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Exercícios sobre torque (com gabarito resolvido)

Ana Lucia Souto
Ana Lucia Souto
Professora de Física e Ciências

Os exercícios sobre torque a seguir permitem que estudantes de Física pratiquem o conceito de torque em situações reais, como manutenção de portões, bicicletas, gangorras e ferramentas, relacionando força, distância e ângulo de aplicação. Cada questão traz gabarito detalhado, com explicações passo a passo, tornando o conteúdo acessível e útil tanto para revisão quanto para preparação para ENEM e vestibulares.

Questão 1

Durante a manutenção de um portão pesado, um técnico precisa soltar um grande parafuso que prende a dobradiça.

Ele utiliza uma chave de aço de 0,4 m de comprimento e aplica uma força perpendicular à chave para gerar rotação.

Após o conserto, o técnico explica a um aprendiz por que é mais fácil soltar o parafuso usando uma chave mais longa e aplicando a força perpendicularmente.

Com base nessa situação, analise cada uma das afirmativas a seguir:

I – O torque depende da intensidade da força aplicada e da distância do ponto de aplicação até o eixo de rotação.

II – Se o técnico usasse uma chave mais curta, o torque seria menor, e seria mais difícil girar o parafuso.

III – Aplicar a força perpendicularmente à alavanca faz com que todo o valor da força contribua para gerar a rotação.

IV – O torque é usado apenas na mecânica de veículos, não tendo relação com o corpo humano ou com ferramentas simples.

Assinale a alternativa correta:

a) Somente I está correta.

b) Somente I, II e III estão corretas.

c) Somente II e IV estão corretas.

d) Somente III e IV estão corretas.

Gabarito explicado

Resposta correta: alternativa b) Somente I, II e III estão corretas.

Vamos analisar cada afirmativa separadamente, nos baseando na fórmula do torque:

τ = F . r . senθ

✔️ Afirmativa I: Verdadeira — define corretamente o torque como o produto da força pela distância ao eixo de rotação.

✔️ Afirmativa II: Verdadeira — ao diminuir o comprimento da alavanca (no caso, r), reduz-se o torque e aumenta-se a dificuldade de girar o parafuso.

✔️ Afirmativa III: Verdadeira — a força perpendicular (ângulo de 90°) produz o torque máximo, pois sen90o = 1.

❌ Afirmativa IV: Falsa — o torque está presente em inúmeras aplicações: abrir portas, usar chaves, ferramentas, produzir movimento muscular no corpo, girar volantes etc.

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Questão 2

Durante a manutenção de uma bicicleta, João tenta soltar um parafuso usando uma chave inglesa.

Ele aplica uma força de 50 N na extremidade da chave, que tem 20 cm de comprimento.

Para facilitar, João sabe que quanto maior o torque, mais fácil será girar o parafuso.

Considerando que a força é aplicada perpendicularmente à chave, qual é o torque exercido por João em relação ao parafuso?

a) 5,0 N/m

b) 7,5 N/m

c) 8,0 N/m

d) 10,0 N/m

Gabarito explicado

Resposta correta: alternativa d) 10,0 N/m

O torque (τ) é dado por:

τ = F . d

Convertendo o comprimento da chave para metros:

d = 20 cm = 0,20 m

Substituindo na fórmula do torque, chegamos a:

τ = 50 . 0,20 = 10,0 N/m

Questão 3

Em um parque de diversões, uma gangorra possui 6,0 metros de comprimento total e está apoiada exatamente em seu centro.

Uma criança de massa 30 kg senta-se a 2,0 m do ponto de apoio do lado esquerdo.

Para equilibrar a gangorra, seu irmão mais velho, de massa 40 kg, precisa sentar-se do lado direito.

A que distância do ponto de apoio ele deve se posicionar para que a gangorra fique em equilíbrio horizontal?

Considere g = 10 m/s2

a) 1,0 m

b) 1,5 m

c) 2,0 m

d) 2,5 m

Gabarito explicado

Resposta correta: alternativa b) 1,5 m.

Para o equilíbrio da gangorra, a soma dos torques em relação ao ponto de apoio deve ser zero, ou:

τtotal = 0

Isso implica que os torques do lado direito e do lado esquerdo da gangorra sejam iguais:

τesquerda = τdireita

O torque é calculado por:

τ = F . d

No caso da gangorra a força aplicada é o peso das crianças, então:

τ = P . d = m . g . d

Para a criança do lado esquerdo da gangorra, temos:

τesq = 30 . 10 . 2,0 = 600 N/m

Para o irmão que está do lado direito da gangorra, temos:

τdir = 40 . 10 . ddir = 400 . ddir

Igualando os torques, ficamos com:

600 = 400 . ddir

ddir = 600 / 400 =1,5 m

Questão 4

Durante uma troca de pneu, um motorista tenta soltar um parafuso utilizando uma chave de roda de 30 cm de comprimento.

Ele aplica uma força de 200 N perpendicular à chave, mas o parafuso está muito apertado e não se solta.

Para facilitar o trabalho, ele acopla um tubo de ferro à chave, aumentando o comprimento total para 60 cm.

A força aplicada continua sendo de 200 N e ainda é perpendicular à haste da chave.

Qual é o novo torque aplicado no parafuso depois de acoplar o tubo?

a) 30 N/m

b) 60 N/m

c) 90 N/m

d) 120 N/m

Gabarito explicado

Resposta correta: alternativa d) 120 N/m.

O torque (τ) é dado por:

τ = F . d

Antes de acoplar o tubo, temos:

d1 = 0,30 m

F1= 200 N

O torque nessa situação é:

τ1 = 200 . 0,30 = 60 N/m

Depois de acoplar o tubo, ficamos com:

d2 = 0,60 m

F2 = 200 N

Substituindo na fórmula:

τ2 = 200 . 0,60 = 120 N/m

Questão 5

Um mecânico tenta soltar um parafuso usando uma chave de 0,25 m de comprimento.

Ele aplica uma força de 100 N formando um ângulo de 30° com a direção da chave, por conta do difícil acesso ao parafuso.

Sabendo que o torque (τ) é dado por:

τ = F . r . sen⁡θ

onde θ é o ângulo entre a direção da força aplicada e a alavanca, determine o torque efetivo aplicado pelo mecânico.

a) 12,5 N/m

b) 15,0 N/m

c) 20,0 N/m

d) 22,5 N/m

Gabarito explicado

Resposta correta: alternativa a) 12,5 N/m.

O enunciado trouxe que:

τ = F . r . senθ

E deu os seguintes valores:

F = 100 N

r = 0,25 m

sen⁡30° = 0,5

Assim:

τ = 100 . 0,25 . 0,5

τ = 12,5 N/m

Questão 6

Em um laboratório de física, uma porta de 1,0 m de largura (medida a partir das dobradiças) está em repouso.

Um estudante aplica uma força de 50 N, formando um ângulo de 60° com a porta, a 0,8 m das dobradiças.

Ao mesmo tempo, outro estudante aplica uma força de 40 N, perpendicular à porta, a 1,0 m das dobradiças, mas no lado oposto, tentando manter a porta parada.

Sabendo que o sentido horário é positivo, o que se pode afirmar sobre a tendência de rotação da porta e o valor do torque resultante?

a) O torque resultante é zero, e a porta permanece em equilíbrio.

b) O torque resultante é de +10 N/m, sentido horário.

c) O torque resultante é de –5 N/m, sentido anti-horário.

d) O torque resultante é de +5 N/m, sentido horário.

Gabarito explicado

Resposta correta: alternativa c) O torque resultante é de –5 N/m, sentido anti-horário.

O torque de uma força é dado por:

τ = F . d . sen⁡θ

onde θ é o ângulo formado entre a força e o braço de alavanca.

Vamos adotar o sentido horário como positivo.

Para o primeiro estudante, temos que a força F1 aplicada teve intensidade de 50 N, a uma distância de 0,8 m e ângulo de 60°. Assim:

τ1 = 50 . 0,8 . sen⁡60°

τ1 = 50 . 0,8 . 0,87 ≈ 34,8 N/m

Sentido horário e o torque é positivo.

A força aplicada pelo segundo estudante ou F2 teve intensidade de 40 N, foi perpendicular e a distância de 1,0 m da dobradiça. Assim:

τ2 = 40 . 1,0 . sen90° = 40,0 N/m

Sentido anti-horário, assim temos o torque τ2 = – 40,0 N/m.

O torque resultante é dado pela soma dos dois torques, considerando os sinais:

τR = +34,8 − 40,0 = − 5,2 N/m

O torque resultante é anti-horário (negativo) e tem intensidade de aproximadamente 5 N/m.

Questão 7

Três amigos tentam abrir uma torneira muito apertada usando chaves inglesas de comprimentos e ângulos diferentes.

Todos aplicam a mesma força de 80 N, mas de formas distintas:

  • Amigo A: aplica a força perpendicularmente à chave de 20 cm.
  • Amigo B: aplica a mesma força a 60° da direção da chave de 20 cm.
  • Amigo C: aplica a força perpendicularmente à chave de 15 cm.

Com base nessas informações, em qual situação o torque aplicado é maior?

a) Todos aplicam o mesmo torque

b) Amigo A

c) Amigo B

d) Amigo C

Gabarito explicado

Resposta correta: alternativa b) Amigo A.

O torque é definido por:

τ = F . r . senθ

Vamos calculá-lo para cada um dos amigos. Lembre que todos aplicam a mesma força de 80N e variam a distância e/ou o ângulo de aplicação. Assim:

Amigo A:

sen⁡90° = 1

τA = 80 . 0,20 . 1 = 16 N/m

Amigo B:

sen⁡60° ≈ 0,87

τB = 80 . 0,20 . 0,87 ≈ 13,9 N/m

Amigo C:

sen90° = 1

τC = 80 . 0,15 = 12 N/m

Comparando os torques, temos que:

τA > τB > τC

Continue praticando com exercícios sobre estática dos sólidos (com gabarito resolvido).

Ana Lucia Souto
Ana Lucia Souto
Professora de Ciências e de Física da Educação Básica e do Ensino Superior, tendo iniciado a docência em 1990. Bacharel em Física, Mestre e Doutora em Biofísica e PhD em Biologia Estrutura - Universidade de São Paulo, USP.