Resistência Elétrica

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática e Física

Resistência Elétrica (R ou r) é a capacidade de um condutor se opor e dificultar a passagem da corrente elétrica. Isto é conseguido por resistores que transformam a energia elétrica em energia térmica.

Todo condutor também oferece resistência interna ao ser percorrido por uma corrente.

Fórmula da resistência elétrica

A resistência elétrica é medida em ohms (Ω). Seu cálculo é feito através da seguinte fórmula, que corresponde à primeira Lei de Ohm:

começar estilo tamanho matemático 22px reto R igual a reto U sobre reto I fim do estilo

o mesmo que

reto U igual a reto R espaço. espaço reto I

R = resistência elétrica
U = diferença de potencial (ddp)
I = intensidade da corrente elétrica

Primeira Lei de Ohm

A primeira lei de ohm diz que um condutor mantido a uma temperatura constante terá uma intensidade de corrente elétrica (I) proporcional à diferença de potencial (U).

Disto resulta a resistência elétrica também constante (R), ou seja, a corrente elétrica é proporcional à diferença de potencial que está sendo aplicada.

Se a diferença de potencial elétrico (ddp) - o mesmo que voltagem - for baixa, a tendência é que a corrente elétrica seja baixa também. Se a ddp for alta, a corrente elétrica será alta.

E a Resistividade?

Resistência e Resistividade são coisas diferentes. A resistência está associada ao corpo, enquanto a resistividade, se relaciona com o material de que é feito esse corpo.

Um fio de metal é um corpo (fio) feito do material cobre (metal).

Segunda Lei de Ohm

O físico alemão George Ohm encontrou a segunda lei de ohm. Segundo essa lei, a resistência elétrica e a resistividade variam conforme o comprimento e a largura, e também conforme o material dos condutores. Sua fórmula é:

começar estilo tamanho matemático 20px reto R igual a numerador reto ró. reto L sobre denominador reto A fim da fração fim do estilo

R = resistência elétrica
ρ = resistividade (característica do material de que é feito o condutor)
L = comprimento
A = Área da seção transversal do fio condutor

Por isso, é importante frisar que enquanto o corpo concorre para a resistência, o material de que é feito esse corpo concorre para a resistividade.

Um corpo mais comprido (maior L) oferece maior resistência à corrente elétrica, ao passo que um corpo menos comprido, menor resistência à corrente elétrica.

Uma área maior da seção do fio (maior diâmetro do fio) oferece menor resistência. Repare que A está no denominador e quanto maior seu valor, menor será o resultado da divisão.

Resistores

Os resistores são dispositivos eletrônicos que, limitando a intensidade, conseguem resistir à corrente elétrica. Assim, ela pode transformar energia elétrica em energia térmica, fenômeno que recebe o nome de efeito joule.

Os resistores são colocados em aparelhos elétricos com a finalidade de aumentar a resistência elétrica. É o caso dos chuveiros, em que a regulagem para frio e quente nada mais é do que a ativação ou não da resistência.

Se pretendemos água fria, os resistores têm de trabalhar para limitar a sua intensidade de calor, ou seja, sua energia térmica.

Quer saber mais? Leia:

Exercícios de resistência elétrica resolvidos

Exercício 1

Um fio condutor apresenta uma intensidade de corrente igual a 1,8 A (amperes), enquanto a resistência é de 45 Ω. Calcule a ddp.

reto R espaço igual a espaço reto U espaço. espaço reto I espaço 45 espaço reto ómega maiúsculo espaço igual a espaço reto U espaço. espaço 1 vírgula 8 espaço reto U espaço igual a espaço 45 espaço reto ómega maiúsculo espaço. espaço 1 vírgula 8 espaço reto U espaço igual a espaço 81 espaço reto V

A diferença de potencial (ddp) é de 81 Volts.

Exercício 2

Um fio de cobre com 3,0 mm² de área de seção transversal e 20 m de comprimento será utilizado em uma instalação domiciliar. Sendo a resistividade do cobre igual a 1 vírgula 7 espaço. espaço 10 à potência de menos 8 fim do exponencial espaço reto ómega maiúsculo. reto m determine a resistência neste condutor.

Resposta: 0,56 Ohm

Ajustando a unidade da área do fio de cobre, 3 espaço mm ao quadrado espaço igual a espaço 0 vírgula 000003 espaço igual a espaço 3 espaço. espaço 10 à potência de menos 6 fim do exponencial espaço reto m.

A resistência no condutor pode ser calculado pela segunda lei de Ohm.

reto R igual a numerador reto ró espaço. espaço reto L sobre denominador reto A fim da fração reto R igual a numerador 1 vírgula 7 espaço. espaço 10 à potência de menos 8 fim do exponencial espaço. espaço 100 sobre denominador 3 espaço. espaço 10 à potência de menos 6 fim do exponencial fim da fração reto R igual a numerador 170 espaço. espaço 10 à potência de menos 8 fim do exponencial sobre denominador 3 espaço. espaço 10 à potência de menos 6 fim do exponencial fim da fração reto R igual a espaço 56 vírgula 6 espaço. espaço 10 à potência de menos 8 menos parêntese esquerdo menos 6 parêntese direito fim do exponencial reto R igual a espaço 56 vírgula 6 espaço. espaço 10 à potência de menos 2 fim do exponencial reto R aproximadamente igual 0 vírgula 56 espaço reto ómega maiúsculo

Pratique mais

Rafael C. Asth
Rafael C. Asth
Professor de Matemática licenciado, pós-graduado em Ensino da Matemática e da Física e Estatística. Atua como professor desde 2006 e cria conteúdos educacionais online desde 2021.