Vegetação Litorânea


Vegetação Litorânea é a vegetação típica da região costeira. Ela está presente nos 17 estados litorâneos do Brasil. São eles: Amapá, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

A maior parte da vegetação litorânea está associada à Mata Atlântica, uma vez que a maior parte do seu território se localiza na zona costeira. Importa referir que a Mata Atlântica possui cerca de 20 mil espécies de plantas.

Como tipos de vegetação litorânea podemos citar as plantas que crescem nas restingas, nos manguezais, nas dunas e nas praias. São exemplos: açucena, bromélia, erva-baleeira, jurema, taboa, entre outras.

Vegetação LitorâneaVegetação Litorânea

Características

A vegetação própria dos ecossistemas aquáticos apresenta como caraterísticas o fato de ter o solo rico em sais, uma vez que seu solo fica submerso com as marés altas.

As plantas existentes nos manguezais possuem raízes aéreas (não são rasteiras), pois essas se adaptam à condição de crescerem encharcadas e lamacentas. Desta forma, as raízes dos arbustos têm forma de escora, o que serve para auxiliar a sua sustentação no solo lodoso.

Qual a Situação Atual no Brasil?

A vegetação litorânea está desaparecendo em virtude da desordenada ocupação humana da costa, resultado do desmatamento para construção de casas.

É algo que acontece desde a altura do descobrimento, ou seja, há anos. Os primeiros que chegavam ia se fixando no litoral, que é a nossa porta de entrada.

A restinga é dos espaços geográficos mais afetados pela intervenção do homem. Há grande demanda imobiliária, o que acaba por incentivar a sua destruição e extinção de espécies da flora brasileira.

Hoje, o bioma costeiro é muito diferente. Muito do que existe somente é possível em virtude dos trabalhos feitos pela sua preservação.

É o que faz o Núcleo Picinguaba, do Parque Estadual da Serra do Mar. Esse núcelo tem sob sua proteção as praias de Ubatuba, Cambury, Brava do Cambury, Picinguaba, Praia da Fazenda e Brava da Almada.

Quer saber mais? Então, leia: