6 Filmes sobre Hitler, o ditador do nazismo

Juliana Bezerra

A vida de Adolf Hitler (1889-1945) foi tema de inúmeros filmes. As temáticas são variáveis: desde a infância do ditador até os efeitos do nazismo para a sociedade alemã e mundial.

Descubra aqui 6 filmes que contam detalhes da biografia de um dos mais controversos líderes da História.

1. O triunfo da vontade, ‎Leni Riefenstahl (1934)

Triunfo da Vontade
O Triunfo da Vontade

"O Triunfo da Vontade" é um documentário que foi produzido pelo próprio Adolf Hitler e retrata o 6º Congresso do Partido Nazista, realizado em Nuremberg, em 1934.

Dirigido pela cineasta e colaboradora do regime, Leni Riefenstahl (1902-2003), o filme mostra as grandes concentrações nazistas, o fanatismo do seguidores e a figura de Hitler como líder indiscutível. Também é um ótimo exemplo de como o cinema estava a serviço da propaganda política.

2. A Face do Führer, Jack Kinney (1943)

A Face do Fuehrer
A Face do Fuehrer

Curta-metragem de animação produzido pelos estúdios Disney. Neste desenho animado, o Pato Donald sonha que vive numa sociedade dominada pelo nazismo, onde o rosto de Adolf Hitler está presente em todos os lugares.

Desta maneira, o personagem tem que estar constantemente alerta para fazer a saudação nazista e não ser desrespeitoso com o Führer. Ótimo para entender como a propaganda nazista conquistou a sociedade alemã e o posicionamento dos Estados Unidos no conflito.

3. Hitler, uma carreira, Joachim Fest & Christian Herrendoerfer (1977)

Hitler, uma carreira
Fragmento de "Hitler- uma carreira"

Escrito e co-dirigido pelo principal biógrafo de Hitler, o escritor alemão Joachim Fest (1926-2006), o filme se concentra na infância e na juventude do ditador.

De igual maneira, percorre a criação do partido Nacional Socialista, a ascensão eleitoral, até a sua liderança na Alemanha.

O filme questiona como foi possível a radicalização de Hitler a partir de fatos de sua infância e como sua frustração foi canalizada para fazer o mal. Inclui trechos de discursos dos principais dirigentes e das concentrações do Partido Nazista.

4. Hitler – A Ascensão do Mal, Christian Duguay (2003)

Ascenção do mal
Ascensão do mal

Interessante minissérie que dramatiza a vida de Adolf Hitler antes de se tornar um líder político. Assim, acompanhamos como o artista frustrado e ex-soldado entra em contato com as ideias do seu tempo como o comunismo e o fascismo.

O roteiro repassa os principais fatos de sua trajetória como o Golpe de Munique, ou a elaboração do livro "Minha Luta", onde Hitler expôs suas ideias antissemitas (contra os judeus). Tudo isso tem como pano de fundo o período entre as guerras mundiais (1918-1939) e a crescente polarização política da Alemanha.

5. Operação Valquíria, Bryan Singer (2008)

Operação Valquíria
Cartaz de Operação Valquíria

Estrelado por Tom Cruise, o filme narra o planejamento e a execução de um atentado contra a vida de Adolf Hitler, em plena Segunda Guerra Mundial (1939-1945).

O roteiro, baseado em fatos reais, mostra a decadência física do ditador e como parte das Forças Armadas não concordavam com os rumos que o conflito havia tomado.

6. Treze Minutos, Oliver Hirschbiegel (2015)

Treze minutos
Treze Minutos

A história do carpinteiro Georg Elser (1903-1945) que planejou e cometeu um atentado para matar Hitler em 8 de novembro de 1939, na cidade de Munique. O filme retrata o planejamento, a captura e a detenção de Georg Elser pelas mãos da Gestapo.

Apesar de ter falhado, a façanha é considerada um ato de heroísmo e a figura de Georg Elser é homenageada com um monumento em Berlim.

Tem mais textos e sugestão de filmes para você:

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.