Filmes sobre a Segunda Guerra Mundial

Juliana Bezerra

Filmes são uma ótima maneira de aprender ou reforçar a matéria.

A Segunda Guerra Mundial inspirou várias obras cinematográficas que são uma boa maneira de entender mais sobre o conflito.

Abaixo selecionamos 12 filmes que narram distintas visões da guerra.

1 - O pianista, de Roman Polanski.2002.

O pianista

Baseado na autobiografia do pianista judeu polonês Władysław Szpilman que vivia em Varsóvia quando esta foi invadida pelos alemães. O músico consegue se esconder no Gueto de Varsóvia, mas decide sair dali para sobreviver e fica a mercê de um coronel alemão.

Ganhador de vários Oscar, o filme mostra a invasão da Polônia pelos nazistas, o cotidiano do Gueto de Varsóvia e ainda o Levante ocorrido ali em 1943.

Saiba mais em Início da Segunda Guerra Mundial

2 - Filhos da Guerra, de Agnieszka Holland.1990.

Filhos da Guerra

Baseado na biografia de Solomon Perel, o filme narra a história do jovem judeu polonês. Perel sobreviveu à invasão nazista e soviética à Polônia, foi para um orfanato na URSS e chegou a ingressar na Juventude Hitlerista, sempre ocultando sua condição de judeu.

A obra serve para entender a lógica da propaganda nazista junto à população e a perseguição aos judeus.

Leia os artigos:

3 - A vida é bela, de Roberto Benini.1997.

A vida é bela

Na Itália dos anos 30, um judeu tenta sobreviver à perseguição fascista valendo-se do seu bom humor. Quando começam as deportações, ele é levado para um campo de concentração com o filho. Para amenizar a dor da criança, o pai faz de tudo para que ele acredite que estão dentro de um grande jogo.

Apesar de ser uma comédia-trágica, o filme retrata a escalada do fascismo na Itália e o cotidiano num campo de concentração.

Leia mais:

4 - O nono dia, de Volker Schlöndorff. 2004.

O nono dia

Preso no campo de concentração de Dachau, Alemanha, o padre Henri Kramer é solto por nove dias e deve voltar à cidade de Luxemburgo, onde nasceu.

Ali, os dirigentes nazistas lhe dão nove dias para refletir se concorda publicamente com o nazismo e continua vivo, ou volta para o campo de concentração, onde morrerá.

Obra excelente para entender o posicionamento da Igreja Católica frente ao nazismo. Destaque para as discussões filosóficas entre o sacerdote e o sub-oficial nazista.

Leia mais: Nazismo

5 - O Império do Sol, de Steven Spielberg.1987.

O império do Sol

Estrelado por Christian Bale, a obra narra a história de um garoto inglês que vivia em Xangai, China, quando esta é invadida por japoneses.

Separado dos pais e levado para um campo de concentração para ingleses e americanos, o menino tem que desenvolver estratégias para sobreviver neste ambiente hostil.

Ótimo filme para aprender sobre as condições da guerra sino-japonesa.

Leia mais:

6 - Pearl Habor, de Michael Bay. 2001.

Pearl Habor

Dois amigos de infância, que se tornaram aviadores, se reencontram em Pearl Habor na véspera do ataque japonês à base americana. No dia seguinte, ambos participam da defesa da ilha.

Contada com efeitos especiais do cinema moderno, o filme capricha nos detalhes daquele que foi o motivo para os Estados Unidos entrar na Segunda Guerra.

Leia mais: Pearl Habor

7 - Casablanca, de Michael Curtiz.1942.

Casablanca

Em Casablanca, no Marrocos ocupado por alemães, refugiados de várias nacionalidades e classes sociais aguardam um visto que os autorizaria a sair do país.

Um deles é americano Rick Blaine que dirige um cassino enquanto pensa na amada que deixou na Paris ocupada pelos nazistas.

Além de ser um filme obrigatório para a história do cinema, a obra mostra que uma guerra não se trava somente no campo de batalha. Milhares de pessoas são expulsas de seus países e são forçadas a buscar outro lar para reiniciar suas vidas.

Leia mais: Causas da Segunda Guerra Mundial

8 - Stalingrado – a batalha final, de Joseph Vilsmaier.1993.

Satalingrado filme

A história de soldados alemães que foram lutar contra as tropas soviéticas no frio e duro inverno da cidade de Stalingrado.

Esta obra é essencial para entender os movimentos do Exército Vermelho e o desespero das tropas alemãs em território soviético.

Leia mais: Batalha de Stalingrado

9 - Cartas de Iwo Jima, de Clint Eastwood.2006.

Cartas de Iwo Jima

Uma das mais longas batalhas da Segunda Guerra foi travada numa pequena ilha do Pacífico, Iwo Jima. Contada sob o ponto de vista de um oficial japonês, americanos e japoneses lutam por ferozmente aquele pedaço de terra.

Obra primordial para conhecer a tenacidade das duas nações que não renunciavam a nenhum palmo do território.

Leia mais: Principais Batalhas da Segunda Guerra Mundial

10 - O mais longo dos dias, de Ken Annakin.1962.

O mais longo dos dias

Clássico do cinema que mostra de forma simultânea a preparação para o desembarque da Normandia na Inglaterra, Alemanha e França.

Bom para entender o Dia-D, o final da Segunda Guerra Mundial e atuação do Exército americano e britânico.

Leia mais Dia D- Segunda Guerra Mundial.

11 - A Queda - As Últimas Horas de Hitler, de Oliver Hirschbiegel. 2004.

A Queda

Refugiados num bunker, com Berlim sitiada pelas tropas soviéticas, Hitler e seus aliados fazem um derradeiro esforço de manter-se no poder. Os últimos dias de Adolf Hitler narrados através da ótica de sua secretária.

A obra permite conhecer o sítio à Berlim, o fanatismo dos colaboradores de Hitler e também seu alheamento diante da situação caótica da Alemanha.

Leia mais em Consequências da Segunda Guerra Mundial

12 - O Julgamento de Nuremberg, Yves Simoneau. 2000.

O julgamento de Nuremberg

Após o fim da Segunda Guerra Mundial, os Aliados decidem julgar os generais e líderes nazistas que foram capturados. A cidade escolhida é Nuremberg, a mesma onde o partido nazista havia sido fundado.

Trata-se de uma minissérie de televisão inspirada no clássico de 1961. O filme é importante para conhecer a Europa do pós-guerra e a preponderância que os Estados Unidos teriam no continente.

Leia mais: Tribunal de Nuremberg

Juliana Bezerra
Juliana Bezerra
Bacharelada e Licenciada em História, pela PUC-RJ. Especialista em Relações Internacionais, pelo Unilasalle-RJ. Mestre em História da América Latina e União Europeia pela Universidade de Alcalá, Espanha.