Abraham Lincoln

Juliana Bezerra

Abraham Lincoln (1809-1865) foi o 16.º presidente dos Estados Unidos de 1861 a 1865.

Durante seu mandato enfrentou a Guerra Civil Americana e aboliu a escravidão no país.

Biografia

Abraham Lincoln
Abraham Lincoln

Abraham Lincoln nasceu em Hardin County, Kentucky, em 12 de fevereiro de 1809, numa família de colonos. Seu pai, Thomas Lincoln, perdeu tudo e mudou com a família para Indiana quando Lincoln tinha nove anos.

Como a família era muito pobre foi praticamente um autodidata e pegava livros emprestados para complementar a aprendizagem. Começou a vida profissional numa série de atividades técnicas. Foi topógrafo, agente de correio, cortador de lenha e lojista.

Passou a atuar com advogado quando tinha 25 anos após um longo período estudando legislatura.

Lincoln começou sua carreira política sendo deputado estadual em Ilinois. Em seguida, concorre a uma vaga no Congresso dos EUA em 1845 pelo Partido Republicano.

Na década de 50 inicia-se uma série de debates sobre a compatibilidade da democracia e a escravidão. Lincoln defendia que era impossível ser um Estado de Direito mantendo o sistema escravista. Essas discussões fazem seu nome ganhar fama nos estados do Norte, mas ser execrado nos estados sulistas.

Tenta uma vaga no Senado, mas não consegue ser eleito. De qualquer forma, consegue ser indicado para a presidência da República em 1860 e vencer as eleições presidenciais sem o apoio dos estados do Sul.

Imediatamente, os estados do Sul decidem separar-se do Norte e formar uma nação independente. A Guerra Civil americana começa e os dois bandos se enfrentam por quatro anos. Nesse ínterim, Lincoln consegue abolir a escravidão.

Lincoln foi assassinado por John Wilkes Booth (1838-1865), um ator contrário à abolição da escravidão, quando assistia a uma peça de teatro, em Washington.

Guerra de Secessão

Com o crescimento do movimento pelo Abolicionismo em todo país é iniciado uma mobilização para independência dos estados do sul. Lincoln opõe-se a esta iniciativa. Quando eleito presidente, em 1860, Abraham Lincoln enfrenta um forte embate separatista.

Alguns governadores dos estados do sul são contrários à política de Lincoln e demonstram o descontentamento antes mesmo da posse.

Liderados pela Carolina do Sul, seis estados - Alabama, Geórgia, Louisiana, Florida, Carolina do Sul, Mississipi - formam um novo país, batizado de Estados Confederados da América.

Assim, um mês após a posse do novo presidente, começa a Guerra de Secessão (1861-1865). O conflito iniciou em 12 de abril de 1861, na Carolina do Sul. Em quatro anos, 600 mil norte-americanos morreram. A guerra terminou em 9 de abril de 1865 com a vitória do norte sobre o sul.

Abolição da Escravidão

Mesmo com a guerra em curso, Abraham Lincoln toma uma decisão que mudaria a história dos Estados Unidos.

Em 1.º de janeiro de 1863, assina a Proclamação da Emancipação que libertaria todos os escravos do país.

Dois anos mais tarde, aprovaria a 13.ª emenda constitucional tornando proibida a escravidão no território americano.

Apesar da abolição, dos debates sobre a concessão de direitos civis aos ex-escravos, os afro-americanos enfrentariam uma longa luta para serem reconhecidos como cidadãos. No Sul, movimentos como a Ku Klux Klan aterrorizaram gerações de negros com seus atos violentos.

Frases

  • "Pecar pelo silêncio, quando se deveria protestar transforma homens em covardes".
  • "Deus deve amar os homens medíocres. Fez vários deles".
  • "Pode-se enganar a todos por algum tempo; pode-se enganar alguns por todo o tempo; mas não se pode enganar a todos todo o tempo".
  • "Só tem o direito de criticar aquele que pretende ajudar".
  • "Quase todos os homens são capazes de suportar adversidades, mas se quiser por à prova o caráter de um homem, dê-lhe poder".
  • "Ando devagar, mas nunca ando para trás".

Curiosidades

  • Lincoln foi o presidente que tornou o Dia de Ação de Graças como dia festivo nos Estados Unidos.
  • A biografia do político rendeu vários filmes para o cinema. Alguns exemplos são "Lincoln", de Steven Spielberg, de 2012 e "Abraham Lincoln", de D. W. Griffith, filmado em 1930.
Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.