Definição de Moral

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Professor de Filosofia, Mestre em Ciências da Educação

O que é moral?

Para responder sobre a questão sobre o que é moral, é necessário perceber que a vida em sociedade requer certas regras que orientem a conduta humana de modo a garantir uma boa convivência.

São os valores morais que determinam o certo e o errado de acordo com a cultura, a religião e os tabus daquele grupo. O conjunto desses valores é chamado de moral.

Assim, o conceito de moral diz respeito à orientação da conduta individual e dos costumes, enquanto a ética avalia os princípios em que a moral está fundamentada.

A ética é uma área de conhecimento da filosofia que estuda as regras morais e reflete sobre as mesmas.

Moral, Imoral e Amoral

Um comportamento é compreendido como moral quando segue adequadamente as regras vigentes no grupo a que pertence. No entanto, nem sempre o indivíduo concorda com a norma imposta pela sociedade em que vive e passa a agir de modo imoral, seguindo sua própria ética. Além disso, se o indivíduo não age baseado nesse código de conduta porque o desconhece, ele é amoral.

Assim, amoralidade se distingue de imoralidade. Na primeira, a pessoa não considera os valores morais porque ela os ignora, não os julga bons ou ruins. Enquanto na imoralidade, a pessoa não concorda com tais conjuntos de regras, ela os conhece, mas contesta e age movida por interesses particulares, de forma imoral.

Existem diversas situações de imoralidade que são baseadas numa reflexão ética sobre a questão.

Há sociedades cujos valores determinam a dominância masculina e submissão feminina. Nestes casos, por exemplo, são comuns atos ofensivos às mulheres. E, algumas pessoas serão imorais se não agirem em consonância com essas regras, mas apoiados no senso de justiça social, numa reflexão ética podem contestar uma moral vigente.

Veja também: Valores morais.

Filosofia Moral

A filosofia moral procura orientar as ações humanas, segundo a razão, para que atinjam as finalidades que desejam, sempre em função do bem.

Cada indivíduo é livre para escolher o bem ou o mal. Entretanto, essa liberdade é afetada por influências individuais, tais como temperamento, idade e vocações. Também recebem influências sociais, como a educação (familiar e institucional) e a sociedade (opinião pública, modas, ideologia dominante).

Segundo o epicurismo, o bem está baseado no uso racional dos prazeres, já para o estoicismo, consiste no exercício das virtudes. Em uma doutrina ou em outra, a moral orienta para garantir o bem e evitar o mal e com isso atingir uma vida boa e feliz.

Contudo, na teoria de Kant, há uma moral do dever que orienta para a universalidade das ações. Ou seja, as ações são boas se puderem ser aplicadas em qualquer contexto e situação.

Ética

A ética é mais que uma área de conhecimento, está relacionada com a aplicação dos conceitos produzidos à conduta humana, sendo, portanto, uma ciência aplicada.

Cada país possui seu próprio código de ética, bem como cada profissão tem o seu.

Assim, enquanto jornalistas defendem a liberdade de expressão como regra básica do seu trabalho, médicos e enfermeiras resguardam o segredo profissional como ético.

Algumas vezes, pode haver embates entre éticas “contrárias”. Enquanto os cientistas justificam o uso de animais de laboratório nas pesquisas científicas, ativistas dos direitos animais saem em defesa de uma ética que considere igualmente a importância de todos os seres vivos.

Leia ainda:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestre em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).