Geotropismo

Lana Magalhães

O geotropismo ou gravitropismo refere-se ao crescimento das plantas orientado pela gravidade.

O geotropismo é uma das formas de tropismo. Damos o nome de tropismo aos movimentos de crescimento das plantas em resposta a um estímulo externo.

As partes da planta respondem de modo diferenciado ao estímulo da gravidade.

As raízes apresentam geotropismo positivo, crescem em direção ao solo, no sentido orientado pela gravidade. Os caules apresentam geotropismo negativo, crescem no sentido contrário ao da gravidade.

Exemplo de Geotropismo

Geotropismo. Apesar da posição horizontal, o caule cresceu no sentido contrário ao da gravidade.

Essa diferença no padrão de crescimento, em resposta ao estímulo da gravidade, deve-se a ação de um hormônio vegetal, a auxina. A auxina é responsável pelo alongamento celular, permitindo o crescimento das partes da planta.

A maior concentração de auxinas na parte inferior do caule, estimula o crescimento dessa região, fazendo-a curvar e crescer em direção oposta ao estímulo da gravidade. Assim, o caule tende a crescer para cima.

Saiba mais sobre os Hormônios Vegetais.

Tropismos

Os tipos de tropismos são determinados pela natureza do estímulo. Os principais são o fototropismo e o geotropismo.

O fototropismo é o crescimento das plantas orientado em direção ao estímulo luminoso. Assim como no geotropismo, ele também ser positivo ou negativo.

Quando o crescimento ocorre em direção ao estímulo de luz é chamado de fototropismo positivo. Quando ocorre em sentido contrário, é chamado de fototropismo negativo.

O tigmotropismo é o crescimento da planta baseado no estímulo ao entrar em contato com um objeto. Um exemplo são as gavinhas, que se enrolam sobre suportes físicos.

Lana Magalhães
Lana Magalhães
Licenciada em Ciências Biológicas (2010) e Mestre em Biotecnologia e Recursos Naturais pela Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2015). Doutoranda em Biodiversidade e Biotecnologia pela UEA.