David de Michelangelo

Laura Aidar

A escultura David, do artista renascentista Michelangelo, é uma das mais fascinantes obras da história da arte ocidental.

Foi iniciada em 1501 e finalizada em 1504, sendo uma enorme representação humana de mais de 5 metros de altura e pesando 5 toneladas de mármore maciço.

Encontra-se atualmente na Galeria da Academia, um prestigiado museu em Florença, na Itália.

Considera-se esse trabalho uma obra-prima e um símbolo importante do movimento renascentista.

david de michelangelo
David de Michelangelo

Análise da obra David de Michelangelo

Esse trabalho faz parte de um projeto de doze esculturas bíblicas utilizadas para decorar a parte externa da Catedral de Santa Maria del Fiore, atualmente conhecida como Duomo de Florença.

Em 1460, os artistas Agostino di Duccio e Antonio Rosselino já haviam tentado, sem sucesso, esculpir a enorme peça de mármore, apelidada de "o gigante".

A escultura permaneceu guardada e inacabada por mais de 40 anos, até que no início do século XV, Michelangelo assumiu o projeto e realizou o feito, considerado o ápice de seu trabalho escultórico.

Nessa escultura, Michelangelo retrata a história bíblica de David e Golias.

De acordo com as sagradas escrituras, David era um jovem que derrota o gigante Golias, um soldado filisteu. Dessa forma, o corajoso rapaz ajuda o povo de Israel a se libertar do domínio inimigo.

É interessante como a narrativa é contada através do olhar do herói. A presença da outra personagem - Golias - é subtraída, existindo apenas na imaginação do público.

David é representado preparando-se para enfrentar o enorme desafio levando somente uma funda, arma utilizada pra arremessar pequenas rochas. Sua atitude demostra uma espécie de "ação em pausa".

Detalhes da escultura

Podemos notar, através da expressão facial e corporal do moço, que ele está bastante concentrado e relativamente tenso. Há também uma atitude ousada e que denota pensamento estrategista e cauteloso.

david de michelangelo
As veias na mãos de David denotam o enorme conhecimento em anatomia do mestre Michelangelo

A testa franzida entre as sobrancelhas, as narinas expandidas, as veias dilatadas e o olhar penetrante são características que tornam o trabalho "quase humano" e realmente impressionante.

pés de david
Os pés da estátua também exibem um trabalho primoroso

Os pés da estátua também exibem um trabalho primoroso e mostram o herói apoiando o peso do corpo em um dos pés, enquanto o outro sustenta-se com a parte dianteira no solo.

Curiosidades sobre David de Michelangelo

Houve alguns episódios envolvendo a grande estátua. Veja:

  • 1512: nesse ano, um raio caiu sobre a escultura e acertou sua base, o que ocasionou pequenas rachaduras nos tornozelos, mas nada preocupante.
  • 1527: um conjunto de republicanos arremessou objetos de cima do Palazzo Vecchio e eles atingiram o braço esquerdo de David. O acontecimento causou fragmentos em 3 partes, que foram restauradas, mas ainda assim são aparentes.
  • 1846: realização de uma réplica da escultura em bronze que foi colocada na Piazzale Michelangelo.
  • 1872: transferência de David para a Academia de Belas Artes de Florença.
  • 1910: colocação de réplica de David em frente ao Palacio Vecchio.
  • 1991: a escultura é vítima de um atentado, quando um sujeito disfere marteladas em seu pé esquerdo.

Dimensão da escultura David de Michelangelo

Esse é um trabalho grandioso em todos os sentidos. Como foi dito, as dimensões de David são de mais 5 metros de altura, pesando mais de 5 toneladas.

É interessante observar uma figura humana ao lado da escultura para termos o real entendimento das proporções de tal estátua.

david

Quem foi Michelangelo?

michelangelo
Retrato de Michelangelo, quadro pintado por Daniele da Volterra

Michelangelo foi um artista italiano que nasceu em 1475, em 6 de março. Importante artista do período Renascentista, conseguiu transpor para sua arte as características e ideais de sua época, tanto no que diz respeito à política, quanto à religião e cultura.

Foi ativo em diversas áreas da arte, como pintura, escultura, arquitetura e poesia. Recebeu grande reconhecimento e foi apelidado de o Divino.

Faleceu em Roma em 1564, aos 88 anos e foi sepultado na Igreja da Santa Cruz de Florença.

Laura Aidar
Laura Aidar
Laura Aidar é licenciada em Educação Artística pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2007. Formada em Fotografia pela Escola Panamericana de Arte e Design de São Paulo (2010).