Definição de Moral

Pedro Menezes

A vida em sociedade requer certas regras que norteiam a conduta humana de modo a garantir uma boa convivência.

São os valores morais que determinam o certo e o errado de acordo com a cultura, a religião e os tabus daquele grupo.

Assim, a moral orienta a conduta individual e os costumes, enquanto a ética avalia situações práticas.

A ética é uma área de conhecimento da filosofia que estuda as regras morais e reflete sobre as mesmas.

Moral, Imoral e Amoral

Uma pessoa moral segue adequadamente as regras vigentes no grupo a que pertence. No entanto, nem sempre o indivíduo concorda com a norma imposta pela sociedade em que vive e passa a agir de modo imoral, seguindo sua própria ética. Para além disso, se o indivíduo não age baseado nesse código de conduta porque o desconhece, ele é amoral.

Amoralidade é portanto diferente de imoralidade. Na primeira, a pessoa não considera os valores morais porque ela os ignora, não os julga bons ou ruins. Enquanto que na imoralidade a pessoa não concorda com tais conjuntos de regras, ela conhece mas os contesta e age de forma imoral.

Existem diversas situações de imoralidade que são baseadas numa reflexão ética sobre a questão.

Há sociedades cujos valores determinam a dominância masculina e submissão feminina. Nestes casos, por exemplo, são comuns atos ofensivos a mulheres. E, algumas pessoas serão imorais se não agirem em consonância com essas regras, mas apoiados no senso de justiça social, numa reflexão ética podem contestar uma moral vigente.

Filosofia Moral

A filosofia moral procura orientar as ações humanas, segundo a razão, para que atinjam as finalidades que desejam, sempre em função do bem.

Cada indivíduo é livre para escolher o bem ou o mal. Entretanto, essa liberdade é afetada por influências individuais, tais como temperamento, idade e vocações. Também recebem influências sociais, como a educação (familiar e institucional) e a sociedade (opinião pública, modas, ideologia dominante).

Segundo o epicurismo, o bem está baseado no uso racional dos prazeres, já para o estoicismo, consiste no exercício das virtudes. Em uma doutrina ou em outra, a moral orienta para garantir o bem e evitar o mal e com isso atingir uma vida boa e feliz.

Contudo, na teoria de Kant, há uma moral do dever que orienta para a universalidade das ações. Ou seja, as ações são boas se puderem ser aplicadas em qualquer contexto e situação.

Ética

A ética é mais do que uma disciplina que gera conhecimento, pois está relacionada com a aplicação desse conhecimento à conduta humana, sendo portanto uma ciência aplicada.

Cada país possui seu próprio código de ética, bem como cada profissão tem o seu.

Assim, enquanto jornalistas defendem a liberdade de expressão como regra básica do seu trabalho, médicos e enfermeiras resguardam o segredo profissional como ético.

Algumas vezes pode haver embate entre éticas “contrárias”. Enquanto os cientistas justificam o uso de animais de laboratório nas pesquisas científicas, ativistas dos direitos animais saem em defesa de uma ética que considere igualmente a importância de todos os seres vivos.


Leia ainda:

Pedro Menezes
Pedro Menezes
Licenciado em Filosofia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Mestrando em Ciências da Educação pela Universidade do Porto (FPCEUP).