Exercícios sobre conjunções subordinativas (com gabarito)
Teste seu conhecimentos com exercícios práticos que ajudam a identificar as conjunções subordinativas e a entender as circunstâncias que cada uma expressa dentro da oração.
Confira as respostas e tire as suas dúvidas no gabarito explicado.
Questão 1
Identifique a circunstância da conjunção subordinativa destacada na frase:
"Fizemos silêncio porque o professor começou a explicar a matéria nova."
a) Temporal
b) Causal
c) Final
d) Concessiva
Alternativa certa: b) Causal.
As conjunções subordinativas ligam duas orações que exprimem diferentes circunstâncias. Neste caso, a conjunção porque indica a causa de terem feito silêncio (o professor começou a explicar a matéria nova).
Questão 2
Selecione a alternativa em que a conjunção subordinativa é condicional.
a) Embora estivesse cansado, terminou o trabalho.
b) Caso chova, a partida será cancelada.
c) Assim que ele chegou, começou a reunião.
d) Como não estudou, foi mal na prova.
Alternativa certa: b) Caso chova, a partida será cancelada.
As conjunções subordinativas condicionais iniciam orações que transmitem a ideia de hipótese, ou seja, de uma condição para a realização de algo (a partida será cancelada na hipótese de não chover).
São conjunções condicionais: se, caso, quando, conquanto que, salvo se, sem que, dado que, desde que, a menos que, a não ser que.
Quanto às alternativas restantes:
a) Embora estivesse cansado, terminou o trabalho. (conjunção concessiva)
c) Assim que ele chegou, começou a reunião. (conjunção temporal)
d) Como não estudou, foi mal na prova. (conjunção causal - neste caso, como tem o sentido de porque)
Questão 3
Em qual das frases a conjunção subordinativa é concessiva?
a) Se você quiser, podemos sair mais cedo.
b) Estudo bastante para que tire boas notas.
c) Ainda que estivesse doente, foi à escola.
d) Quando terminou a aula, saiu correndo.
Alternativa certa: c) Ainda que estivesse doente, foi à escola.
As conjunções subordinativas concessivas iniciam orações que transmitem a ideia de que se admite uma coisa em oposição à outra. (foi à escola, embora estivesse doente).
São conjunções concessivas: embora, conquanto, ainda que, mesmo que, posto que, bem que, se bem que , apesar de que, nem que, que.
Quanto às alternativas restantes:
a) Se você quiser, podemos sair mais cedo. (conjunção condicional)
b) Estudo bastante para que tire boas notas. (conjunção final)
d) Quando terminou a aula, saiu correndo. (conjunção temporal)
Questão 4
Identifique a alternativa em que a conjunção subordinativa exprime finalidade.
a) Ela correu tanto que ficou exausta.
b) Estudamos bastante para passarmos de ano.
c) Enquanto dormíamos, o vento aumentou.
d) Porque choveu, a aula foi suspensa.
Alternativa certa: b) Estudamos bastante para passarmos de ano.
As conjunções subordinativas que exprimem finalidade, ou propósito, são chamadas de finais. Neste caso, a finalidade de estudar é passar de ano.
São conjunções finais: para que, a fim de que, que (no sentido de para que).
Quanto às alternativas restantes:
a) Ela correu tanto que ficou exausta. (conjunção consecutiva)
c) Enquanto dormíamos, o vento aumentou. (conjunção temporal)
d) Porque choveu, a aula foi suspensa. (conjunção causal)
Questão 5
Marque a alternativa em que a conjunção foi classificada incorretamente.
a) Estudou muito para que fosse aprovado. (final)
b) Embora triste, sorriu. (concessiva)
c) Quando chegou, a aula já havia começado. (temporal)
d) Se não chover, sairemos para comemorar. (consecutiva)
Alternativa certa: d) Se não chover, sairemos para comemorar. (não é conjunção consecutiva, mas sim, condicional)
As conjunções subordinativas consecutivas iniciam orações que exprimem consequência, enquanto as conjunções subordinativas condicionais exprimem condição. Neste caso, a condição para sair para comemorar é não chover.
Questão 6
A oração que contém uma conjunção comparativa é:
a) Estava tão cansado que dormiu no sofá.
b) Estuda como se fosse fazer prova todo dia.
c) Quando o sol nasceu, os pássaros cantaram.
d) Para que não se atrasasse, saiu cedo.
Alternativa certa: b) Estuda como se fosse fazer prova todo dia.
As conjunções subordinativas comparativas iniciam orações com uma comparação (estuda muito como alguém que estude para fazer provas todos os dias).
São conjunções comparativas: que, do que (usado depois de mais, menos, maior, menor, melhor, pior), qual (usado depois de tal), como, assim como, bem como.
Quanto às alternativas restantes:
a) Estava tão cansado que dormiu no sofá. (conjunção consecutiva)
c) Quando o sol nasceu, os pássaros cantaram. (conjunção temporal)
d) Para que não se atrasasse, saiu cedo. (conjunção final)
Questão 7
Indique a alternativa em que a conjunção subordinativa exprime consequência.
a) Falou tão baixo que ninguém ouviu.
b) Ele não apareceu porque ninguém avisou.
c) Se ele convidar, eu vou.
d) Embora cansado, continuou correndo.
Alternativa certa: a) Falou tão baixo que ninguém ouviu.
As conjunções subordinativas que exprimem consequência são chamadas de consecutivas. Neste caso, a consequência de falar tão baixo é ninguém ouvir.
São conjunções consecutivas: que (precedido de tão, tal, tanto), de modo que, de maneira que.
Quanto às alternativas restantes:
b) Ele não apareceu porque ninguém avisou. (conjunção causal)
c) Se ele convidar, eu vou. (conjunção condicional)
d) Embora cansado, continuou correndo. (conjunção concessiva)
Para mais exercícios: Exercícios de conjunções (com gabarito)
Veja também: Conjunções subordinativas
FERNANDES, Márcia. Exercícios sobre conjunções subordinativas (com gabarito). Toda Matéria, [s.d.]. Disponível em: https://www.todamateria.com.br/exercicios-sobre-conjuncoes-subordinativas-com-gabarito/. Acesso em: