Deusa Vênus

Daniela Diana

A deusa Vênus é a deusa do amor e da beleza na mitologia romana. Para os romanos, ela representou o ideal de beleza feminina.

Foi uma das figuras mais veneradas na antiguidade e na mitologia grega, corresponde à deusa Afrodite.

Representação de Vênus

Estátua de Vênus
Escultura da Vênus de Cápua no Museu Arqueológico de Nápoles, Itália

A representação de Vênus é de uma mulher jovem, bonita e nua. Como ideal de beleza, seu corpo é escultural com medidas equilibradas e por isso, é também associada ao erotismo. Em algumas imagens, ela aparece num carro guiado por cisnes.

História

Há algumas controvérsias quanto ao mito de Vênus, pois numa das versões, ela seria filha de Júpiter, deus dos céus, e Dione, deusa das ninfas. Noutra versão da lenda, Vênus nasceu da espuma do mar e dentro de uma concha.

O Nascimento de Vênus de Sandro Botticelli
O Nascimento de Vênus (1484 e 1486) de Sandro Botticelli

Como era muito invejada por sua beleza, algumas deusas estavam insatisfeitas com as reações que ela causava nos homens.

Foi assim que Diana, deusa da caça, Minerva, deusa da razão, e Vesta, deusa do lar, pediram ao pai de Vênus, Júpiter, que lhe fosse concedido um casamento.

Certo de que o problema seria resolvido, Júpiter ordenou que ela se casasse com Vulcano, o deus romano do fogo. No entanto, ele era feio e sofria de uma deficiência que o deixou coxo (manco).

Mesmo que a escolha não tenha agradado a deusa, Vênus casou-se com ele, entretanto, manteve relações extraconjugais com outros deuses e mortais.

Uma das mais conhecidas é o relacionamento que ela teve com Marte, o deus da guerra. Com ele, teve alguns filhos, do qual merece destaque Cupido, o deus do amor.

Teve ainda relação com Anquises, o príncipe troiano, e dessa relação nasceu Eneias. Baco, o deus do vinho e Mercúrio, deus mensageiro, também foram seus amantes. Do primeiro nasceu Priapo e com o último teve Hermafrofito.

Símbolo de Vênus

símbolo de vênus
símbolo de Vênus

O símbolo de Vênus ♀, representado por um círculo e uma cruz, é um símbolo astrológico do planeta Vênus e está associado com a deusa romana do amor. Na biologia, esse mesmo símbolo significa o gênero feminino.

Leia também:

Daniela Diana
Daniela Diana
Licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) em 2008 e Bacharelada em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense (UFF) em 2014. Amante das letras, artes e culturas, desde 2012 trabalha com produção e gestão de conteúdos on-line.