Canal da Mancha


O Canal da Mancha é uma via aquática que liga a Grã-Bretanha a França. Com uma área aproximada de 75 mil quilômetros, ele estabelece conexão do Mar do Norte com o Oceano Atlântico.

Com uma profundidade entre 120 metros e 40 metros, o Canal possui cerca de 560 quilômetros de extensão. Sua largura varia de 180 quilômetros (na parte oeste) a 34 quilômetros (na parte leste).

Canal da Mancha

Trata-se de um dos canais marítimos mais movimentados do mundo. O trecho da cidade de Dover (Inglaterra) e Calais (França) é o local por onde circula a maior parte das embarcações.

Muito famoso pelas fortes marés e tempestades, diversos acidentes já aconteceram no Canal da Mancha, sobretudo até o século XIX onde os barcos eram movidos a vela. No entanto, com a expansão da tecnologia naval, atualmente os barcos possuem diversos sistemas de segurança.

Importância

O Canal da Mancha possui um alto tráfico marítimo, sendo um dos locais de circulação de embarcações mais intenso do mundo. Para tanto, apresenta grande importância econômica com o transporte de mercadorias e navios petroleiros.

Além disso, conta com uma rede de diversos hotéis e resort's e, portanto, atrai milhares de turistas anualmente. Na história, o Canal da mancha serviu de barreira de proteção, favorecendo a Inglaterra contra as invasões das tropas de Napoleão e ainda, dos Nazistas durante a segunda guerra mundial.

Leia mais sobre o Dia D.

Túnel do Canal da Mancha

Canal da Mancha

Com aproximadamente 50 quilômetros de extensão, o Eurotúnel foi inaugurado em 06 de maio de 1994 pela rainha britânica Elisabete II e pelo presidente francês François Mitterrand. Foram 7 anos de construção e a mão-de-obra de 15 mil trabalhadores.

Construído sob o Canal da Mancha, no estreito de Dover, ele fica 50 metros abaixo do nível do mar do Norte. São três túneis, donde dois deles são para os trens e um para emergências.

Desde sua construção, é a principal via de comunicação entre a Grã-Bretanha e a França. Além do transporte de pessoas através dos trens, existe um sistema de transporte para veículos e carga.

É considerado uma das obras de engenharia mais caras do mundo (cerca de 9 bilhões de libras) sendo uma alternativa rápida de viagem. Faz conexão com as estações em Londres (Inglaterra), Paris (França) e Bruxelas (Bélgica), e o tempo total do trajeto é de apenas 35 minutos em uma velocidade média de 160 km/h.

Curiosidade: Você Sabia?

Na França o Canal da Mancha é chamado de “Le Manche” e na Grã-Bretanha "English Channel”. A tradução correta é “a manga”, uma vez que o canal lembra a manga de uma blusa. Por esse motivo, a tradução do português é incorreta “a mancha”.