Exercícios sobre complemento verbal (com gabarito)
Teste seus conhecimentos com exercícios contextualizados e com gabarito comentado, que ajudam a identificar complementos verbais. Ideal para estudantes que desejam reforçar seus conhecimentos de análise sintática e professores que buscam recursos didáticos para suas aulas.
Questão 1
Em muitas cidades brasileiras, a relação com os rios foi interrompida pela urbanização. O que antes era visto como fonte de vida e conexão comunitária passou a ser canalizado, escondido ou até aterrado. No entanto, há um movimento recente de reconexão. O projeto “Mananciais Urbanos” busca reaproximar a população dos cursos d’água por meio de atividades educativas, culturais e ambientais.
Os idealizadores acreditam que só é possível preservar aquilo que se conhece e se valoriza. Ao proporcionar esse contato direto com os rios, o projeto deseja que as pessoas valorizem os rios e os reconheçam como parte do cotidiano urbano — não como simples obstáculos a serem contornados pelo progresso.
Em “deseja que as pessoas valorizem os rios e os reconheçam como parte do cotidiano urbano”, a oração substantiva “que as pessoas valorizem os rios” tem valor de
a) objeto direto.
b) objeto indireto.
c) predicativo do objeto.
d) objeto direto e indireto.
e) objeto direto pleonástico.
Alternativa certa: a) objeto direto.
A oração substantiva “que as pessoas valorizem os rios” é o complemento que a forma verbal deseja precisa.
O verbo desejar não precisa de complemento com preposição, por exemplo, Eu desejo paz e sossego não tem preposição.
Assim como o complemento de Eu desejo é paz e sossego (sem necessidade de preposição), “deseja que as pessoas valorizem os rios” também não precisa de preposição, por isso é um objeto direto. Tendo em conta a função exercida por essa oração, ela é classificada como oração subordinada substantiva objetiva direta.
Questão 2
A pandemia acelerou mudanças no mundo do trabalho, incluindo a difusão do regime de home office. Muitas empresas passaram a adotar esse modelo não apenas como solução emergencial, mas como estratégia de longo prazo.
No entanto, especialistas alertam que o trabalho remoto requer mais do que tecnologia: é necessário que os gestores ofereçam apoio emocional aos colaboradores, sobretudo em tempos de incerteza.
Além disso, destacam que a autonomia no trabalho não deve ser confundida com abandono: os profissionais continuam precisando de orientação clara e feedback constante.
Na oração "os gestores ofereçam apoio emocional aos colaboradores", os termos apoio emocional e aos colaboradores exercem, respectivamente, as funções de:
a) objeto direto e sujeito.
b) objeto indireto e objeto direto.
c) objeto indireto e complemento nominal.
d) objeto direto e objeto direto preposicionado.
e) objeto direto e objeto indireto.
Alternativa certa: d) objeto direto e predicativo do objeto.
O verbo oferecer é transitivo direto e indireto.
O que os gestores oferecem? Apoio emocional (objeto direto porque o complemento verbal não precisa de preposição obrigatória).
A quem os gestores oferecem apoio emocional? Aos colaboradores. (objeto indireto porque o complemento verbal precisa de preposição obrigatória).
Questão 3
Em tempos de polarização, cresce a necessidade de escuta ativa nos espaços de convivência. Mais do que convencer o outro, é preciso saber as suas opiniões. Que te importa a ti as opiniões dos outros? A escuta ativa pressupõe não apenas ouvir, mas acolher a perspectiva alheia, mesmo que ela divirja da sua.
Porém, muitos evitam o confronto por medo de se expor ou por receio do julgamento. Assim, deixam de expressar opiniões, calando dúvidas ou convicções em nome da harmonia aparente.
O desafio contemporâneo, portanto, não é apenas falar, mas ouvir de verdade — algo que exige empatia, abertura e disposição para reconhecer a legitimidade do outro.
Na pergunta "Que te importa a ti as opiniões dos outros?", os pronomes te e ti promovem reforço de uma ideia. A esse reforço dá-se o nome de
a) objeto direto preposicionado.
b) objeto direto pleonástico.
c) objeto direto e indireto.
d) objeto indireto pleonástico.
e) objeto direto e indireto pleonástico.
Alternativa certa: d) objeto indireto pleonástico.
O objeto indireto pleonástico pode ser usado para reforçar ou dar ênfase a uma ideia, como neste caso, afinal, não há necessidade de usarmos os dois pronomes. Estaria correto Que te importa as opiniões dos outros? ou Que importa a ti as opiniões dos outros?
Tal como o objeto indireto pleonástico também há o objeto direto pleonástico, por exemplo: A liberdade, muitos a celebram, mas poucos a respeitam.
Questão 4
Quando nos referimos à memória coletiva, não falamos apenas de lembranças individuais, mas de um tecido simbólico que sustenta a identidade de um povo. Monumentos, datas comemorativas, documentos e até nomes de ruas são formas de conservar essa memória.
No entanto, o que se preserva e o que se apaga da história muitas vezes resulta de disputas políticas. Grupos sociais distintos lutam para afirmar suas versões dos fatos e restituir ao povo a verdade.
Recentemente, movimentos sociais exigiram que estátuas de figuras ligadas à escravidão fossem removidas ou contextualizadas, como forma de reavaliar o passado à luz de valores contemporâneos.
No trecho "Grupos sociais distintos lutam para afirmar suas versões dos fatos e restituir ao povo a verdade", os termos ao povo e a verdade funcionam, respectivamente, como:
a) objeto direto e objeto indireto.
b) objeto indireto e objeto direto.
c) objeto direto e indireto.
d) objeto direto preposicionado e objeto direto.
e) objetos diretos pleonásticos.
Alternativa certa: b) objeto indireto e objeto direto.
O verbo restituir é transitivo, portanto, ele precisa de complementos para fornecer informações completas. Quem restitui, restitui algo (objeto direto, porque não precisa obrigatoriamente de preposição) a alguém (objeto indireto, porque precisa obrigatoriamente de preposição).
Neste caso, a ordem está diferente da que usamos habitualmente, ou seja, primeiro temos o objeto indireto (ao povo) e depois o objeto direto (a verdade).
Questão 5
Uma pesquisa recente conduzida por universidades brasileiras investigou os hábitos de leitura de jovens do Ensino Médio em escolas públicas. O estudo revelou que muitos estudantes mantêm pouco contato com obras literárias fora do ambiente escolar.
Os participantes da pesquisa apontaram diversos fatores para isso: falta de incentivo familiar, carência de bibliotecas atualizadas e, principalmente, a percepção de que a leitura obrigatória imposta pela escola não desperta interesse genuíno.
O relatório final recomenda que os educadores ofereçam mais autonomia na escolha das leituras, de modo a estimular o prazer pela literatura.
No trecho "a leitura obrigatória imposta pela escola não desperta interesse genuíno", a expressão interesse genuíno funciona como:
a) sujeito do verbo “despertar”, com sentido figurado.
b) objeto direto do verbo “despertar”.
c) objeto indireto, introduzido por preposição implícita.
d) complemento nominal do substantivo “leitura”.
e) objeto indireto de “imposta”.
Alternativa certa: b) objeto direto do verbo “despertar”.
O verbo despertar é transitivo direto. O que a leitura obrigatória não desperta? Interesse genuíno. Uma vez que o verbo transita para uma informação que não necessita obrigatoriamente de preposição, o seu complemento é um objeto direto.
Questão 6
A arte urbana, sobretudo o grafite, tem se consolidado como meio legítimo de expressão social. Em muros de periferias, centros históricos ou grandes avenidas, desenhos e palavras compõem mensagens que expressam insatisfação, crítica ou identidade.
No entanto, ainda há quem confunda o grafite com o vandalismo, ignorando o contexto e a intenção do artista. A distinção entre essas manifestações envolve não apenas estética, mas também legalidade e recepção pública.
Muitos moradores costumam fazer-lhes insultos e os grafiteiros relatam que enfrentam resistência também das autoridades, embora busquem diálogo e autorização. É nesse espaço de tensão que se desenha a disputa simbólica pela cidade.
No trecho "Muitos moradores costumam fazer-lhes insultos", que função sintática desempenha o pronome oblíquo lhes?
a) Desempenha a função de agente da passiva.
b) Desempenha a função do complemento verbal objeto direto, como todos os pronomes oblíquos.
c) Não desempenha nenhuma função sintática, servindo apenas para garantir harmonia sonora à oração.
d) Desempenha a função do complemento verbal objeto indireto.
e) Desempenha a função do complemento verbal objeto direto preposicionado.
Alternativa certa: d) Desempenha a função do complemento verbal objeto indireto.
Os pronomes pessoais do caso oblíquo desempenham função objetiva, sendo que apenas os pronomes lhe e lhes funcionam como objeto indireto, ou seja, os restantes funcionam como objeto direto.
Em "Muitos moradores costumam fazer-lhes insultos" podemos substituir o pronome e verificar a necessidade de preposição, mostrando como o complemento verbal é objeto indireto: Muitos moradores costumam fazer insultos aos grafiteiros.
Questão 7
O programa “Lixo Zero” tem sido implementado em várias cidades brasileiras com o objetivo de reduzir o volume de resíduos destinados a aterros sanitários. A iniciativa propõe a separação correta do lixo, o reaproveitamento de materiais recicláveis e a compostagem de resíduos orgânicos.
Para funcionar, o programa exige a colaboração da população, que deve adotar práticas sustentáveis e incorporar novos hábitos ao cotidiano.
O sucesso da iniciativa depende diretamente do engajamento dos cidadãos e do apoio das instituições públicas.
Na frase "adotar práticas sustentáveis e incorporar novos hábitos ao cotidiano", os termos práticas sustentáveis e novos hábitos são:
a) objetos diretos.
b) objeto indireto e complemento nominal.
c) objeto direto e predicativo do objeto.
d) objeto direto e objeto indireto.
e) objetos indiretos.
Alternativa certa: a) objetos diretos.
O termo práticas sustentáveis é o complemento do verbo adotar, que como não é regido por preposição obrigatória, é objeto direto.
O termo novos hábitos, por sua vez, é o complemento do verbo incorporar, que como não é regido por preposição obrigatória, também é objeto direto.
Veja também: Complemento verbal
Para mais exercícios:
- Exercícios de transitividade verbal
- Exercícios de objeto direto e indireto
- Exercícios de Objeto direto e indireto 7º ano (com gabarito)
FERNANDES, Márcia. Exercícios sobre complemento verbal (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-complemento-verbal-com-gabarito/. Acesso em: