Causas da Primeira Guerra Mundial

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Professor de Sociologia, Filosofia e História

A Primeira Guerra Mundial iniciou no dia 28 de julho de 1914 e durou até 11 de novembro de 1918, com a rendição alemã.

O estopim foi o assassinato do herdeiro do trono do Império Austro-Húngaro, que arrastou as nações para a guerra por conta de tratados de amizade e defesa.

Formação das Tríplices: Aliança e Entente

Desde o final do século XIX, a Europa vivia um clima de insegurança. Por esta razão foi criado um sistema de alianças e acordos que dividia o continente em dois blocos, a fim de garantir proteção e apoio militar mútuo em caso de guerra:

Triplice Aliança
Países da Tríplice Aliança e da Tríplice Entente

Morte de Francisco Ferdinando

Francisco Fernando, herdeiro do trono austro-húngaro e sua esposa, no dia 28 de junho de 1914, foram assassinados.

Esse assassinato aconteceu pelas mãos de Gavrilo Princip, estudante e militante sérvio-bósnio, integrante do grupo Mão Negra.

Imperialismo e colonialismo

O imperialismo e o colonialismo gerados pelo extraordinário crescimento industrial que acirrava os choques de interesse econômico e político entre as potências industrializadas.

Essas grandes potências buscaram ampliar seu comércio para outras regiões. Isso fez com que essa concorrência abrisse uma disputa entre esses grandes países.

Progresso do capitalismo

Progresso do capitalismo e consequentes problemas sociais do proletariado urbano e dos trabalhadores pobres em geral.

Desde as Revoluções Industriais e a transição da população europeia do campo para as cidades, as condições de vida e estrutura da população mais pobre passaram a se aprofundar.

Rivalidades entre nações

O expansionismo alemão e a transformação da Alemanha na maior potência industrial da Europa, fizeram brotar contra ele uma rivalidade na França, Inglaterra e Rússia.

O antigermanismo francês, em consequência da Guerra Franco-Prussiana (1870-1871), na qual a França foi derrotada e obrigada a entregar para os alemães as regiões de Alsácia e Lorena, esta última rica em minério de ferro.

A rivalidade russo-germânica, causada pela pretensão alemã de construir uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá.

A Rússia reagiu, pois a estrada ligaria a Alemanha ao Oriente Médio, rico em petróleo e possuidor de um atraente mercado consumidor, além de passar por regiões onde os russos pretendiam aumentar sua influência.

O antigermanismo inglês, resultado da concorrência industrial alemã. Às vésperas da guerra, os produtos alemães e ingleses concorriam em mercados que até então haviam sido dominados exclusivamente pela Inglaterra.

Quando os produtos alemães começaram a penetrar na própria Inglaterra, a burguesia industrial e financeira inglesa, passou a alimentar a ideia de que a Alemanha deveria ser contida.

Contexto Histórico

Na década que antecedeu a Primeira Guerra Mundial, a Península Balcânica vivia em eterno conflito.

O Império Austro-Húngaro, composto de povos de diferentes nacionalidades, sentia-se ameaçado pelas manifestações nacionalistas de suas minorias étnicas, principalmente dos tchecos e dos eslavos do sul.

Os sérvios pretendiam formar a Grande Sérvia, que englobaria a Bósnia e a Herzegóvina, e todos os povos eslavos que viviam em regiões dominadas pela Áustria. Para os austro-húngaros, a Sérvia era uma ameaça e deveria ser eliminada.

Outra grande ameaça para o Império Austro Húngaro era o Império Russo. Esta nação eslava, que defendia a ideia de que tinham a missão de libertar os eslavos do domínio dos turcos e dos austríacos.

Primeira Guerra Mundial
Alemanha, França, Áustria-Hungria,Rússia e Reino Unido sentados no caldeirão "Problemas dos Balcãs" que está prestes a explodir

Por sua vez, a Rússia tinha tratados de amizade e defesa com a Sérvia, que garantiam a intervenção do Império caso ela fosse atacada. Com este acordo, a Rússia também pretendia impor monopólios comerciais na região.

Em 1908, a Áustria anexou a Bósnia e a Herzegóvina frustrando as pretensões da Sérvia. A região entra em sucessivas guerras internas e a partir daí aceleraram-se os passos rumo à guerra mundial que se conhecerá a partir de 1914.

Com o assassinato do herdeiro do trono austríaco e sua esposa, o Império Austro-Húngaro dá um ultimatum à Sérvia. O Império exige participar do tribunal que julgaria o culpado, o estudante Gavrilo Princip.

A Sérvia não aceita esta condição e o Império Austro-Húngaro declara guerra ao país fazendo girar a complexa engrenagem de acordos e tratados das nações europeias. Dentro de um ano, as colônias europeias também estariam envolvidas no conflito.

Assim, vemos que a morte do arquiduque Francisco Ferdinando e sua esposa Sofia, foi um pretexto para a explosão de um conflito que poderia ser limitado às duas nações.

No entanto, envolveu as grandes potências imperialistas e seus aliados, entre 1914 e 1918.

Questões de Vestibular

1. (Unesp) A Primeira Guerra Mundial (1914-1918) resultou de uma alteração da ordem institucional vigente em longo período do século XIX. Entre os motivos desta alteração, destacam-se:

a) a divisão do mundo em dois blocos ideologicamente antagônicos e a constituição de países industrializados na América.
b) a desestabilização da sociedade europeia com a emergência do socialismo e a constituição de governos fascistas nos países europeus.
c) o domínio econômico dos mercados do continente europeu pela Inglaterra e o cerco da Rússia pelo capitalismo.
d) a oposição da França à divisão de seu território após as guerras napoleônicas e a aproximação entre a Inglaterra e a Alemanha.
e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

Letra E

e) a unificação da Alemanha e os conflitos entre as potências suscitados pela anexação de áreas coloniais na Ásia e na África.

2. (Mackenzie) Dentre as causas da Primeira Grande Guerra, destaca-se a questão balcânica, que pode ser associada:

a) à formação de novas nacionalidades, como a Iugoslava sob a tutela da Alemanha.
b) às disputas coloniais na Ásia e na África entre a França e a Inglaterra.
c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.
d) às desavenças entre o Império Austro-Húngaro e a Inglaterra ligadas à anexação da Bósnia-Herzegovina.
e) ao assassinato do Príncipe Herdeiro, Francisco Ferdinando, e as questões pendentes relacionadas ao Tratado de Brest-Litowsky e o desmembramento da Áustria-Hungria.

Letra C

c) ao interesse russo em abrir os estreitos de Bósforo e Dardanelos, o nacionalismo eslavo e ao temor austríaco quanto à formação da Grande Sérvia.

Primeira Guerra Mundial - Toda Matéria Ver no YouTube

Leia também:

Thiago Souza
Revisão por Thiago Souza
Graduado em História e Especialista em Ensino de Sociologia pela Universidade Estadual de Londrina. Ministra aulas de História, Filosofia e Sociologia desde 2018 para turmas do Fundamental II e Ensino Médio.
Juliana Bezerra
Edição por Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.