Início da Segunda Guerra Mundial


O início da Segunda Guerra Mundial é mercado pela invasão da Polônia, em 1º de setembro de 1939. O fim conflito só ocorreu em 1945.

Após a invasão, Inglaterra e França declararam guerra à Alemanha. O ato ocorreu dois dias após a ação alemã.

A invasão ocorreu porque a Alemanha exigiu que a Polônia devolvesse a zona denominada corredor polonês e o porto de Danzig. Diante da recusa polonesa, Adolf Hitler ordenou a invasão.

Motivos

O ato materializava uma série de descontentamentos da Alemanha na região. O país saiu derrotado da Primeira Guerra Mundial. Os Aliados impuseram uma série de penas à Alemanha, que não participou das discussões e elaboração do Tratado de Versalhes.

A Alemanha perdeu a Alsácia Lorena e parte da Prússia. Precisou suportar os custos do conflito e estava pagando altas indenizações. Como o país precisava pagar a dívida, foi atingida por um colapso financeiro marcado pela inflação, colapso da moeda e desemprego em massa.

Os fatores contribuíram para incitar os ânimos da ultradireita e facilitaram a criação e expansão do Nazismo. Indignados, os alemães apoiaram a condução de Adolf Hitler ao poder. O ditador assumiu o poder em 1933.

Por que a invasão da Polônia?

Porque a Alemanha discordava de muitos pontos do Tratado de Versalhes. As relações diplomáticas entre os dois países estavam abaladas desde a República de Weimar.

O império alemão (Reich) foi contrário à nova demarcação da fronteira leste. Na região foi estabelecido um corredor polonês, que era neutro.

Esse corredor era usado para separar a Alemanha do Prússia Oriental e foi imposto no Tratado de Versalhes.

Caso ficasse com o território, a Alemanha teria acesso às matérias-primas da Ucrânia, Sibéria, Cáucaso e Romênia.

Por este motivo, Hitler começou a invadir as regiões em uma clara política expansionista. O avanço do nazista não foi contido de início porque as grandes potências viram em suas ações uma forma de barrar o comunismo da União Soviética.

Hitler, por sua vez, assinou com Stalin um acordo de não agressão. Esse acordo duraria cinco anos. A União Soviética, assim, contribuiu para a invasão da Polônia. O objetivo era dividir o território com a Alemanha.

A Alemanha também retomou em 1935, a produção de armas e estabeleceu o serviço militar obrigatório. As duas ações contrariavam o Tratado de Versalhes.

Adolf Hitler passou a costurar um leque de alianças com Benito Mussolini, ditador italiano e Francisco Franco. Em 1938, anexou a Áustria. Um ano depois, anexou parte da Tchecoslováquia, onde estavam minorias alemãs.

Com a invasão da Polônia, a medida de Inglaterra e França foi declarar a guerra.

Complemente sua pesquisa. Leia: