Acelere seus estudos para o ENEM: conheça o Toda Matéria+

Exercícios de interpretação de poemas em inglês (com gabarito)

Nathallia Guimarães
Nathallia Guimarães
Professora de Inglês

Interpretar poemas em Inglês pode ser desafiador, mas, com cautela e atenção aos detalhes, essa tarefa pode ser feita de forma mais tranquila.

Seguem alguns exercícios para prática:

Questão 1

Com base no conteúdo e no tom do poema abaixo, qual é a principal mensagem transmitida pelo eu lírico?

Hug Oʼ War

I will not play at tug oʼ war.
Iʼd rather play at hug oʼ war,
Where everyone hugs
Instead of tugs,
Where everyone giggles
And rolls on the rug,
Where everyone kisses,
And everyone grins,
And everyone cuddles,
And everyone wins

(Shel Silverstein)

Shel Silverstein. "Hug Oʼ War." Family Friend Poems, https://www.familyfriendpoems.com/poem/hug-o-war-by-shel-silverstein

a) Competir faz parte da vida social.

b) Não existe uma sociedade sem violência.

c) O afeto é mais importante que a competição.

d) Cabos de guerra são brincadeiras divertidas.

e) Um pouco de competição é saudável em uma sociedade.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra C, pois o tema principal do poema trata da preferência pelo cabo de abraço (hug oʼ war) ao invés do cabo de guerra (tug oʼ war), demonstrando que o eu lírico prefere o afeto à competição.

Ainda com dúvidas? Pergunta ao Ajudante IA do Toda Matéria

Questão 2

No poema abaixo, o eu lírico aconselha crianças sobre a escuta ativa. Assinale a alternativa que não traz algo que as crianças devem escutar, segundo o poema:

Listen To The MUSTNʼTS

Listen to the MUSTNʼTS, child,
Listen to the DONʼTS
Listen to the SHOULDNʼTS
The IMPOSSIBLES, the WONTʼS
Listen to the NEVER HAVES
Then listen close to me-
Anything can happen, child,
ANYTHING can be

(Shel Silverstein)

Shel Silverstein. "Listen To The MUSTNʼTS." Family Friend Poems, https://www.familyfriendpoems.com/poem/listen-to-the-mustnts-by-shel-silverstein

a) O que é proibido.

b) O que não deve ser feito.

c) O que não deveria ser feito.

d) O que é impossível.

e) O que é recomendável.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra E, pois não há nada sobre ser recomendável, pelo contrário, fala-se sobre o não recomendável (por meio do shouldnʼts), além do proibido (mustnʼts), o que não deve ser feito (donʼts) e o que é impossível (impossibles).

Questão 3

O poema abaixo trata sobre não se importar com alguma situação romântica vivida com outra pessoa. Na primeira estrofe, o eu lírico faz uso de uma conjunção, thoʼ (abreviação de though) para introduzir a ideia de:

I Shall Not Care

When I am dead and over me bright April
Shakes out her rain-drenched hair,
Thoʼ you should lean above me broken-hearted,
I shall not care.

I shall have peace, as leafy trees are peaceful
When rain bends down the bough,
And I shall be more silent and cold-hearted
Than you are now.

(Sara Teasdale)

Sara Teasdale. "I Shall Not Care." Family Friend Poems, https://www.familyfriendpoems.com/poem/i-shall-not-care-by-sara-teasdale

a) adição

b) conclusão

c) consequência

d) concessão

e) sequência

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra D, pois though significa "ainda que". No trecho (2 últimos versos da primeira estrofe), temos a ideia de: Ainda que você se debruce sobre mim de coração partido, /Eu não me importarei.

Questão 4

No poema a seguir, eu lírico trata da perda de diferentes oportunidades, por meio da "door of dreams". Indique o elemento, de acordo com o poema, que trouxe uma mudança significativa para a vida do eu lírico.

The Door Of Dreams

I often passed the Door of Dreams
But never stepped inside,
Though sometimes, with surprise, I saw
The door was open wide.

I might have gone forever by,
As I had done before,
But one day, when I passed, I saw
You standing in the door.

(Jessie B. Rittenhouse)

Jessie B. Rittenhouse. "The Door Of Dreams." Family Friend Poems, https://www.familyfriendpoems.com/poem/the-door-of-dreams-by-jessie-belle-rittenhouse

a) O fato de a porta estar muito aberta.

b) O fato de ele nunca ter experimentado essa porta.

c) O fato de enxergar um futuro melhor através dessa porta.

d) O fato de encontrar alguém parado na porta.

e) O fato de ter tido diferentes surpresas.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra D, pois o eu lírico diz que ele somente parou para entrar na porta dos sonhos (door of dreams) quando viu alguém parado lá (But one day, when I passed, I saw / You standing in the door - Mas um dia, quando passei, vi / Você parado(a) na porta). Assim, ele mudou o seu modo de lidar com a porta, dando a entender que não mais deixará a porta passar.

Questão 5

Assinale a alternativa que traz a mensagem geral do poema abaixo:

Underface

Underneath my outside face
Thereʼs a face that none can see.
A little less smiley,
A little less sure,
But a whole lot more like me

(Shel Silverstein)

Shel Silverstein. "Underface." Family Friend Poems, https://www.familyfriendpoems.com/poem/underface-by-shel-silverstein

a) O eu lírico não demonstra ser uma pessoa sorridente.

b) O eu lírico não demonstra ser uma pessoa confiante.

c) O eu lírico não gosta que as pessoas o conheçam a fundo.

d) O eu lírico acredita que as pessoas não sabem quem ele é por trás de uma máscara.

e) O eu lírico acredita que as pessoas o julgam por ele ser verdadeiro.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra D, pois o eu lírico trata justamente de parecer ser uma pessoa mais feliz e mais confiante para o mundo exterior, demonstrando que ninguém de fato o conhece de verdade, de acordo com o trecho "Thereʼs a face that none can see" (Existe uma face que ninguém consegue ver).

Questão 6

Qual é a mensagem principal pretendida pelo eu lírico do poema abaixo, levando-se em consideração a frase "Iʼm still here"?

Still Here

I been scarred and battered.
My hopes the wind done scattered.
Snow has friz me,
Sun has baked me,

Looks like between ʼem they done
Tried to make me

Stop laughinʼ, stop lovinʼ, stop livinʼ--
But I donʼt care!
Iʼm still here!

(Langston Hughes)

Langston Hughes. "Still Here." Family Friend Poems, https://www.familyfriendpoems.com/poem/still-here-by-langston-hughes

a) Coragem

b) Afeto

c) Fé

d) Resiliência

e) Bondade

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra D, pois o eu lírico mostra muita dor e sofrimento, como em "I been scarred and battered" (Fui marcado e espancado) ou em "My hopes the wind done scattered" (Meus sonhos, o vento espalhou), mas ele ainda se mantém firme, com a sua afirmação "Iʼm still here" (Eu ainda estou aqui).

Questão 7

De acordo com o poema abaixo, o que o eu lírico fala sobre prioridades na vida?

A Time To Talk

When a friend calls to me from the road
And slows his horse to a meaning walk,
I donʼt stand still and look around
On all the hills I havenʼt hoed,
And shout from where I am, ʼWhat is it?ʼ
No, not as there is a time to talk.
I thrust my hoe in the mellow ground,
Blade-end up and five feet tall,
And plod: I go up to the stone wall
For a friendly visit.

(Robert Frost)

Robert Frost. "A Time To Talk." Family Friend Poems, https://www.familyfriendpoems.com/poem/a-time-to-talk-by-robert-frost

a) O trabalho deve estar acima de todas as coisas.

b) É importante fazer pausas durante o trabalho.

c) O tempo para os amigos deve ser prioritário em meio ao trabalho.

d) Hidratar-se, durante o trabalho ao ar livre é imprescindível.

e) Cuidar do cavalo que se usa para trabalhar deve ser primordial.

Gabarito explicado

A alternativa correta é a letra C, pois o eu lírico diz que sempre há tempo para conversar ("as there is a time to talk") com os amigos que façam visita e que ele deve desacelerar o cavalo para um passo com intenção ("And slows his horse to a meaning walk").

Para praticar mais:

Exercícios de interpretação de texto em inglês com gabarito (Enem)

Atividades de leitura e interpretação de textos em inglês (para iniciantes)

Exercícios de interpretação de charges e tirinhas em inglês (com gabarito)

Nathallia Guimarães
Nathallia Guimarães
Professora de Inglês com pós-graduação em Gestão Escolar, Coordenação Pedagógica e mestre em Linguística. Atua como professora desde 2007, já tendo experienciado os diferentes segmentos, da Educação Infantil ao Ensino Superior.