12 filmes educativos para assistir em família

Daniela Diana

Os filmes educativos são formas divertidas de explicar determinadas coisas às crianças. Nessa seleção, buscamos questões importantes para discutir com os filhos como: os sentimentos, as relações, a amizade, as dificuldades da vida, dentre outros.

1. Divertida Mente (2015)

Gênero: Animação, Comédia
Classificação: Livre
Duração: 1h35

Divertida Mente (Inside out, título em inglês) é uma animação do gênero comédia em que aborda de maneira divertida as emoções presentes no interior do cérebro de uma garota de 11 anos de idade, Riley.

As emoções estão divididas em personagens curiosos como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A história se desenrola quando o pai da garota precisa mudar de cidade por conta do novo emprego, que começa a deixar Riley triste.

Divertida mente

Trata-se de um filme muito interessante para assistir com os filhos, uma vez que mostra o funcionamento do nosso cérebro, desde a importância das memórias e de cada sentimento para nossas vidas. Além disso, é preciso estar atento ao controle emocional e ensinar isso às crianças.

O que discutir com as crianças?

  • O funcionamento do cérebro
  • A importância de todas as emoções
  • Controle emocional

2. Wall-e (2008)

Gênero: Animação, Ficção científica
Classificação: Livre
Duração: 1h43

Wall-e é uma animação que conta a história de um robô que passa a limpar o lixo da terra, deixado pelos seres humanos. O enredo acontece no ano de 2805 d.C. Nesse panorama, o planeta está coberto de lixo e muitos robôs foram feitos para auxiliar na limpeza e os seres humanos passaram a viver numa nave, chamada Axiom.

Wall-e

Essa animação é muito interessante para refletir sobre o consumo excessivo e o lixo criado pelos seres humanos. Ideias como reciclagem, acúmulo de objetos e o uso sustentável das coisas do planeta são importantes questões que podemos refletir com nossos filhos.

O que discutir com as crianças?

  • Sustentabilidade e reciclagem
  • Poluição causada pelo lixo
  • Educação ambiental

3. Tá dando onda (2007)

Gênero: Animação, Comédia
Classificação: Livre
Duração: 1h25

Tá dando onda (Surf's up, título em inglês) é uma animação que foca na história de um pinguim, Cadu Maverick, que corre atrás do seu maior sonho: ser surfista. O grande desafio é participar de um torneio o Big Z Memorial Surf Off, uma espécie de campeonato mundial do surf.

Para se preparar, o seu ídolo Big Z, que vive isolado numa praia, resolve o ajudar. Com muito foco e dedicação, ele consegue vencer o torneio do mais famoso pinguim do momento: Tank Evans.

Tá dando onda

Com muito humor e personagens icônicos, esse filme nos ajuda a perceber que devemos correr atrás dos nossos sonhos, por mais impossíveis que pareçam ser. Além disso, ser dedicado e aprender com as derrotas faz parte da vida.

O que discutir com as crianças?

  • Dedicação para vencer os obstáculos
  • Frustrações fazem parte da vida
  • Acreditar nos sonhos

4. A viagem de Chihiro (2001)

Gênero: Animação, Fantasia
Classificação: maiores de 6 anos
Duração: 2h05

A viagem de Chihiro é uma animação japonesa que conta a história de uma menina de 10 anos, Chihiro. A saga de Chihiro desenrola a partir do momento em que seus pais são transformados em porcos pela bruxa Yubaba. Num mundo repleto de seres fantásticos, ela conhece um personagem, Haku, que lhe dá dicas e a ajuda com as dificuldades.

A viagem de chihiro

Algumas lições interessantes do filme é o sentimento de coragem que devemos ter mesmo em situações que sentimos muito medo, além de saber lidar com momentos adversos que existem na vida.

Há ainda, a lição de que, muitas vezes, precisamos fazer algo na vida que não gostamos muito, mas que é necessário ter paciência para atingir o nosso objetivo.

O que discutir com as crianças?

  • Medo e coragem
  • Determinação para atingir o objetivo
  • Momentos difíceis da vida

5. Valente (2012)

Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Classificação: Livre
Duração: 1h40

Valente (Brave, em inglês) é uma animação que conta a história da menina Merida. Essa jovem princesa é fora dos padrões e acaba sendo criticada por sua mãe, por conta de seus gostos, sendo o maior deles: o arco e flecha.

Insatisfeita com seu destino de se tornar uma princesa e se casar com alguém que não ama, Mérida pede um feitiço para uma bruxa, que transforma sua mãe em um urso. Para desfazê-lo, ela e seus irmãos irão enfrentar diversos desafios.

Valente, o filme

Essa animação tem como protagonista uma personagem feminina, uma guerreira muito corajosa e que está disposta a enfrentar desafios para conquistar seu lugar no mundo, sem sabotar sua vontade de ser quem pretende ser. Temas como o papel da mulher, a coragem e o livre-arbítrio, podem ser discussões importantes para ter com as crianças.

O que discutir com as crianças?

  • Livre-arbítrio
  • Esteriótipos
  • Coragem para vencer

6. Zootopia: Essa Cidade é o Bicho (2016)

Gênero: Animação, Aventura, Comédia
Classificação: Livre
Duração: 1h50

Zootopia: Essa Cidade é o Bicho é um filme de animação que conta a história de uma coelha, Judy Hopps. Ela se torna a primeira oficial coelho no departamento de polícia de uma cidade chamada Zootopia, onde diferentes espécies de animais vivem em harmonia.

Ao lado da raposa Nick Wilde, que lida com os casos de maneira bem diferente, ou seja, trapaceando, elas vão tentar desvendar um dos casos na cidade: o sumiço de um dos animais. No entanto, acabam se tornando próximos e num dos momentos Nick confessa a Judy que sofreu bullying na vida.

Zootopia

Essa animação está repleta de temas interessantes para discutir com os filhos tais como: a tolerância, o preconceito, as diferenças entre as pessoas, a resiliência, a determinação e a persistência para realizar os sonhos.

O que discutir com as crianças?

  • Preconceitos
  • Respeito às diferenças
  • Bullying

7. As Aventuras de Peabody e Sherman (2014)

Gênero: Animação, Aventura, Ficção Científica
Classificação: Livre
Duração: 1h32

As Aventuras de Peabody e Sherman (Mr. Peabody & Sherman, título em inglês) é uma animação que relata a história de Peabody, um cão muito inteligente que ganha o Prêmio Nobel por suas invenções. Depois disso, ele adota um bebê humano, chamado Sherman.

Responsável pela educação da criança, Peabody lhe explica muitas coisas e, com isso, resolve criar uma máquina do tempo, com o intuito de mostrar ao garoto vários fatos históricos.

As aventuras de Peabody e Sherman

O problema começa quando Sherman vai para a escola. Ali, sofre bullying de algumas crianças por ser diferente. No entanto, ele consegue dar a volta por cima, mostrando para sua colega Penny, a realidade por detrás da história.

Alguns temas interessantes do filme e que podem ser levantados para discutir com as crianças são o bullying, as diferenças entre as pessoas, a importância do respeito, além de muitos assuntos relacionados à ciência e à história.

O que discutir com as crianças?

  • Bullying
  • Ciências
  • História

8. Up, altas aventuras (2009)

Gênero: Animação, Aventura, Comédia Dramática
Classificação: Livre
Duração: 1h36

Up, altas aventuras é um filme de animação que conta a história de Carl Fredricksen, um vendedor de balões. O sonho dele e de sua esposa, Ellie, é viver no Paraíso das Cachoeiras, na Venezuela. No entanto, Ellie falece antes de o realizarem.

Um dos problemas que ele enfrenta está relacionado com sua casa, visto que foi contactado para mudar dali e ir morar em um asilo, pois a ideia é usar o terreno para fazer um prédio. Ele se recusa, e disposto a concretizar seu sonho e o de sua mulher, enche milhares de balões com gás e transforma sua casa em um grande dirigível.

Up, altas aventuras

Quando finalmente está indo ao encontro ao seu sonho, encontra Russell, o menino escoteiro, em sua varanda. A partir disso, muitas aventuras e peripécias acontecerão.

Alguns temas que vale a pena discutir com as crianças são: a importância de respeitar os mais velhos, além de aprender com eles; e, claro, outro assunto importante é sobre lidar com a morte.

O que discutir com as crianças?

  • Respeito aos mais velhos
  • Persistência para atingir os objetivos
  • Momentos adversos, como a morte

9. Festa no céu (2014)

Gênero: Animação, Aventura
Classificação: Livre
Duração: 1h35

Festa no céu (The book of life, título em inglês) é uma animação que conta a história de um grupo de crianças bagunceiras que foram convocadas para fazer uma visita a um museu.

Curiosamente, o guia do museu resolve focar no “livro da vida” e começa a contar-lhes todas as histórias. Os personagens que mais se destacam são: Catrina (La Muerte); Xibalba (ex-marido de Catrina); Maria (filha da maior autoridade da cidade de San Angel); Manolo (violinista e pretendente de Maria); Joaquim (também pretendente de Maria).

Festa no céu

Vale lembrar que Catrina é quem governa a Terra dos Lembrados e Xibalda, a Terra dos Esquecidos. Além disso, há um terceiro mundo: o mundo dos vivos. As histórias estão imersas na cultura mexicana e, sobretudo, num dos maiores eventos do México: o dia dos mortos.

Alguns temas de discussão interessantes para as crianças são: a cultura mexicana, o companheirismo e o livre- arbítrio.

O que discutir com as crianças?

  • Livre-arbítrio
  • Amizade
  • Cultura Mexicana

10. Ratatouille (2007)

Gênero: Animação, Comédia
Classificação: Livre
Duração: 1h51

Ratatouille é um filme que conta a história de Remy, um ratinho que sonha em ser chefe de cozinha, entretanto, ele não recebe o apoio de sua família. Um dos chefes de cozinha mais famosos e que ele admira muito, Auguste Gusteau, fundou um restaurante na cidade de Paris, que Remy resolve visitar.

Ali, ele faz amizade com um dos ajudantes de cozinha, Linguini, que é muito atrapalhado e não pode perder o emprego. Diante disso, Remy resolve ajudar o colega se escondendo no seu chapéu e dando-lhe dicas para cozinhar.

Ratatouille

Em meio a muitas confusões, o enredo se desenrola e a trama vai revelando segredos. Como exemplo, temos que o ajudante atrapalhado é, na verdade, filho legítimo de Auguste Gusteau e, portanto, dono do restaurante.

Essa animação levanta muitas questões interessantes para discutir com as crianças como o livre-arbítrio, ou seja, escolher o que cada um pretende ser na vida de acordo com suas habilidades, além da importância da amizade e do trabalho em equipe.

O que discutir com as crianças?

  • Amizade e companheirismo
  • Trabalho em equipe
  • Persistência para atingir os objetivos

11. A Fantástica Fábrica de Chocolate (2005)

Gênero: Aventura, Fantasia, Comédia
Classificação: Livre
Duração: 1h55

A Fantástica Fábrica de Chocolate (Charlie and the Chocolate Factory, título em inglês) foi lançado em 1971 e, em 2005, foi feito um remake desse clássico. O filme está centrado na história do menino Charlie que vive com sua família em uma casa muito simples. Ele adoro chocolates, mas come somente uma vez por ano, quando ganha uma barra no seu aniversário.

Willy Wonka, o dono da maior fábrica de chocolate, resolve abrir um concurso em que 5 crianças são convidadas para visitar a fábrica e, felizmente, Charlie é uma delas.

A fantástica fábrica de chocolate

Quando chega o grande dia, todas as crianças, acompanhadas de seus pais, visitam a fábrica. Contudo, por conta da personalidade de cada uma, elas vão sendo eliminadas e, por último, fica Charlie, que acaba sendo o herdeiro da fábrica de chocolates.

Esse filme é muito interessante para discutir com as crianças temas como pensar no próximo e as consequências que podem trazer determinadas atitudes e comportamentos.

O que discutir com as crianças?

  • Comportamentos e consequências
  • Persistência para atingir objetivos
  • Diferenças

12. As aventuras de Pi (2012)

Gênero: Drama, Aventura
Classificação: maiores de 12 anos
Duração: 2h07

As aventuras de Pi (Life of Pi, em inglês) revela a história de uma família indiana que possui um jardim zoológico e resolve se mudar para o Canadá com os animais.

Durante a mudança, ocorre um naufrágio e, da família, somente Pi Patel, o irmão mais novo, sobrevive. Salvo pelo bote salva-vidas, na primeira semana ele convive com uma hiena, uma zebra de perna partida, um orangotango e um tigre-de-bengala.

As aventuras de Pi

No final, somente ele e o Tigre, chamado de Richard Parker, sobrevivem e passam a viver juntos à deriva. Durante 227 dias no mar, Pi enfrenta diversos desafios, como a fome, o medo e a solidão.

Um tema de discussão muito interessante sobre esse filme é a questão de lidar com os problemas da vida de maneira criativa e com muita fé.

O que discutir com as crianças?

  • Dificuldades e adaptação
  • Fé e persistência
  • Coragem
Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.