Ácidos Nucleicos: o que são, seus tipos e como são formados

Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Professor de Biologia e Química Geral

Os ácidos nucleicos são macromoléculas constituídas por nucleotídeos, que formam dois importantes componentes das células, o DNA e o RNA.

Eles recebem essa denominação pelo fato de possuírem caráter ácido e por serem encontrados no núcleo da célula.

Os ácidos nucleicos são essenciais para todas as células, pois é a partir das moléculas de DNA e RNA que são sintetizadas as proteínas, as células se multiplicam e ainda ocorre o mecanismo de transmissão das características hereditárias.

Além disso, os nucleotídeos são importantes em diversos processos, como a síntese de alguns carboidratos e lipídios e a regulação do metabolismo intermediário, ativando ou inibindo enzimas.

Componentes dos Ácidos Nucleicos

Como vimos, os ácidos nucleicos são formados por nucleotídeos, os quais apresentam três componentes básicos: um grupo fosfato, uma pentose e uma base nitrogenada.

Estrutura do nucleotídeo
Estrutura do nucleotídeo

Os nucleotídeos unem-se através de ligações fosfodiéster entre o açúcar e o grupo fosfato. A pentose é um açúcar com cinco carbonos, a do DNA é chamada de desoxirribose, enquanto a do RNA denomina-se ribose.

O que são os Ácidos Nucleicos?
Estrutura das pentoses

Quando existe apenas uma base nitrogenada ligada a um carboidrato do grupo das pentoses, forma-se um nucleosídeo. Graças à adição do grupo fosfato aos nucleosídeos, as moléculas passam a ter cargas negativas e tornam-se nucleotídios, apresentando o caráter ácido.

As bases nitrogenadas são estruturas cíclicas e existem em dois tipos: as púricas e as pirimídicas. Tanto o DNA como o RNA possuem as mesmas purinas: a adenina (A) e a guanina (G). As pirimídicas do RNA são: a uracila (U) e a adenina (A); No DNA são: adenina (A) e timina (T).

O que ocorre é uma alteração de bases nitrogenadas entre DNA e RNA. A timina está presente somente no DNA e a uracila no RNA. Quando ocorre o processo de transcrição, ou seja, quando uma parte do DNA é copiada formando uma fita de RNA, no lugar de complementar com timina, no RNA, coloca-se uracila.

O que são os Ácidos Nucleicos?

Por tanto, existem dois tipos de ácidos nucleicos: o ácido desoxirribonucleico ou DNA (desoxirribonucleic acid) e o ácido ribonucleico ou RNA (ribonucleic acid). Ambos são macromoléculas compostas por cadeias de centenas ou milhares de nucleotídios ligados.

O que são os Ácidos Nucleicos?
Moléculas de DNA e RNA, mostrando as diferenças de bases nitrogenadas presentes em cada uma

Saiba mais, leia também:

DNA e RNA | Quais são as DIFERENÇAS? Ver no YouTube
Rubens Castilho
Revisão por Rubens Castilho
Biólogo (Licenciado e Bacharel), Mestre e Doutorando em Botânica - Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Atua como professor de Ciências e Biologia para os Ensinos Fundamental II e Médio desde 2017.
Lana Magalhães
Edição por Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.