Tríplice Entente

Juliana Bezerra

A Tríplice Entente foi uma aliança formada pela Inglaterra, Rússia e França a fim de resistir e contestar a Tríplice Aliança. Surgiu no início do século XX, em 1907.

A Tríplice Entente e a Tríplice Aliança dividiam o continente em dois blocos. Esse sistema de alianças era baseado num acordo econômico, político e militar. Assim, tinham fins diplomáticos e funcionavam como uma proteção entre os Estados, os acautelando de ataques dos rivais.

Resumo

A Alemanha estava se transformando na maior potência industrial da Europa, por isso era uma ameaça a vários países. Junto com a Áustria e a Itália haviam formado, em 1882, a Tríplice Aliança.

Anteriormente à Tríplice Entente houve a Entente Anglo-Russa, em 1907; a Aliança Franco-Russa, em 1891 e a Entente Cordiale, entre a França e a Inglaterra, em 1904.

Antes da composição de países que caraterizou a Tríplice Entente, a França e a Inglaterra haviam pressionado a adesão da Rússia, ameaçando retirar apoios feitos ao Estado caso os russos negassem se aliar aos ingleses e franceses. O seu maior interesse se concentrava no fato de a Rússia se localizar em local estratégico.

Primeira Guerra Mundial

Embora o objetivo de ambas as alianças fosse diplomáticos - indo ao encontro da manutenção de direitos e promoção de interesses - com elas eclodiu a Primeira Guerra Mundial, resultado dos constantes atritos entre as nações envolvidas.

Interesses econômicos e políticos que sobrepunham um Estado ao outro suscitaram a rivalidade. Um exemplo é o antigermanismo francês, decorrente da entrega da França à Alemanha regiões ricas em minério de ferro.

Tratado de Londres (1915)

Em 1915, quando já decorria a Primeira Guerra Mundial, a Itália deixa a Tríplice Aliança aderindo à Tríplice Entente.

Desenvolvimentos da Primeira Guerra

Iniciada a Guerra em 1914, a Tríplice Aliança era detentora de maiores recursos para combate. A Alemanha ia avançando e somando inimigos, mas foi alvo de sucessivas derrotas e seus aliados se renderam.

Finalmente, em 1918, é assinada a rendição alemã, finalizando, assim, o fim da Primeira Guerra Mundial.

Aliados na Primeira Guerra

No início da Primeira Guerra, as nações da Tríplice Entente entraram como aliadas contra as potências centrais - Alemanha e Áustria. Posteriormente, tiveram à adesão dos seguintes países:

  • Itália
  • Estados Unidos da América
  • Portugal
  • Brasil
  • Japão
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Canadá
  • África do Sul

Leia mais sobre a Primeira Guerra Mundial:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.