Biomoléculas


As biomoléculas são compostos químicos das células de todos os seres vivos. São em geral moléculas orgânicas, compostas principalmente de carbono, além de hidrogênio, oxigênio e nitrogênio.

Como são as Biomoléculas?

As biomoléculas são formadas por átomos de carbonos. São dezenas a milhares de carbonos reunidos em um esqueleto carbônico ligado a a outros elementos químicos em menor quantidade.

Os átomos de carbono se unem por ligações simples ou duplas e formam cadeias lineares, ramificadas ou cíclicas. A forma como os carbonos se organizam define sua estrutura tridimensional, o que determina suas funções.

As características dessas moléculas também são determinadas pelos grupos funcionais (outros elementos) que se ligam ao esqueleto carbônico. Os principais grupos funcionais são:

  • Hidrocarbonetos - Ligações com Hidrogênio: Grupos Metil, Etil, Fenil;
  • Ligações com Oxigênio: Grupos Carboxila, Carbonila (aldeído e cetona), Éter, Éster e outros;
  • Ligações com Nitrogênio: Grupos Amina, Amida, Imidazol, etc;
  • Ligações com Enxofre: Grupos Dissulfeto, Sulfidrila, Tioésteres, etc;
  • Ligações com Fósforo: Grupos Fosforila, Fosfoanidrido e outros.

Portanto, a forma como se organizam os carbonos e os grupos funcionais definem a estrutura tridimensional da molécula, conferindo-lhe características e funções específicas.

Desse modo, os tipos de ligação entre os carbonos e os outros elementos, a conformação espacial da molécula e dos grupos funcionais, são bem específicos.

Além disso, as biomoléculas interagem de forma organizada e se um dos componentes sofre alguma alteração isso afetará os outros componentes relacionados, criando uma compensação ou uma reação coordenada.

Por exemplo, se uma enzima for alterada toda uma cadeia de reações será afetada, deixando de produzir proteínas necessárias ou produzindo defeituosas.

Quem são as Biomoléculas?

São componentes fundamentais dos organismos vivos. A maioria delas são macromoléculas, ou seja, moléculas grandes e com estrutura bastante complexa.

Cada biomolécula é composta de subunidades que determinam características estruturais e arranjos específicos dentro da célula. Quando reunidas e devidamente organizadas essas moléculas interagem de modo a conferir as características dos seres vivos.

As principais biomoléculas são:

Saiba também o que é uma molécula.