São características do protecionismo econômico praticado no Mercantilismo, exceto:

A) O aumento das tarifas alfandegárias sobre os produtos importados, elevando seus preços.

B) O favorecimento das importações como estratégia para garantir o superávit.

C) A garantia do mercado interno para os produtores nacionais.

D) Proibição de se exportar matérias-primas que favorecessem o crescimento industrial de países concorrentes.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa B - Protecionismo é o conjunto de práticas que visa proteger o mercado interno de um país. No contexto do Mercantilismo, os Estados aumentavam as taxas de entrada de produtos estrangeiros (tarifas alfandegárias), o que provocava o aumento dos preços destes produtos importados.

O protecionismo também ocorria através da proibição de se exportar matérias-primas que favorecessem o crescimento industrial de Estados concorrentes.

Questão 7

O Metalismo era:

A) O processo de substituição do papel moeda, largamente utilizado no período Medieval, pelas moedas de prata.

B) A busca de conservar as reservas de metais nas Américas, restringindo sua exploração anual.

C) A ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem.

D) Uma prática em desuso na Idade Moderna, mas típica da Antiguidade.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa C - Os mercantilistas defendiam a ideia de que a riqueza de um país era medida pela quantidade de ouro e prata que possuíssem. Tal concepção era chamada de Metalismo.

Por isso, houve a busca por regiões na América onde fosse possível extrair estes metais preciosos, o que foi feito até seu esgotamento em muitas regiões. Também evitava-se a saída de metais, restringindo as importações.

Questão 8

A respeito da Espanha durante o predomínio das práticas mercantilistas, é correto afirmar que:

A) Garantiu sua principal fonte de recursos através da produção de açúcar na região do Vice-Reino do Peru.

B) Desenvolveu fortemente o setor agrícola como forma de garantir o superávit econômico.

C) Teve grande desenvolvimento industrial, com investimento nas manufaturas nacionais.

D) Enriqueceu com a exploração de ouro e prata extraídos da América.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa D - Durante o Mercantilismo na Espanha, houve predomínio da concepção metalista, devido ao impacto da exploração de grandes reservas de ouro e prata preciosos encontradas pelos espanhóis nas Américas a partir do século XVI.

Contudo, por não ter desenvolvido a agricultura e a indústria, passou a importar produtos pagos com ouro e prata, colocando a economia em déficit a partir do século XVII.

Questão 9

São características do Mercantilismo praticado pelos portugueses, exceto:

A) O comércio de produtos do Oriente, obtidos através das novas rotas marítimas descobertas pelos portugueses.

B) O regime de parceria com os holandeses na produção de açúcar na Capitania de Pernambuco.

C) A produção de açúcar em suas colônias, destinada ao mercado internacional.

D) A utilização de mão de obra escravizada nas colônias.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa B - Os portugueses obtiveram grandes vantagens econômicas ao estabelecer uma nova rota de comércio para o Oriente, entrando na concorrência com as cidades italianas a partir do final do século XV.

Também tiveram como base de sua economia a produção de açúcar nos territórios coloniais, desenvolvido a partir da utilização de mão de obra escravizada, comércio este também explorado pelos portugueses. Os holandeses eram concorrentes dos portugueses, tendo invadido parte do território brasileiro entre 1630 e 1654.

Questão 10

Colbertismo é o nome dado:

A) Às práticas econômicas da Espanha durante a Idade Moderna, que tinham como base a exploração de metais preciosos.

B) Ao modelo mercantilista adotado pela França, baseado no incentivo às manufaturas nacionais, de modo a proteger a economia interna.

C) Ao movimento de transição econômica ocorrido entre a Alta e a Baixa Idade Média, no século XI.

D) Nenhuma das alternativas anteriores.

Gabarito explicado

Resposta correta: Alternativa B - Colbertismo ou Mercantilismo Industrial é o nome dado às práticas de incentivo às manufaturas nacionais, de modo a proteger a economia interna, aumentar as exportações e reduzir a entrada de mercadorias estrangeiras.

O termo Colbertismo faz referência a Jean-Baptiste Colbert, economista francês influente na corte de Luís XIV. Nesse sentido, na França houve o desenvolvimento de manufaturas de luxo para atender a nobreza francesa e o mercado espanhol.

Questão 11

Selecione a alternativa que apresenta o nome dado ao conjunto de relações entre as metrópoles e suas colônias durante a Idade Moderna, garantindo a exclusividade no comércio de produtos:

A) União Ibérica.

B) Pacto Americano.

C) Tratado de Tordesilhas.

D) Pacto Colonial.

Gabarito explicado

Alternativa D - Pacto Colonial é o nome dado à imposição de limitações feitas pelas metrópoles sobre as colônias, garantindo a exclusividade (monopólio) de todo o comércio colonial.

Dono do monopólio, o Estado concedia à burguesia, através das Companhias de Comércio, o direito de explorar com exclusividade o comércio colonial. As metrópoles determinavam como e quais produtos seriam produzidos nas colônias, controlando toda a produção de modo a obter o maior lucro.

Aprofunde os seus estudos sobre o Mercantilismo.

Para mais exercícios:

Ligia Lemos de Castro
Ligia Lemos de Castro
Professora de História formada pela Universidade Federal de São Paulo. Especialista em Docência na Educação à Distância pela Universidade Federal de São Carlos. Leciona História para turmas do Ensino Fundamental II desde 2017.