Fauna e Flora

A fauna é o grupo de animais de determinada região. Já a flora é a representação das espécies vegetais.

Quando se fala em fauna e flora brasileira, estão sendo referidos a totalidade de animais e plantas que tem seu habitat em um dos biomas existentes no Brasil.

No Brasil, existem seis grandes biomas: cerrado, caatinga, mata atlântica, pampas, pantanal e a amazônia. Ou seja, cada comunidade apresenta características específicas e sua própria biodiversidade. Os animais (fauna) e as plantas (flora) variam de acordo com o meio em que se encontram.

O que é fauna?

A fauna representa a comunidade de espécies animais que habitam um ambiente específico ou alargado. Desse modo, o termo pode ser empregado em relação a um bioma específico, por exemplo, fauna do cerrado ou, em geral, como fauna brasileira ou mundial.

Também pode possuir um sentido ainda mais amplo, relativo a um período: por exemplo, "fauna do período jurássico".

Em outras palavras, a representação do coletivo de animais de determinado local ou período é chamada fauna.

A fauna brasileira, por exemplo, é a de maior diversidade do mundo. Em geral, é composta de animais de pequeno porte, muitos ainda não catalogados pelos biólogos.

Tamanduá-bandeira
O tamanduá-bandeira é um dos animais típicos da fauna do cerrado

Há uma vasta coleção de animais vertebrados (mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes) e invertebrados (insetos, moluscos, anelídeos, etc.) que compõem a fauna do Brasil.

Veja também: Fauna do Brasil.

O que é flora?

A flora, ao contrário da fauna, é o termo utilizado para referir a todas as espécies de vegetação em um ecossistema ou período.

O Brasil também possui a maior diversidade da flora de todo o planeta. Estão catalogadas mais de 46 mil espécies de plantas, quase três mil em risco de extinção.

A flora brasileira também possui suas variações de acordo com a região e o bioma em que se encontram. Os maiores exemplos de diversidade da flora no país encontram-se na Amazônia e na Mata Atlântica.

O Brasil recebeu esse nome em referência a um elemento de sua flora, o pau-brasil. A árvore de tronco avermelhado (cor de brasa), era muito comum no litoral do país e serviu de inspiração para o nome dado pelos portugueses.

Ipê amarelo
O ipê-amarelo é um outro símbolo da flora brasileira, encontrado por todo o país

Veja também: Flora do Brasil.

Fauna e flora brasileiras

No Brasil, a fauna e a flora estão divididas entre os seis biomas predominantes no país. Algumas espécies de plantas e animais estão presentes em mais de um bioma, outras, por sua vez, são específicas de um ecossistema.

Veja as principais características da fauna e da flora nos biomas brasileiros:

Fauna e flora do Cerrado

  • Fauna do Cerrado - Mais de 300 mil espécies de animais, dos quais se destacam, além do tamanduá-bandeira, o lobo-guará, a águia-cinzenta e a jaguatirica, ambos ameaçados de extinção.
  • Flora do Cerrado - Vegetação rasteira e árvores esparsas de médio e pequeno porte, com folhas grossas e raízes profundas. Cerca de 4 mil espécies de plantas existentes no cerrado são endêmicas, ou seja, só se desenvolvem nesse local.

As queimadas e o tráfico de animais são obstáculos para a preservação do bioma.

Veja também: Cerrado.

Fauna e flora da Caatinga

  • Fauna da Caatinga - diversas espécies de mamíferos, lagartos, peixes e aves (como a famosa asa-branca cantada por Luís Gonzaga).
  • Flora da Caatinga - Vegetação resistente ao solo do semiárido brasileiro. Algumas espécies possuem sua própria reserva de água para os períodos de seca. Diversas espécies de cactáceas, arbustos e vegetação rasteira.

Veja também:Caatinga.

Fauna e flora do Pantanal

  • Fauna do Pantanal - Répteis, aves, mamíferos e peixes. Isso faz do pantanal uma das faunas mais ricas do planeta.
  • Flora do Pantanal - Vegetação, em geral, vinda de outros biomas adaptadas às poucas áreas secas ou áreas alagáveis e uma grande diversidade de espécies de plantas aquáticas.

Veja também: Pantanal.

Fauna e flora dos Pampas

  • Fauna dos Pampas - Animais de planícies como algumas aves, veados, tatus, etc.
  • Flora dos Pampas - Poucas árvores esparsas e diversas espécies de gramíneas.

Os pampas correm risco de desaparecimento por conta do avanço da produção agropecuária, sobretudo, da criação de gado.

Veja também: Pampa.

Fauna e flora da Mata Atlântica

  • Fauna da Mata Atlântica - Diversas espécies de pequenos primatas, felinos
  • Flora da Mata Atlântica - Floresta tropical que abriga a maior diversidade de espécies por unidade de área.

A Mata Atlântica preserva uma série de animais e plantas em risco de extinção, que sofre com queimadas, tráfico de animais e processos de urbanização.

Veja também: Mata Atlântica.

Fauna e flora da Amazônia

A Amazônia é o maior bioma brasileiro, também é o que possui a maior biodiversidade.

  • Fauna da Amazônia - Maior coleção de animais do planeta, muitas ainda não catalogadas por pesquisadores.
  • Flora da Amazônia - Floresta tropical úmida, nela encontra-se um terço de todas as espécies de plantas existentes na América do Sul.

A flora amazônica é objeto de estudo de diversas organizações e possui um grande potencial pela presença de inúmeras espécies de plantas medicinais.

É a maior floresta tropical do mundo. Sua proteção e o combate às queimadas, ao desmatamento e à extração ilegal de madeira são focos de discussão entre governos e entidades de preservação.

Interessou? Veja também:

Atualizado em