Escultura Grega


As esculturas mais conhecidas são as gregas. Elas alcançaram uma perfeição nunca antes obtida, de modo que deixaram um legado e inspiram artistas até hoje. Elas se inspiraram nas esculturas egípcias e foram copiadas pelos romanos.

Características

As esculturas egípcias eram estáticas, não apresentavam movimentos e retratavam, especialmente, o faraó. Os gregos, por sua vez, conseguiram dar a essas representações estáticas o movimento, a beleza idealizada ou perfeita, bem como proporções equilibradas.

Aos poucos, os braços estendidos pelo corpo ganharam algum movimento ao mesmo tempo que os músculos sobressaíam das suas esculturas e outros detalhes se somavam, tal como os cabelos.

Conheça a História da Escultura.

Além das figuras humanas também foram feitas figuras de animais, especialmente cavalos.

Métodos e Materiais

O bronze era o material de predileção dos gregos e, posteriormente, o mármore, o qual era rompido mediante a utilização de brocas, ferramentas de ferro e calços de madeira. Os membros eram esculpidos e somente depois fixados ao corpo.

A pintura passa a ser utilizada na pele, nos cabelos e nas roupas, enquanto os olhos são feitos de ossos ou vidro.

Enquanto isso, lanças e capacetes era feitos de bronze, bem como, em algumas esculturas, um disco colocado para evitar que fossem alvo da sujeira dos pássaros.

As estátuas feitas de bronze eram revestidas de cera e polidas. Nos lábios, era utilizado cobre ou prata.

Para compreender melhor o assunto, veja: Evolução da Escultura Grega.

Escultores e Obras de Arte

Fídias é o mais famoso de todos os escultores gregos. É o criador de "Athena", de 438 a.C. e de "Zeus", de 456 a.C., respectivamente situadas no Panteon de Atenas e no Templo de Zeus, em Olímpia. A escultura de Zeus é considerada uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Escultura GregaZeus, uma das Sete Maravilhas do Mundo Antigo.

Praxiteles é um dos mais famosos escultores gregos. Destacou-se, principalmente, a partir da escultura de "Afrodite", em 340 a.C. - o primeiro nu feminino.

Escultura GregaCópia romana de Afrodite.

Crésilas é especialmente conhecido pelo busto de "Péricles", criado em 425 a.C.

Escultura Grega

Felizmente as obras-primas gregas foram copiadas pelos romanos, pois assim sobreviveram e puderam chegar ao nosso conhecimento, uma vez que os originais gregos se perderam.

Leia também:

Diferenças entre a Escultura Grega e Romana

A escultura grega deu origem à escultura romana, todavia, esta atribui as suas representações o realismo das formas, ao passo que a escultura grega era essencialmente idealista.

Assim, os romanos retratavam rostos envelhecidos enquanto os gregos, sobretudo, concediam juventude aos bustos gregos - mesmo dos que já não eram jovens - imperadores sem imperfeições (de forma lhes conceder um caráter divino), bem como penteados bem elaborados para as mulheres gregas.

Saiba mais em Escultura Romana.