Fauna do Brasil


A fauna do Brasil é provavelmente a que possui a maior diversidade em espécies de animais vertebrados, anfíbios e primatas do globo terrestre.

Existem três vezes mais espécies de peixes de água doce no Brasil do que em qualquer lugar no mundo. As aves também são muito variadas, colocando o Brasil como o país com a maior variedade de espécies na América do Sul e o terceiro do mundo em espécies de mamíferos.

De igual modo, a Floresta Atlântica está entre as cinco regiões do planeta com mais espécies nativas, das quais 17% são aves e 10% são anfíbios e mamíferos encontrados somente na fauna brasileira. Vale citar que os animais da fauna brasileira são, via de regra, de pequeno porte.

A importância científica da fauna brasileira é indescritível, pois contém a maior biodiversidade do mundo (cerca de 100 mil espécies de invertebrados, 8200 espécies vertebrados (713 mamíferos, 1826 aves, 721 répteis, 875 anfíbios, 2800 peixes continentais e 1300 peixes marinhos) das quais 627 já estão na lista negra das espécies ameaçadas de extinção (394 espécies terrestres e 233 espécies aquáticas).

Outros números apontam que, no Brasil, existem mais espécies, chegando a 11 mil entre mamíferos, aves, répteis, anfíbios e peixes e mais de 30 milhões de espécies de insetos.

Porém, a poluição do meio ambiente, somada ao desmatamento desenfreado das florestas, ao comércio ilegal de animais e a caça predatória, tem levado as autoridades nacionais e internacionais a um estado de preocupação.

Recentemente (2008), o Ministério do Meio Ambiente, apoiado no trabalho de centenas de especialistas, lançou o “Livro Vermelho da Fauna Brasileira Animais Ameaçados de Extinção”, no qual aponta, dentre outras, que o tráfico de animais no Brasil retira mais de 12 milhões de animais do território nacional anualmente.

Os Biomas e a Fauna Brasileira

Fauna do BrasilBoto-cor-de-rosa

Dentre os biomas brasileiros, destacam-se em termos de biodiversidade a Amazônia, a Mata Atlântica e o Cerrado. Não obstante, na selva amazônica, a fauna de peixes e mamíferos aquáticos é muito importante, contando com espécies como o boto-cor-de-rosa, o pirarucu e o peixe-boi, bem como alguns répteis (jacarés e tartarugas), anfíbios e serpentes (sucuri).

Nas áreas de florestas podemos encontrar animais como antas e macacos, a onça pintada e várias espécies de araras e papagaios.

Na Mata Atlântica, nos deparamos com mais de 1020 espécies apenas entre as aves, das quais 188 existem somente ali (espécies endêmicas).

Os mamíferos também existem em grande número, somando cerca de 250 espécies, das quais 55 são endêmicas. Possui ainda em torno de 65% das espécies brasileiras de anfíbios e 350 espécies de peixes (133 são endêmicas).

Fora das áreas de floresta densa, como nas caatingas, cerrados e campos, podemos encontrar animais como os emblemáticos lobo-guará e o tamanduá, ou o tatu, o veado e a raposa.

Os répteis também existem em grande número nesses biomas, especialmente as cobras (cascavel, surucucu e jararaca), lembrando que eles estão bem distribuídos geograficamente, ocorrendo em todo território nacional.

O cerrado também é domínio dos vertebrados de maior porte no Brasil, os quais se sustentam dos invertebrados da Classe Insecta que predominam na região, como os cupins, alimento bem apreciado por tamanduás e tatus.

Para saber mais: Biomas Brasileiros

Alguns Animais da Fauna Brasileira

Os animais mais emblemáticos da fauna brasileira certamente são a arara-azul-de-lear, a onça-pintada, o peixe-boi, o boto-rosa e o tamanduá-bandeira; contudo, outros também são muito conhecidos.

Entre os mamíferos, a anta, a capivara, os saguis e micos, a jaguatirica e a preguiça-real são destaques.

Dos répteis, o cágado, o camaleão, os calangos, a jiboia e o jabuti são exemplos bem conhecidos. As aves são muitas, mas o tucano, as araras, os papagaios e maitacas, os canários e beija-flores são conhecidos internacionalmente.

Dentre os aracnídeos, os mais conhecidos são as temidas aranhas armadeira e marrom, os carrapatos e os escorpiões (amarelo e do nordeste).

Por fim, os peixes também são orgulho nacional, dos quais se destacam o tucunaré, o pintado e o dourado (água doce); bem como tubarões (baleia, martelo, tigre, etc.), atum, agulhas e albacoras.